Boa tarde!
Final de semana fazendo um DIY resolvi dar uma volta pela cidade com a Defender para ver se os barulhos melhoravam (estava isolando a parte interna). No meio do passeio percebi um rangido diferente no motor em rotação baixa e aumentando a rotação o barulho piorava muito. Após um aclive mais acentuado da minha casa escutei novamente um barulho de metal vindo da parte interna.
A primeira coisa como sempre, verifiquei todas as correias, polias e afins. Como no dia anterior trocaram o Alternador desconfiei que fosse o dito cujo, mas com o carro parado ficou difícil identificar a localização do barulho. Meu único chute foi realmente rolamento de alternador, bomba da água ou esticador estourado (como haviam mexido naquela região), ou até uma polia de virabrequim da vida para fazer tanto barulho. Ontem então, passei na elétrica para verificarem o alternador e depois fui até a oficina "mais indicada" aqui da região para mexer com Land´s. Esta noite até sonhei com o mecânico me dando a nota de "falecimento" do motor. Detalhe, que o motor foi feito há 10mil km-18 meses km na Moraz 4X4 em Curitiba, até em função disto acabei comprando a viatura pois foi feito todo o motor e gastos absurdos 16mil reais.
Agora de tarde de tanta ansiedade fui até na oficina ver se já tinham alguma resposta. E a situação do imbróglio é a seguinte:
- Realmente conferiram todas as polias na esperança de ser algo superficial, algumas realmente estão com folga e zunindo (polia esticador e da bomba) mas nada grave;
- Verificaram e a pressão de óleo está muito baixa;
- Amanhã vão retirar o motor e abrir a parte inferior pois suspeitam que seja algum mancal solto ou alguma biela com problema, levantaram também a hipótese de ser o virabrequim partido internamente - (me questionaram se tentei fazer o carro pegar no tranco);
- Na revisão (há 1 mês quando comprei o carro) já havíamos combinado que abriríamos a parte inferior pois existia um vazamento chato;
- O barulho parece vir da parte inferior do motor, acontece em todas as marchas, reduzida, bloqueio e até parado pode-se escutar o rangido do motor, pé na embreagem também;
- Me disseram que no mínimo 15 dias a viatura ficará por lá.
Agora pergunto aos universitários, alguma ideia de qual procedimento sugerir e/ou tomar? Procuro a antiga mecânica e estudo o envio do carro para a Moraz? (acredito que dificilmente exista garantia depois deste tempo).
E eu todo feliz que conseguiria ir no encontro em Setembro com a viatura confiável e alguns DIY prontos!