Pessoal.. acabei abrindo esse tópico para poder selecionar melhor as informações:

Explicando o que aconteceu: tive problemas no mangote, andei com o radiador seco e lasquei o cabeçote.

Troquei a junta do cabeçote e fiz a retífica.

Mas já saí da oficina com o motor batendo (pouco) mas dá para sentir esse ruido quando se estica na estrada.

Como não percebi diferenças ao dirigir, sem perda de potência, não tá saindo fumaça... o mecânico disse que posso avaliar melhor para fazer o motor... conseguir as peças com calma... pelo menos o orçamento.

Mas queria que alguém me explicasse (para um leigo) o que acontece nessa retífica de motor:

Por exemplo:
O mecânico disse que meu motor já foi feito uma vez, e que os pistões estão marcados com 0,50. E que preciso comprar pistões para medidas 0,100.

Quando se faz a retífica é na camisa do pistão, depois coloca-se pistão novo para a medida certa, é isso?

Qual meu risco andar e fazer trilha com o carro assim?

Quando eu começar a pesquisar preços de peças... quais peças são as mais comuns de serem trocadas para fazer o motor?

Abraços
Luiz