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  • #1
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    27/01/2013
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    Santo André/SP
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    Defender x Troller T4 x Discovery 3




    Boa noite pessoal,

    Sou novo no site, fórum e mundo 4x4. Meu pai teve uma Freelander SE 2011, comprada 0km por 1 ano, e foi aí que começou o interesse por carros 4x4. O mais próximo disso que passei foi em uma trilha, como passageiro turista em Ilha Bela. Sempre amei viajar, esportes e aventura. Há pouco tempo fiz um mochilão e explorar novos lugares se tornou meu tesão! Juntando o interesse pelos 4x4 e o tesão por viagens e novos lugares, comecei a analisar a compra de um 4x4 pra cair nesse mundão véio sem porteira! Hehe.. Gostaria de gastar um valor máximo de 80 - 90k. Busco um brinquedo pra me divertir com a namorada nos finais de semana, férias e feriados, por isso busco um mínimo de conforto e segurança (se puderem compartilhar comigo a experiência de vocês em levar esposas pro 4x4, agradeço), não pretendo passar 100% desse tempo fazendo trilhas e passando por dentro de rios com 1,5m de profundidade, não pretendo competir em rallies... Maaaas quero explorar locais que sejam dignos de boas e exclusivas fotos e lembranças, com uma pitada apimentada de Wild. Começando pelo litoral paulista, interior paulista, brasilzão e depois até a patagônia (sonho de viagem!). Não pretendo dormir no carro. Quero um carro bruto, que eu não me preocupe com buracos, estradas de terra, pedras, areia, lama... E que me leve a locais com praias desertas, cachoeiras, lagos, chapadões, encostas, etc. Comecei a pesquisar a 3 dias e já estou viciado ou apaixonadoooo!
    Pesquisei vários carros e tópicos (by the way Parabéns pelo site, fórum e dedicação de todos!!! Show) mas os que mais me chamaram a atenção foram:

    Troller T4 2009 ao 2011 - bruto, lindo, esportivo, muitos acessórios (lego..rs), manutenção barata, capota removível, diesel, pouco conforto pra longas viagens mesmo com pneu 50/50, passa fácil por dunas, rios e barrancos, porta-malas pequeno.

    Defender 90 ou 110 2005 - parrudo, lindo, lendário, muitos acessórios e possibilidades pra transformar o porta-malas (lego..rs), manutenção diesel conhecida e simples, posição do motorista ruim pra dirigir(?), pouco conforto pra longas viagens, peças e manutenção caras, seguro caro, tamanho da 110 parece muito grande (pra quem está acostumado com carros menores).

    Discovery 3 2006 - mais itens eletrônicos o que parece que a torna menos robusta pra determinados locais (qual tipo de terreno ela passa/aguenta?) lindo pra kct, lendário, automática (ruim pra 4x4?), muito confortável e seguro pra qualquer tipo de viagem, peças e manutenção mais caras, seguro caro.

    Como puderam ver, sou muito leigo no assunto, inexperiente, sei pouco de mecânica (mas como todo bom engenheiro tenho muiito interesse em aprender... Quando crescer quero ser como vocês mais experientes). Contudo um dia eu preciso começar, quero ser picado por esse tal mosquitinho que infecta e deixa apaixonado por 4x4...

    Agradeço a ajuda e contribuição de vocês,

    Abraços e até breve!

    Rodrigo

  • #2
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    22/01/2013
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    Olá Rodrigo.

    No meu pensamento...
    Todas que você citou aguentariam os passeios que você citou, mas...
    Eu descartava a discovery3, pois, como você mencionou tem muita eletrônica embarcada além de ser a menos "parruda das três. Imagine você num desses interiorzão isolado com uma D3 com defeito. Não será fácil encontrar alguem que tenha conhecimento pra concertar dependendo do problema.
    A defender 110 tem vantagem em longas expedições por conta do maior espaço. Mas um entre eixos mais longo é sempre pior para trilhas e outras situações extremas.
    O troller acredito ser a melhor opção. Tem um ótimo conjunto mecânico (tenho preferência pessoal por aqueles com MWM) peças fáceis de encontrar, qualquer mecânico entende, tem acessórios pra todo tipo de gosto e situação.

    Boa Sorte nas suas aventuras e seja bem vindo ao mundo 4X4.

  • #3
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    27/01/2013
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    Santo André/SP
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    Jonis,

    Obrigado pela resposta e opinião! Foi exatamente o que eu pensei a princípio sobre a Discovery, mas indiscutivelmente é uma Nave! A Defender é 110 tem o tamanho ideal pra viagens longas em 4 pessoas, já a 90 e o T4 parecem ter espaço mais limitado. Talvez a Defender 90 e o Troller sejam razoáveis para viagens de final de semana com 4 pessoas.
    Pensei no que disse sobre o longo espaço entre eixos da Defender 110, mas talvez eu não faça tantas trilhas hard core. Andei vendo videos sobre ela no youtube e parece que ela se sai bem também, apesar do melhor desempenho da 90 e do Troller.
    Eu ainda estou pensando e creio que o próximo passo seja conhecer pessoalmente uma Defender, o T4 eu já conheço (fui na Trilha Europa-SP, onde o pessoal me deu muita atenção, informações e me trataram super bem). Também preciso fazer um test drive em ambos. Talvez seja legal se eu conseguisse participar de algum evento ou encontro 4x4 para conhecer melhor esse mundo Wild!

    Um abraço,
    Rodrigo

  • #4
    Citação Postado originalmente por Tiger Ver Post
    Busco um brinquedo pra me divertir com a namorada nos finais de semana, férias e feriados, por isso busco um mínimo de conforto e segurança (se puderem compartilhar comigo a experiência de vocês em levar esposas pro 4x4, agradeço), não pretendo passar 100% desse tempo fazendo trilhas e passando por dentro de rios com 1,5m de profundidade, não pretendo competir em rallies...
    Olá Rodrigo,

    Dos que você citou, o único que eu não compraria para essa finalidade seria o Troller. Se você dissesse que o uso do carro era pra trilhas pesadas, o Troller seria o carro perfeito. Muito motor, entre-eixos curto e parrudo. O melhor do nosso mercado.

    Mas pra viagens é mais complicado. Ele é (bastante) apertado, não tem muito conforto, (quase) não tem porta-malas e não tem o mínimo de dispositivos de segurança que considero pelo menos um freio com ABS/EBD e 2 air-bags. Não quero desfazer do Troller que é um puta de um jipe, só enfatizo que o projeto dele não foi feito pensando nesse tipo de uso e sim nas dunas e trilhas onde ele se sai melhor que as outras opções.

    Entre Defender e Discovery, você vai ter que escolher entre algumas coisas. O Discovery é parrudo. Muito bruto mesmo. Se busca primeiramente robustez, compre a versão S que tem menos coisas pra dar defeito. Esse carro exige uma manutenção preventiva rigorosa que não pode ser feita por qualquer um. As peças na concessionária são caríssimas, mas se você importá-las, fica muito barato mantê-lo, porém, vai ter que levar num mecânico que saiba consertá-lo e esses profissionais são escassos.

    O Defender, por outro lado, tem manutenção mais fácil e peças em abundância. É um carro que nasceu para expedições e já rodou o mundo várias vezes. Não precisa falar muito de um projeto que foi fabricado por mais de 60 anos. A posição de dirigir não é ruim como alguns dizem, é diferente, e tem explicação pra isso. O Defender é um carro muito bem pensado. Tudo nele está no lugar que deveria, mas você vai ter que experimentar pra ver se te agrada.

    Como a manutenção de Land Rovers é um assunto que pode assustar num primeiro momento, te aconselho a incluir na sua lista um Pajero Full, até porque, carro usado as vezes não é qual é melhor e sim o que você encontra em melhor estado de conservação. Isso pode dizer se você comprou um sonho ou um pesadelo.

    Abraço e boa sorte na escolha !

    Neilson


  • #5
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    27/01/2013
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    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Olá Rodrigo,

    O Defender, por outro lado, tem manutenção mais fácil e peças em abundância. É um carro que nasceu para expedições e já rodou o mundo várias vezes. Não precisa falar muito de um projeto que foi fabricado por mais de 60 anos. A posição de dirigir não é ruim como alguns dizem, é diferente, e tem explicação pra isso. O Defender é um carro muito bem pensado. Tudo nele está no lugar que deveria, mas você vai ter que experimentar pra ver se te agrada.

    Como a manutenção de Land Rovers é um assunto que pode assustar num primeiro momento, te aconselho a incluir na sua lista um Pajero Full, até porque, carro usado as vezes não é qual é melhor e sim o que você encontra em melhor estado de conservação. Isso pode dizer se você comprou um sonho ou um pesadelo.
    Neilson,

    Ótimas informações! Você realmente acha que a mecânica da Defender é fácil? Por exemplo, se eu estiver fazendo uma expedição e o carro tiver algum problema mecânico. É provável que um mecânico de beira de estrada tenha conhecimentos para resolver probleminhas mais básicos e corriqueiros da Defender? Com relação às peças, talvez após algum tempo e pesquisa eu encontre o caminho das pedras dos Land Roveiros e esse aspecto seja mais simples e menos custoso. Como não pretendo expor o carro a situações extremas, creio que as chances de quebra são menores. Li alguns posts sobre o ar condicionado/quente da Defender ser fraco ou insuficiente pro carro, saberia me dizer se corresponde?
    A ideia da Pajero Full é interessante, preciso ler mais sobre o carro.

    Abraço!

    Rodrigo

  • #6
    Citação Postado originalmente por Tiger Ver Post
    Você realmente acha que a mecânica da Defender é fácil? Por exemplo, se eu estiver fazendo uma expedição e o carro tiver algum problema mecânico. É provável que um mecânico de beira de estrada tenha conhecimentos para resolver probleminhas mais básicos e corriqueiros da Defender?
    Olá Rodrigo,

    O Defender até 2005 é 100% mecânico. Não tem quase eletrônica nenhuma. Até 2009 ganhou um motor eletrônico e 2009/2010 em diante já tem ABS/EBD, air-bags e controle de tração, ou seja, alguma eletrônica. Mas é um carro simples, como o Troller, e de manutenção relativamente tranquila. Qualquer mecânico que trabalhe em Troller, vai trabalhar em Defender (até 2009) também e outros carros 4x4 a diesel.

    Citação Postado originalmente por Tiger Ver Post
    Com relação às peças, talvez após algum tempo e pesquisa eu encontre o caminho das pedras dos Land Roveiros e esse aspecto seja mais simples e menos custoso. Como não pretendo expor o carro a situações extremas, creio que as chances de quebra são menores. Li alguns posts sobre o ar condicionado/quente da Defender ser fraco ou insuficiente pro carro, saberia me dizer se corresponde?
    Sobre as peças, é algo que assusta, inicialmente, mas o processo é tão simples que hoje em dia eu não me sinto seguro de ter um carro que não possa comprar as coisas lá fora. Se você tem um inglês básico, vai tirar de letra. É tão fácil como fazer uma compra na Americanas.com, Submarino, enfim.

    Uma coisa a se considerar é que o Discovery 3 não tem pneus para barro sendo vendidos no Brasil. Aqui, só pneu pra asfalto. Como o carro tem uma eletrônica sobrenatural e extremamente eficiente, já passei fácil fácil em atoleiro onde outros carros passaram com bastante dificuldade, mas não é algo que eu arriscaria fazer novamente. Considero que isso tenha sido uma exceção e ele não foi projetado pra isso. É um carro para expedições que você dirige 2.000 km, seja qual for o piso, num dia só sem querer parar pra descansar.

    No mais, concordo com o Jorgao, se você quer fazer como nos vídeos do Camel Trophy, vá de Troller.

    Abraço,
    Neilson


  • #7
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    09/08/2010
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    SP & Franco da Rocha./SP
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    As defender's tem ABS, EBD e air-bag?
    Pensei que ela tinha saído de produção por esses motivos.
    Entre a defender e o troller eu prefiro o troller, entre o troller e a discovery (puta carro) para o uso que você descreveu eu prefiro a discovery. Ate onde sei a expedição pro Atacama pode ser feita de 4x2, mas se vc for fazer algumas trilhas, mesmo que seja leves, eu optaria pelo troller, não que a disco não seja capaz porem vai judiar muito dela.

    Tem um tópico bom comparando a defender e o troller, não custa nada ler, vale a pena: http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...no-2001-a.html (Dúvida entre defender 90 ano 97 ou troller t4 ano 2001)
    Você vai ver que o único porem do troller na comparação são os eixos, que no seu caso já são dana 44...


    Abraços
    Murilo Beltrame

  • #8
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    As defender's tem ABS, EBD e air-bag?
    Pensei que ela tinha saído de produção por esses motivos.
    Murilo,

    As Defenders saíram de linha porque não oferecem proteção adequada a pedestres, algo que está sendo muito requerido na Europa. Os modelos mais novos tem ABS/EBD, air-bags e controle de tração. Mesmo assim, para expedições, se não tivesse grana suficiente, compraria uma até 2005 com motores sem eletrônica, ainda que não tivessem os apetrechos de segurança que falamos. É um carro bem mais espaçoso que o Troller (mesmo uma 90) e com algumas poucas modificações fica ideal para dar a volta ao mundo.

    Fiz uma viagem (de carona) Rio x São Paulo num Troller e já no meio do caminho fiquei arrependido de não ter ido de ônibus. É muito apertado, parece o TR4, e o carro não passa muita segurança no asfalto apesar de andar muito. Voltei de avião.
    Também já fiz uma trilha horrorosa num Troller (de zequinha) sem muitas modificações (só trocou pneus) e o carro é o cão pelado chupando manga. Um trator ! Muito, muito forte. Impressiona mesmo. Foi e voltou do mesmo jeito, sem nem um arranhão. Pra trilha leve, média ou pesada, eu escolheria o Troller, sem sombra de dúvidas.

    Abraço,
    Neilson


  • #9
    Usuário Avatar de GabrielCarapeba
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    27/10/2011
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    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Murilo,

    As Defenders saíram de linha porque não oferecem proteção adequada a pedestres, algo que está sendo muito requerido na Europa. Os modelos mais novos tem ABS/EBD, air-bags e controle de tração. Mesmo assim, para expedições, se não tivesse grana suficiente, compraria uma até 2005 com motores sem eletrônica, ainda que não tivessem os apetrechos de segurança que falamos. É um carro bem mais espaçoso que o Troller (mesmo uma 90) e com algumas poucas modificações fica ideal para dar a volta ao mundo.

    Fiz uma viagem (de carona) Rio x São Paulo num Troller e já no meio do caminho fiquei arrependido de não ter ido de ônibus. É muito apertado, parece o TR4, e o carro não passa muita segurança no asfalto apesar de andar muito. Voltei de avião.
    Também já fiz uma trilha horrorosa num Troller (de zequinha) sem muitas modificações (só trocou pneus) e o carro é o cão pelado chupando manga. Um trator ! Muito, muito forte. Impressiona mesmo. Foi e voltou do mesmo jeito, sem nem um arranhão. Pra trilha leve, média ou pesada, eu escolheria o Troller, sem sombra de dúvidas.

    Abraço,
    Neilson
    Amigo sinto lhe dizer, mas LR Defender não tem airbag não!

  • #10
    Usuário
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    29/08/2010
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    SJRio Preto/SP
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    Tiger,

    Fiquei uns dias sem acompanhar o forum e só agora vi seu tópico. Vou dar meu pitaco.

    Vejo muito PRECONCEITO com a suposta fragilidade do Discovery, como se fosse carro para asfalto. Com o devido respeito, é uma rematada bobagem.

    Já rodei quase 80 kkm com a minha, nesses últimos três anos, com o seguinte currículo: Atacama, Jalapão (mais de 700 km em terra, Chapadas Diamantina e do Veadeiros, Rota dos Lençóis até Jeri pela areia, Serra da Canastra várias vezes (é o playground mais proximo de casa), vou sempre à fazenda, ando em pasto, roça, curva de nível, etc., etc., etc. Só fiquei uma vez parado na estrada, com um problema no filtro de combustível que a concessionária apertou demais e rachou o sensor de água, mas um mecânico na estrada resolveu e consegui rodar até Brasília para resolver (estava em Cristalina - GO).

    Em termos de conforto, não vou perder tempo, pois não há qualquer termo de comparação entre a Discovery e as duas opções que vc colocou, é de 0 para 10. É o que o Neilson disse, vc dirige 1000 km e o carro te entrega inteiro no destino. Em termos de segurança, também não há qualquer termo de comparação, 0 para 10 também. Ainda, anda mais e é mais econômica que os dois também (o Troller tem muito arranque, mas fica quase incontrolável acima de 110 km/h, não faz curva e não breca).

    No off-road, o problema é só o dó de colocar um carro de mais de 100 k e com manutenção cara na brabeza, se não tiver, ela passa, e passa mais fácil, por conta da eletrônica embarcada. As rodas nunca perdem tração (só se todas perderem, óbvio). O controle em descidas é absoluto. No barro, passa com pneu liso onde muito MUD sem a "ajuda" eletronica fica. Com os MUD que coloquei na minha (com rodas aro 17 da S 2005 - mosca branca), virou tudo brincadeira de criança.

    Eu cuido muito bem da minha, mas uso onde precisar. Não fico procurando o buraco pra enfiar o carro dentro, como uma facção dos jipeiros parece gostar, mas chego onde quero e vejo o que quero. O carro também tem preparação para snorkel de fábrica, e todos os componentes eletrônicos estão no alto. Passa até 70 cm de água, sem qualquer tipo de preparação especial.

    A realidade para mim é muito simples: se não for pra ir de Discovery, prefiro simplesmente não ir. Não encaro 6-7.000 km de Troller ou Defender. Já não tenho mais 25 anos.

    Abraços e boa escolha.


    PS: se for para ir com a namorada, acho que ela vai reclamar bem menos da viagem (risos)

  • #11
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    12/11/2012
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    Citação Postado originalmente por Renato Franco Ver Post
    No off-road, o problema é só o dó de colocar um carro de mais de 100 k e com manutenção cara na brabeza, se não tiver, ela passa, e passa mais fácil, por conta da eletrônica embarcada. As rodas nunca perdem tração (só se todas perderem, óbvio). O controle em descidas é absoluto. No barro, passa com pneu liso onde muito MUD sem a "ajuda" eletronica fica. Com os MUD que coloquei na minha (com rodas aro 17 da S 2005 - mosca branca), virou tudo brincadeira de criança.
    Renato, sobre off-road, melhor deixar a facção que enfia carros em buracos opinar, rs!

    Faz o seguinte, já que és de SP, encare um Buraco do Camel com sua Discovery original. (Tem gente que faz essa trilha de troller original). Não esqueça de ter pelo menos 2 jipes preparados de algum jipe clube com você. Já te adianto que você ficará lá por uns 4 dias pelo menos pra sair dessa trilha. E a única "eletrônica" ou ajuda que faz diferença é um bloqueio 100% nos 2 eixos e guincho.

    Depois da trilha, com a discovery na prancha, com homocinética estourada, farol quebrado, lataria amassada, etc..., pode sair de lá fazendo um orçamento de 2 eixos rígidos pra dianteira/traseira com bloqueios 100%, suspensão preparada para curso maior, lifts, proteções nos faróis de $5000 dela, snorkel, respiros elevados, pneus 33", 35" ou 37", pode ser mud ou recapado e claro, dependendo dos eixos rígidos que você escolher, guincho, pontos de ancoragem, etc, etc, etc... Talvez com esse investimento, e com um curso de pilotagem 4x4, TALVEZ, você saia de lá sem quebrar nada e sem ter que usar um guincho pra levar a discovery pra casa. E acho que você vai gastar perto do valor de um defender de 13 anos atrás usado só em mão de obra pra tentar fazer com que a discovery faça o mesmo que um jipe tradicional.

    Agora, se não é pra colocar no buraco, melhor definir bem o que significa "off-road"...

    Concordo com você sobre expedições. Dependendo da expedição, do roteiro e etc, é muito mais jogo um Discovery, um Pajero ou um Landcruiser... Mas, DEPENDE DA EXPEDIÇÃO. E o fato de não se conseguir rodar 6000-7000 km rodando em um jipe tradicional como troller e defender não é problema do carro e muito menos da sua idade. Talvez seja da sua coluna... Tenho 42 (3 anos mais novo que você) e já encarei 12 mil km em uma bandeirante a poucos anos atrás, e vou encarar novamente com um troller.

  • #12
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
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    Viagem no Troller com Duas Pessoas e sem os bancos traseiros.
    Não tem carro melhor.
    Bom de estrada, bom de trilha, sem dúvidas, para curtir nao existe viatura melhor, isso sem falar na baixa depreciação.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

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