Hoje quase fiz uma das maiores, senão a maior, bobagem da minha vida, embora fosse algo que eu não esperava e não alguma coisa que eu sabia que poderia acontecer. Eu estava andando com o Tracker em um carreador de uma fazenda. De um lado era cana e do outro capim. Para desviar de um buraco, sai do carreador e entrei com meio carro no capim e cai em outro buraco. O carro ficou encavalado. Engatei a tração e comecei a engatar primeira e ré na sequência, na esperança de mover o carro. Ele se movia, mas pouco. Logo senti o cheiro de borracha queimada dos pneus girando em falso. Continuei tentando sair, mas em seguida senti cheiro de mato queimando. Desci do carro e vi fumaça saindo da parte de baixo. Entrei em pânico. O catalisador e o escapamento quentes colocaram fogo no mato. Ali estava eu, sozinho, com mato queimando sob o Tracker. O pânico era tanto que esqueci que existe um extintor de incêndio dentro do carro. Comecei a apagar o fogo batendo com o cabo de uma enxada, mas o carro estava encavalado e o espaço era pequeno. Apaguei um foco, mas havia outro mais perto do motor. Apaguei este também, mas a fumaça continuava, afinal mato faz muita fumaça. Fiquei prestando atenção se havia barulho de mato queimando. Não, só fumaça.
Foram os momentos mais angustiantes da minha vida. Tudo não durou mais do que dois minutos. Acho que nunca fiquei tão desesperado. A sorte é que havia chovido na terça-feira e além de um pouco úmido, havia muito capim verde e pouco capim seco. E mesmo assim ele pegou fogo. Se fosse em julho a história seria outra.
Fica aqui o alerta para que não aconteça isso com ninguém.