x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 71
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Agradecimentos: 66

Question Vantagens e Desvantagens dos Motores e Configurações das Bandeirante

Amigos,

Confesso que procurei, mas não encontrei nenhum tópico que enumerasse as Configurações (Versões/Modelos) que equiparam as Bandeirantes vendidas aqui no Brasil.

Seria interessante ter uma lista das Configurações, seus pontos Fortes e Fracos, levando em conta alguns fatores, quais sejam:
    • Motor: marca, potência, durabilidade, custo médio de manutenção, custo de um novo, custo para refazer, flexibilidade de adaptação, uso recomendado (trilha/estrada);
    • Câmbio: quantidade de marchas, durabilidade, custo médio de manutenção;
    • Eixos / Diferenciais / Relações: uso apropriado, tipos, custo de manutenção;
    • Conforto: existe diferença de conforto entre as versões? o que influencia? custo médio para aprimorar conforto.

A lista é extensa, mas se agruparmos por Modelos / Ano da viatura, acho que facilita a consulta.

Me surgiu esta dúvida pois estou justamente em busca de uma Band LONGA, mas não sei qual escolher em termos de motorização, câmbio, relações de diferencial, etc. E gostaria de ter informações em mãos, para poder equilibrar melhor meu orçamento.
    Ex: compensa comprar uma Band sem acessórios, mas com motor 709 + 4 marchas sincronizadas, considerando que meu uso será predominantemente Estrada e trilha leve-média?

Abraços,
    --
    Viajar é bom e necessário!

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Perguntinha difícil e que já gerou discussões em outros tópicos. De regra, o que vale procurar em uma band são os eixos e caixa de marchas acima de 83, pois aí já é o eixo moderno e caixa sincronizada. Eixo flutuante traseiro é melhor que o semi-flutuante. Que eu me lembro agora, esses pontos ninguém discute. Até direção hidráulica já vi pessoas discutindo que adaptada é melhor que a original. Quanto a redução de terminais e consequentemente a folga, eu concordo. Quanto a segurança e resistência não tenho opinião formada. Motor eu particularmente prefiro o OM 364 (709) turbinado e intercoolado, mas isso não é consenso. Quatro marchas + relação alongada funciona bem na estrada e para trilhas em geral. Andei algum tempo com rel. 11x35 sem turbo. Até funciona bem, mas em seguida turbinei. No mais acredito que é olhar com calma e levar alguém que conheça band para avaliar.
    Diferença de conforto entre as versões: quanto maior o entre-eixos pula menos, mas pula. Mas isso para viaturas originais, viaturas que sofreram "atualizações" como pneus radiais, melhores amortecedores, bancos melhores, etc, consequentemente oferecem mais conforto. Dica, ande no máximo possível de bands que vc conseguir para tirar suas próprias conclusões, pois só a discussão 14B X mercedes já dá horas de conversa que eu só faço agora em mesa de bar, com pastel e cerveja.

Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Na realidade existem muitos tópicos tratando destes assuntos. Principalmente a discussão do motor MB vs Toyota e sobre conforto...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...364-x-14b.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...tor-364-a.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...64-ou-14b.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...flutuante.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...te-toyota.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...flutuante.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-alongada.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-aprovada.html
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...nstalacao.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html

Acho que a única coisa que não vi até hoje é sobre custo de manutenção.... como a maioria aqui é usuário particular e não frotista, não devem ter parâmetros ou histórico de uso suficiente para comparar modelos. Até dá pra dizer que uma peça custa um pouco mais ou menos que outra mas não ao ponto de que vc deveria levar isso em consideração na hora de escolher uma band.

E sempre veja em primeiro lugar a mecânica.... acessórios são supérfluos, vc monta aos poucos do seu gosto.... o que importa é ter uma boa mecânica como ponto de partida. Se conseguir uma com boa mecânica e boa lata, melhor ainda.... mas não se deixe levar por acessórios como snorkel, pneu, ar-condicionado, guincho elétrico, bancos, etc.

Apenas dois "acessórios" que acho imprescindíveis são o freio a disco na dianteira e direção hidráulica.

No final, a dica que o bandoleiro deu sobre "andar no maior número possível de bands" é a mais importante... todas são muito parecidas mas também muito diferentes....rs Só andando pra conhecer cada detalhe delas...
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

peca de band antigamente era caro, mas hoje em dia se for comparar com outros veiculos similares o preco e muitto inferior, ja tive band na mae de peao e a manutencao se resumia a pecas de suspensaobieletas e terminais de direcaomuito barato de manter, euparticularmente prefiro 14b mas a melhor band e a que o seu dinheiro pode comprar, conforto as band cd dao banho so nao tem giro de direcao.....
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 12
    Titanium
    Esse site conta a história do Bandeirante e suas diversas configurações.
    Best Cars Web Site - Carros do Passado - Toyota Bandeirante
    SW4 95 caveirão

Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Amigos,

Obrigado pelas respostas e indicações!
    Realmente, este é um assunto meio polêmico...

O motor 608 é tão barulhento e chaqualhão quanto se fala??
    Eu já dirigi uma band curta, equipada com motor 709, e não achei chaqualhão.. E ainda adorei o barulho do motor!!
    A diferença é tão gritante assim, entre uma band 92 e uma 86, por exemplo???

abraços
    --

Usuário Avatar de junior888
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Cotiporã/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Amigos,

Obrigado pelas respostas e indicações!
    Realmente, este é um assunto meio polêmico...

O motor 608 é tão barulhento e chaqualhão quanto se fala??
    Eu já dirigi uma band curta, equipada com motor 709, e não achei chaqualhão.. E ainda adorei o barulho do motor!!
    A diferença é tão gritante assim, entre uma band 92 e uma 86, por exemplo???

abraços
    O OM 314 (608) é um pouco mais barulhento que o OM 364 sim, mas pouco, bem pouco mesmo, quase nem da pra notar a diferença
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Boa noite Júnior!

Entendi! pois é.. eu achei o som do 364 uma delícia! rsrs..
    Capaz de eu gostar do 314 também, não é!?

Mas me digam, uma Band Longa com motor OM314 + câmbio 5 marchas + embreagem e diferenciais da mais nova + Turbo, é uma Combinação interessante???

Sai caro uma dessas? Essa configuração vale a pena?

Abração,
    --

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Boa noite Júnior!

Entendi! pois é.. eu achei o som do 364 uma delícia! rsrs..
    Capaz de eu gostar do 314 também, não é!?

Mas me digam, uma Band Longa com motor OM314 + câmbio 5 marchas + embreagem e diferenciais da mais nova + Turbo, é uma Combinação interessante???

Sai caro uma dessas? Essa configuração vale a pena?

Abração,
    Titanium,
    Não tenho muinta experiência com Band porque adquiri a minha a pouco tempo - longa OM314, 4 marchas, Turbinada, embreagem mais nova - tô achando parecido com o 364. Bem tranquila para dirigir, O motor fica mais macio e o barulho diminui bastante. Pretendo agora alongar o diferencial 12:35. Acho que assim vai ficar muito boa!!!

Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Opa DeMelo!

Valeu pela resposta.
    Bacana saber da sua configuração!
    Mas me diga uma coisa, qual a velocidade de cruzeiro que você consegue manter, na sua atual configuração??
    Tem elasticidade para ultrapassar outros carros?
    Perde velocidade em subidas? Qual pressão do turbo ta usando?

Você acha que vai investir ($$) quanto (peças e mão de obra) para alongar a sua?

Valeu!
    Abraços!
    --

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Me atravessando na resposta, Velocidade de cruzeiro com rel. 11x35: 100km/h a 2100rpm a 110km/h a 2300 rpm. Medida de pneu 33 pol. Mais que isso acho até perigoso pela altura da viatura, mas chega a ir a 140km/h. Estava esquecendo, o motor da minha band é o OM 364 turbo intercooler, com 1,2kg de pressão. Para ultrapassar outros carros, é só das seta para a esquerda e pisar no pedal da direita. Não saberia dizer com que carro a gasolina se equivaleria, mas anda mais que carros 1.0 e não faz feio para carros de cilindrada maior. Também mantém bem a velocidade em subidas considerando a velocidade de cruzeiro citada acima.

Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Valeu Bandoleiro, pela resposta!

Mas de acordo com seu relato, me surgiu outra dúvida..
    Nas Hilux, motor 2.8 D, aconselham manter uma rotação máxima (de cruzeiro) em torno de 3000 a 3.200 RPM, o que significa uma velocidade de uns 100... 110 Km/H. Isso é o suficiente para Não forçar o motor E com as relações originais...

Mas minha DÚVIDA é: qual seria a rotação de cruzeiro ideal para não forçar o motor 314 e ainda ter uma certa folga para ultrapassagens???

Alguém se arrisca?

Mais uma vez, Muito obrigado!

Abraços!
    --

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vantagens e Desvantagens da Ranger
      Por geocristiano no fórum Ford
      Respostas: 102
      Última resposta: 12/11/2015, 11:56
    2. Vantagens e desvantagens
      Por Angelo RJ no fórum JPX
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/08/2006, 15:53
    3. Motor OHC na F75 : Vantagens X Desvantagens
      Por valmor no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5