Olá amigo,
Realmente, acho que estamos tratando de coisas distintas, e portanto a polêmica não se justifica.
Esse video dá um excelente exemplo do que chamo de "buraco". Uma passagem que leva de nada a lugar nenhum, apenas para desafiar o carro. Não vou "experimentar" meu Discovery numa situação dessa, pois, como já tinha dito, está fora da especificação dele (água até 700 mm).
Que bom que vc captou o contexto de minha mensagem: apenas uma opinião para o propósito que o Tiger manifestou.
Evidente que, se for para enfiar carro em buraco (na minha definição), eu sugeriria, com certeza, o Troller (minha turma daqui só anda nele, e já fui muito de zequinha quando não tinha a Disco, e conheço bem seu nível de conforto).
O Troller ainda aceita todas essas adaptações e tem uma manutenção relativamente barata em caso das inevitáveis quebras em trilhas pesadas, mas isso não é minha praia. Como disse, respeito, mas não compartilho.
Aqui em Rio Preto os caras saem aos domingos de manhã para fazer uma mesma trilha, há uns 10 km da cidade, passam o dia atolando e desatolando, e depois voltam para casa todos sujos e cansados. Eu brinco com eles nesse sentido: "foram procurar o buraco para jogar o carro dentro". Eu gosto de longas viagens para lugares que reputo interessantes e, PARA ESSE FIM, o Discovery foi uma excelente opção para mim. Só isso.
Se vc tiver oportunidade, a LR criou um campo de provas em Limeira, SP, que oferece cursos práticos com os modelos LR, mostrando as capacidades deles e instruindo os condutores. Dê uma olhada que é interessante.
Na boa, a ideia não é polemizar, mas, no fundo, o mundo 4x4 tem várias "tribos", os expedicionários, os trilheiros, e até os que põe aro 22 em jipe com pneu de perfil baixo (com todo respeito, tem mané pra tudo), e assim vai.
Abraços