Olá,
Procuro cambio ideal para melhorar minha rural que está adaptada com motor F1000 alcool e caixa de transmição ZF da D20. Estou descontente com o atual cambio 4 marças da D-10, a 1º,2º e 3º marchas são muito curtas e a 4º um pouco longa. Pensei no cambio da A ou c-20 mas não sei se é adptavel a caixa seca do motor e a transmição atual. Tb não sei modelo e marca do cambio, sendo que a melhor opção seri um de 5 marchas.
A relação do diferêncial parece boa, pois ela desenvolve bem em quarta. De qq modo posso checar para informar precisamente.
Valeu Loiro, mas o que é pnp?
O sugestão pode ser boa, mas me preocupa a passagem da 3 para a 4. O cambio atual é clark 04 marchas, mas tenho que esguelar a 3 para a 4 entrar bem.
PnP é terminologia em inglês, significa dizer que, "casa" direitinho, ou seja, não precisará de adaptações ou "gambiarras".
Sobre o câmbio, seria interessante vc especificar melhor que tipo de motor vc está utilizando pois, dizer apenas, motor da f-1000 a álcool é muito vago ok? aliás, pelo que me lembre, F-1000 não saiu com motor ORIGINAL a álcool a não ser as antigas F-100, mas daí é outra história ...
Se for o motor 4.9i, por exemplo, podes utilizar o câmbio original dela que é o Mazda M-RII, esse sim é PnP
Também fiquei confuso, mas foi pela descrição de que a quarta marcha estaria "um pouco longa" e depois "que o carro desenvolve bem em quarta" .
Sobre a F-álcool, curiosidades:
Citação: Em 1985, lançou a linha de caminhões Cargo, projetada pela engenharia brasileira, o esportivo Escort XR-3 Conversível e a pick-up F-1000 movida a álcool.
E se não me engano , na época, dizia-se que a álcool era nas cores "claras" (prata e branca) e a diesel nas cores escuras (Marron e preta), com uma exceção para uma marrom (SSS?) a álcool para a Rede Globo. (mas isto pode ser lenda).
O motor eh o argentino da f1000 a alcool 3.6 como o roger lembrou e o dieselboy concluio.
A quarta desenvolve bem, so que parece um pouco longa pois custa a desenvolver sendo a 3 curta.
valeu pela explicacao sobre PnP
O Teu Cambio 4 Marchas é O 240 F E Realmente Tem Um Buraco Enorme Entre A 3ª E A 4ª Marcha. Em Função Disto Nasceu O Clark 240 V Que Tem 5 Marchas Onde 1, 2 E 3ª São Iguais Ao 240f, E A Quinta é 1:1 Tendo Mesma Relação Da 4ª Do Seu Cambio, E Tem Uma Marcha Intermediária Para Suprir Esse "defeito".
Então Se Está Contente Com A Velocidade Final, Use O 240v 5 Marchas Da D20, Que Terá A Mesma Força E Velocidade Que O Seu, Porém Sem O "espaço Vazio" Entre A 3ª E 4ª Marcha. Além De Ser Totalmente Igual Externamente.
ola amigo, um amigo meu tem em um jeep willys um falcon 4.9 e usa caixa de C-10
apesar de ser 3 marchas a terceira parece que não tem fim e é otima para força em minha opnião...abraço...
valeu mane, matou a charada. Comparei a relacao dos dois cambios e a 4 do 240v vai ser otima para subidas sem ter que esguelar o motor como na 3 do 240fs.
A adaptacao eh simples, tres furos casam o quarto tem que furar a caixa.