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Tópico: OM364 x 14B

  • #1
    Usuário Avatar de valeriano
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    OM364 x 14B




    Pessoal,

    estou pensando seriamente em trocar minha Band curta por uma longa, para poder ter mais espaço em viagens longas.
    Sou um fã incondicional do motor OM364, pois depois de 8 meses com a minha curtinha e mais de 20.000 km rodados, ele não apresentou nem mesmo um suspiro de problema.
    O problema é que rodando pela internet, só encontro Band longa pra vender, com motor OM314 ou 14B. Até agora não encontrei 1 se quer com motor OM364. Parece até que não foram fabricadas Bands longas entre 91 e 94.

    Como não sou fã do OM314, queria saber dos toyoteiros daqui, quais as diferenças básicas entre o OM364 e o 14B. Dizem que o motor 14B é menos resistente, que a mecânica dele é mais cara e tals, mas quão menos resistente é isso? Quão mais cara é essa manutenção?

    Se os donos puderem fazer uma comparação, agradeço.
    Band longa 92 (Maria)

  • #2
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    Om364&14b

    Citação Postado originalmente por valeriano Ver Post
    Pessoal,

    estou pensando seriamente em trocar minha Band curta por uma longa, para poder ter mais espaço em viagens longas.
    Sou um fã incondicional do motor OM364, pois depois de 8 meses com a minha curtinha e mais de 20.000 km rodados, ele não apresentou nem mesmo um suspiro de problema.
    O problema é que rodando pela internet, só encontro Band longa pra vender, com motor OM314 ou 14B. Até agora não encontrei 1 se quer com motor OM364. Parece até que não foram fabricadas Bands longas entre 91 e 94.

    Como não sou fã do OM314, queria saber dos toyoteiros daqui, quais as diferenças básicas entre o OM364 e o 14B. Dizem que o motor 14B é menos resistente, que a mecânica dele é mais cara e tals, mas quão menos resistente é isso? Quão mais cara é essa manutenção?

    Se os donos puderem fazer uma comparação, agradeço.
    CARO VALERIANO

    Tive uma BAND com o OM314 , é de manutenção barata e lerdo e muito resistente , o OM364 é um BAITA de um motor , de manutenção baixíssima muito durável e confiável , MAS DE CONCEPÇÃO ANTIGA DE BAIXO GIRO , PESADÃO , MUITO BOM MAS UM POUCO LERDO TB , mas menos lerdo do que o OM314 .

    Já o 14B , quem diz que ele é frágil é pq não tem um dele na sua BAND , é um BAITA de um motor , é um motor moderno de alta rotação , mais ágil , mais economico , sem manutenção , ou melhor : difícil de dar problema .
    MAS COMO TODO MOTOR MODERNO A DÍESEL DE ALTO GIRO QDO TIVER DE FAZER ALGUM CONSERTO , AS PEÇAS SÃO MUITO CARAS , COMO OS MWM 2.8 sprint das S-10 , alguns TROLLER , algumas FRONTIER , COMO O INTERNATIONAL 3.0 DAS RANGERs e dos ATUAIS TROLLERs e os motores das MITSUBISH .

    Estes últimos são motores a díesel moderno de alto desempenho e alto giro são mais leves , todos de manutenção cara , MAS É MUITO DIFÍCIL DE DAR PROBLEMA , destes modernos tenho visto que os INTERNATIONAL 3.0 das RANGERs tem dado problemas frequentes , MAS O 14B E O MWM 2.8 " É OSSO DE ANUM " , gíria daqui qdo tem uma coisa que não quebra de jeito nenhum . Tenho um ENGESA que coloquei um MWM 2.8 , é o bicho pra andar .

    Por outro lado , NÃO EXISTE NENHUM MOTOR A DÍESEL QUE TENHA MANUTENÇÃO MAIS BARATA DO QUE OS MOTORES MB OM364 .

    Na minha opinião compraria uma BAND longa com motor 14B , sem falar que estas BANDs já vem de fábrica com caixa de marcha de 5 marchas com 5ª overdriving . Existe BAND com motor OM364 e caixa de 5 marchas com overdriving , mas é muito difícil de encontrar , ainda mais sendo longa , mas existe tb .

    Mas na realidade é vc que tem que decidir , eu sugiro a vc andar nas duas , ou melhor experimentar em andar numa com motor OM364 e depois numa com motor 14B , TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VC NEM VAI QUERER LEMBRAR DE QUE ANDOU NA COM MOTOR OM364 , a DIFERENÇA É MUITO GRANDE .

    E para que vc quer ficar guardando dinheiro em baixo do colchão ? Para SE UM DIA o motor 14B der defeito e ficar mais caro do que se fosse o motor OM364 ?

    VALERIANO , vc é novo só tem 27 anos , não sei a maneira de vc andar , mas eu com 55 anos sou pé pesado apesar de estar já meio velho , mas sou FÃ dos motores a díesel moderno de alto desempenho , ainda mais um 14B ( TOYOTA ), retomadas excelentes e rápidas nas ultrapassagens= mais segurança .

    OBS : EM HIPÓTESE NENHUMA ESTOU DIZENDO QUE O MOTOR MB OM 364 SEJA RUIM NÃO ESQUEÇAM DISTO .

    ABRAÇÃO COM MUITA CONFUSÃO EM SUA CABEÇA .
    4X4 Brasil

  • #3
    om 364,bom motor,com turbina nem se fala,com cambio de 5 marcha otimo para estrada com o tempo vc se acostuma com o barulho,lento na subida,lerdo na cidade.
    14b,otimo na estrada,sem barulho,rapido na ultrapassagem,tenho a 3 anos e ainda nao gastei nada,apenas manutençao de rotina,bom na cidade.com intercoler e turbo fica fora do comun,uma coisa descomunhal,otimo na estrada,cada saida uma multa,tenho foto da frente e da traseira e o ano apenas começou,cansei das multas,encostei e comprei um om 314,para acalmar os nervos,agora nao passo dos 70 na estrada e na cidade ando a 50 receita do gerente do banco,so uso o 14b apenas em viagem e a mulher dirigindo,a pontuação da carteira esta alta nao posso correr risco
    ande nas 2 configurações,e decida,eu optei pelo 14b.

  • #4
    Usuário Avatar de bruno_
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    Guilhermeabreu depois desse comentario fico mais comtente de saber que fis a escolha certa,coloquei um 14b na f75 com 5m mao esta pronta ainda mas ja da pra sentir que ficara otimo.
    Confira e participe de todos os preparativos para o 3º Encontro Nacional de Rural e F75/F85 no link abaixo
    http://www.ruralef75.com.br/

  • #5
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    Guilherme, excelente seu comentário.
    Eu também coloquei um motor MWM 2.8 no meu CJ5 e é um Senhor Motor.
    Esses motores a diesel de alta rotação são excelentes.
    Mesmo que a manutenção seja mais cara, a quebra é tão difícil de ocorrer que vale cada centavo.
    Além disso, se a manutenção preventiva estiver em dia, com troca de óleo e filtro a cada 5 mil Km, o motor vai rodar por anos sem quebrar.
    Eu aconselho a comprar o 14B.
    Boa sorte.
    4X4 Brasil

  • #6
    o 14b é um ótimo motor, agüenta esforços bastante severos, mas eu gosto mto de mercedes-benz, que é outra referência de qualidade em motores a diesel... a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...

  • #7
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...
    O 14B não chegou a ser fabricado no Brasil, pelo que sei.

  • #8
    Usuário Avatar de valeriano
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    o 14b é um ótimo motor, agüenta esforços bastante severos, mas eu gosto mto de mercedes-benz, que é outra referência de qualidade em motores a diesel... a propósito: o 14b ainda é produzido numa versão 4.0 TURBO usada no ônibus coaster, que embora tenha 4 válvulas por cilindro ainda é ohv...
    O OM364 também é fabricado até hoje. Os caminhões MB710 usam este motor.
    Band longa 92 (Maria)

  • #9
    Citação Postado originalmente por valeriano Ver Post
    O OM364 também é fabricado até hoje. Os caminhões MB710 usam este motor.
    lembra que uma das alegações para tirar o bandeirante de linha foi quanto à emissão de poluentes? bem que a toyota poderia ter voltado a oferecer o bandeirante com motor mercedes-benz ao invés de tirá-lo de linha, ou mesmo importar o motor do coaster ou o da hilux...

  • #10
    Tive uma BAND com o OM314 , é de manutenção barata e lerdo e muito resistente , o OM364 é um BAITA de um motor , de manutenção baixíssima muito durável e confiável , MAS DE CONCEPÇÃO ANTIGA DE BAIXO GIRO , PESADÃO , MUITO BOM MAS UM POUCO LERDO TB , mas menos lerdo do que o OM314 .

    Concordo que eles realmente não são novos, mas também não se pode dizer que são de concepção antiga!

    Os motores Mercedes foram feitos para uso em caminhões, onde se prioriza o torque, ter alta potência em alta rotação de nada adianta para um bom caminhão! Vale lembrar que motores como Volvo e Scania não chegam a 3000 RPM, nem q queira!

    Também concordo que, para uso em cidades e afins, o ideal é o uso de motores de alta rotação, pois são mais silenciosos e econômicos. Mas para uso em trilhas travadas e locas de difícil acesso, o ideal ainda é usar motores de baixa rotação e durabilidade monstruosa.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #11

  • #12
    Usuário Avatar de valeriano
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    14B... sei não, heheheh.

    []'s
    Não entendi seu comentario Elmer...
    Qual a critica com o 14B?
    Band longa 92 (Maria)

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