Postado originalmente por
rbata
Titanium, um dos testes pra ver se o motor está bom, é dar a partida nele e verificar se não está soprando muito ar pela tampa de óleo do cabeçote.
Você desrosqueia a tampa do cabeçote, acho que é 1/4 de volta e ela já está solta... mas vc deixa ela ali no lugar.. não tira fora a tampa.... ela deve ficar dando um pulinho e sendo sugada de volta.... se o motor estiver ruim, ela vai pular forte e pra fora do motor... isso eu vi um meca fazendo/explicando... mas não sei se é alguma macumba ou se realmente é um método confiável.
Fora isso tem que verificar a cor e quantidade de fumaça.... o normal é um pouquinho de fumaça branca na partida em dias frios.... e tb um pouco de fumaça quando se troca de marcha subindo muito a rotação.... porém em marcha lenta com o motor quente e andando na boa ela não deve fumaçar não.... bom vc tem uma diesel já... é o mesmo conceito.
Outra coisa, se vc quer band LONGA, acho que vai ser impossível encontrar uma mais nova que 1994.... acho que eu nunca vi uma band longa com motor Toyota, só com motor MB mesmo e a grande maioria vai ser de 91 pra baixo... então isso já restringe bem a sua busca.
E isso que disseram sobre a turbina na band é verdade... na cidade ou em trilhas não faz a menor falta, a band tem sobra de motor, é perfeita em trilhas, vc consegue enfrentar obstáculo, erosões, etc só na marcha lenta e ela não morre de jeito nenhum. Inclusive, se vc deixar a marcha lenta dela um pouco mais acelerada, é possível pisar levemente no freio e mesmo assim ela não morre, continua indo em frente, isso as vezes é útil em trilhas... mas tenta fazer isso num motor a gasolina. A mesma coisa em subidas... o motor a gasolina geralmente vc precisa chegar com giro alto pra não perder força... ou precisa ter uma bela redução.... na band não... vc chega na marcha lenta e encara qualquer subida em baixíssima velocidade.
A turbina só traz benefícios na estrada. A minha começa a ganhar pressão com 1200rpm... vc consegue sentir a turbina contribuindo quando chega nuns 1500rpm e a pressão está perto de 0,4~0,5bar.... mas na estrada, entre 90 e 110km/h, em quinta marcha a pressão se mantém sempre acima de 0,5bar... e qualquer pisadinha ela sobe para 1,0~1,2bar.... não precisa reduzir marcha quase nunca, ela encara qualquer subida...
E caso vc encontre uma band boa, porém sem turbina, vc vai gastar em torno de 3000~3500 reais para fazer o upgrade básico (é possível gastar mais.... se colocar turbina de marca melhor, intercooler, etc, a brincadeira pode ir longe). Então pode curtir um tempo a band aspirada e quando juntar mais dinheiro já coloca a turbina. É interessante vc conseguir comparar o antes e o depois, o carro se transforma.