x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10

Cambio Automático , o que é certo ????

Amigos , como sabem estou no meu 1º carro com cambio automático a apenas 6 meses e gostaria de saber o que é correto na maneira de usar .

1- Meu irmão tem os carros dele automáticos e fala que se usar o NEUTRO nos sinais economiza combustível , isto esta correto , mas :

2- Ouvi falar que se ficar mudando a posição da alavanca do CA ( Cambio Automático ) muitas vezes acaba estragando o cambio , esta certo ou errado esta afirmação ???

Sei que se usar com frequencia o modo NEUTRO vc alem de economizar combustível , economiza tb o sitema de freio ( cilindro mestre , cilindros auxiliares e pinças ) pois vc fica menos tempo com o pé no pedal de freio , mas se isto acarreta um desgaste maior no cambio ??? Não compensaria usar o NEUTRO muitas vezes pois o conserto de um cambio seria muito mais caro do que consertar o sitema de freio .

Então minhas dúvidas e principal pergunta :

QUAL A MANEIRA CORRETA E MAIS ECONOMICA PARA SE USAR UM CAMBIO AUTOMÁTICO ?? USANDO O FREIO SEMPRE OU USANDO O NEUTRO QDO VC ESTIVER NUM TRANSITO DE CIDADE COM UM ANDA E PARA A TODO INSTANTE ?

Abração a todos
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Amigo Guilherme,
    Tive um carro com CA tipo CVT. Não utilizava muito o neutro, pois apenas retirando o pé do acelerador ele se mantinha parado.
    O que eu utilizava muito eram as reduzidas nas ultrapassagens e freio motor, sem problema algum para o CVT.
    Creio que no seu caso a utilização do neutro não traga problemas para o câmbio, mas vamos aguardar a opinião dos colegas das SW4 com CA.

Um abraço,
    Edu
    4X4 Brasil
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

Usuário Avatar de WanBass
    Entrada
    09/03/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimento: 1
    E ae Guilherme, eu uso sempre no modo D mesmo, me parece que no manual diz que essa é a maneira correta para manter o câmbio em perfeito estado.
    abs
    Toyota SW4 SRV 4x4 2008 TurboDiesel
    Instagram @archtrip1
    Youtube
    https://www.youtube.com/channel/UCYU...y-Hly-VnttEnbQ

Usuário Avatar de Samir Matheus
    Entrada
    17/06/2008
    Local
    Salete/SC
    Agradecimentos: 0
    Já estou no segundo automático (primeiro foi 1 corolla, agora um focus ghia 2009), com relação à consumo, com certeza colocar em N ajuda na economia de combustível, no computador de bordo, parado em D fica em torno de 1,6l/h, colocando em N, cai para 1,3l/h (nos câmbios automatizados, o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
    Com relação à ficar mudando a posição da alavanca, não acredito que vá estragar (no caso do meu focus, tem opção de troca manual, mas quase nunca obedece, então só uso esta opção na hora de reduzir, para usar freio motor)

Usuário Avatar de r0d
    Entrada
    12/10/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 2
    Acredito que a economia gerada por essa pratica é minima. Também nunca li em nenhum manual essa recomendação.

Tudo que já li sobre esse assunto recomenda sempre em D enquanto estiver dirigindo.

Em alguns câmbios automáticos colocar em N enquanto se dirige faz o óleo do cambio parar de circular e compromete a vida útil dos componentes.

Além disso, usar o N em uma descida por exemplo faz o motor gastar mais, pois o recurso de "cut-off" da injeção não é utilizado.

Basicamente o neutro dos câmbios automáticos só serve para ser utilizados em emergências, como ser rebocado.

Segue um bom artigo (em inglês) sobre o assunto:

PumpTalk - Petro-Canada: Why Using Neutral May Not Help Save on Fuel
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

Usuário Avatar de leodbc
    Entrada
    10/07/2008
    Local
    Canoas/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por r0d Ver Post
    Tudo que já li sobre esse assunto recomenda sempre em D enquanto estiver dirigindo.

Em alguns câmbios automáticos colocar em N enquanto se dirige faz o óleo do cambio parar de circular e compromete a vida útil dos componentes.
    Isso também já ouvi, se usar o N em movimento o cambio nao vai ser bem lubrificado e vai ter problema!

Igualmente também acredito que a economia deve ser minima.

Abraço
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por Samir Matheus Ver Post
    Já estou no segundo automático (primeiro foi 1 corolla, agora um focus ghia 2009), com relação à consumo, com certeza colocar em N ajuda na economia de combustível, no computador de bordo, parado em D fica em torno de 1,6l/h, colocando em N, cai para 1,3l/h (nos câmbios automatizados, o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
    Com relação à ficar mudando a posição da alavanca, não acredito que vá estragar (no caso do meu focus, tem opção de troca manual, mas quase nunca obedece, então só uso esta opção na hora de reduzir, para usar freio motor)

Caro Matheus

Obrigado , mas qdo vc fala que : "o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
    " , ISTO : vc esta querendo dizer que no manual diz que tem que colocar neutro qdo vc esta parado num semáforo ? Ou ficar engrenado e pisando no freio .

Abraço

Banido
    Entrada
    16/10/2013
    Local
    São Paulo/SP

Fala sério! rsrsrsrsrsrsrsr

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Amigos , como sabem estou no meu 1º carro com cambio automático a apenas 6 meses e gostaria de saber o que é correto na maneira de usar .

1- Meu irmão tem os carros dele automáticos e fala que se usar o NEUTRO nos sinais economiza combustível , isto esta correto , mas :

2- Ouvi falar que se ficar mudando a posição da alavanca do CA ( Cambio Automático ) muitas vezes acaba estragando o cambio , esta certo ou errado esta afirmação ???

Sei que se usar com frequencia o modo NEUTRO vc alem de economizar combustível , economiza tb o sitema de freio ( cilindro mestre , cilindros auxiliares e pinças ) pois vc fica menos tempo com o pé no pedal de freio , mas se isto acarreta um desgaste maior no cambio ??? Não compensaria usar o NEUTRO muitas vezes pois o conserto de um cambio seria muito mais caro do que consertar o sitema de freio .

Então minhas dúvidas e principal pergunta :

QUAL A MANEIRA CORRETA E MAIS ECONOMICA PARA SE USAR UM CAMBIO AUTOMÁTICO ?? USANDO O FREIO SEMPRE OU USANDO O NEUTRO QDO VC ESTIVER NUM TRANSITO DE CIDADE COM UM ANDA E PARA A TODO INSTANTE ?

Abração a todos

Desculpe a ironia, mas isso que acabo de ler é uma das coisas mais absurdas que já li nesses foruns.Me perdoe se estou sendo direto demais.
    Parte do principio de que voce comprou um carro automático, justamente para não ter que ficar se preocupando em embrear e com alavanca de câmbio. Deixa lá e ele faz tudo sózinho...e é para isso que ele é feito!
    Posso te garantir sem sombra de duvidas, que a economia feita nessa "presepada" de querer por em neutro, seria irrisória.
    Todos sabem que um carro automático gasta um pouco mais mesmo, e nem chines até agora conseguiu fazer algo luxuoso, com economia...Como diria o Padre Quevedo;
    - ISSO NON EQUIZISTE!

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por andarilho tricolor Ver Post
    Desculpe a ironia, mas isso que acabo de ler é uma das coisas mais absurdas que já li nesses foruns.Me perdoe se estou sendo direto demais.
    Parte do principio de que voce comprou um carro automático, justamente para não ter que ficar se preocupando em embrear e com alavanca de câmbio. Deixa lá e ele faz tudo sózinho...e é para isso que ele é feito!
    Posso te garantir sem sombra de duvidas, que a economia feita nessa "presepada" de querer por em neutro, seria irrisória.
    Todos sabem que um carro automático gasta um pouco mais mesmo, e nem chines até agora conseguiu fazer algo luxuoso, com economia...Como diria o Padre Quevedo;
    - ISSO NON EQUIZISTE!
    ANDARILHO TRICOLOR

Esta deculpado , rsrsrsrsrsrsrs , apesar de eu ter 60 anos nas costas estou tb falando serio , e como esta escrito acima e vc deve ter lido , é o meu 1º carro automático que possuo , daí minha dúvida , se vc me perguntar qualquer coisa sobre funcionamento de fusca , eu te respondo , mas carro automático pra mim é novidade , e ficar com o pé no freio por mais de 1 minuto num semáforo toda hora me incomoda bastante mesmo sabendo da modernidade dos automóveis atuais , daí o pq que eu abrir este tópico .

Estou vendo que o carro automático é mais gastador de combustível comparando com os meus anteriores e economizar 0,2litros/hora de funcionamento não justifica pois iria economizar +- meio litro de díesel em 1 mês , mas o que me incomoda mais é ficar com o pé no freio muito tempo com o carro parado , citaram aqui que NÃO DEVE USAR O NEUTRO COM O CARRO ANDANDO , isto eu sei que NÃO PODE E NEM DEVE USAR , mas a minha dúvida é com o carro parado por muito tempo e pisando no freio o tempo todo ou deixando no NEUTRO .

Mas obrigado pela resposta bem direta e bastante contundente , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Fique tranquilo pois assim fica mais claro a resposta , rsrsrsrsrsrs .

Abração
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Local
    Sao Paulo/SP
    Boa noite Guilherme,

Sem duvida gasta mais petroleo manter no Drive em semaforos, por exemplo, os freios tbm serao mais exigidos alem das buchas da suspensao rolamentos de roda, etc, afinal, em Drive, todo o sistema continua tracionando enquanto bloqueado pelas pincas/pastilhas. O conjunto esta sob tensao a todo momento.

Mas sobre a sua pergunta inicial, sobre desgaste do cambio e/ou diminuicao da lubrificacao do mesmo enquanto em Neutro, tbm nao sei e estou acompanhando o topico curioso para saber.

Abraco,

Felipe
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    FELIPE

Boa noite , então vamos aguardar mais opiniões , apesar de achar que a pergunta foi bem clara , alguns estão pensando que estou perguntando se deve ou não andar em NEUTRO em movimento , MAS NÃO É , a minha dúvida especificamente é :

Se o CERTO é usar o cambio no NEUTRO ? Ou no DRIVE COM O PÉ NO FREIO parado em semáforos .

Abraço
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Guilherme, já perguntei isso em 2 oficinas de câmbio automático e falaram que o correto é deixar em D. Nem me lembro direito do motivo, parece que mudando toda hora esquenta mais o óleo. Estou no quinto carro automático desde o ano 2000. Sempre em D no trânsito de São Paulo.

Não deixe de aproveitar as outras marchas do câmbio (3,2 e L). São bem úteis para subidas ou descidas fortes, reduçōes antes de curvas e ultrapassagens. Pode usá-las à vontade, estão aí para isso. Numa descida de serra forte é obrigatório engatar uma marcha mais baixa para não acabar com o freio. Num subidão de terra, quando a velocidade é bem reduzida, pode usar a primeira também, o câmbio trabalha mais frio.

Uma curiosidade do câmbio auto: você pode jogar a primeira marcha a 140 km/h. Ele vai reduzir para a terceira no limite de giro, para a segunda no limite de giro e depois para a primeira. Dá medo, já testei uma vez no Grand Vitara e funciona que é uma beleza. Um belo freio motor.

O Park só quando estiver parado mesmo! Não engate se tiver qualquer movimento.

Para mim o câmbio auto foi uma viagem sem volta.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Câmbio Automático X Câmbio manual
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Picapes
      Respostas: 259
      Última resposta: 02/05/2012, 08:56
    2. Cambio de brasa em chassi de fusca da certo ?
      Por Codinome Vw no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 10
      Última resposta: 29/05/2010, 21:13
    3. cambio certo para motor F1000 alc e caixa da D-20
      Por Elias Magalhães no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 14
      Última resposta: 22/08/2008, 09:06
    4. Motor Toyota 14B + câmbio de 04 marchas sincr. da certo?
      Por estyvybeykr no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/04/2008, 20:42
    5. CAmbio Automatico TH 180
      Por rural4x4 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/07/2007, 22:42

Permissões de Postagem