Pessoal to eu aqui denovo com um problema na suspenção!!!!
Para resumir a historia,precisei trocar o chassis da minha Rural mas aproveitei toda a parte mecânica.Só que o antigo proprietario da Rural trocou de lugar os suportes dos feixes de mola e arqueou as mesmas para conseguir uma boa altura para ela.Ele encurtou a distancia entre os suportes que vao os jumelos e os das silenciosas.Só que agora que estou com outro chassis que esta com os suportes nos lugares originais, meus jumelos estao flexionados para o lado errado,isto é,o jumelo dianteiro esta flexionado para tras e o traseiro para frente.Gostaria de saber do pessoal o que devo fazer nesta situação?Se troco os suportes de lugar,se tento desarquear as molas(nem sei se existe essa palavra),ou se tenho que trocar de molas?Lembrando que eu gostaria que a Rural mantese uma boa altura!!!!
Conto com a ajuda de vocês....
Pessoal to eu aqui denovo com um problema na suspenção!!!!
Para resumir a historia,precisei trocar o chassis da minha Rural mas aproveitei toda a parte mecânica.Só que o antigo proprietario da Rural trocou de lugar os suportes dos feixes de mola e arqueou as mesmas para conseguir uma boa altura para ela.Ele encurtou a distancia entre os suportes que vao os jumelos e os das silenciosas.Só que agora que estou com outro chassis que esta com os suportes nos lugares originais, meus jumelos estao flexionados para o lado errado,isto é,o jumelo dianteiro esta flexionado para tras e o traseiro para frente.Gostaria de saber do pessoal o que devo fazer nesta situação?Se troco os suportes de lugar,se tento desarquear as molas(nem sei se existe essa palavra),ou se tenho que trocar de molas?Lembrando que eu gostaria que a Rural mantese uma boa altura!!!!
Conto com a ajuda de vocês....
Eai rapa!! Quanto tempo...
Acho que voce vai ter que primeiramente trocar os jumelos... Se nao adiantar trocar as molas!! Ou pode reposicionar os suportes e pintar o chassi de novo...
Ta feio o negocio....
[]´s achadores.....
O loiro disse tudo. Antes de qualquer coisa opta por trocar os jumeos por uns maiores, pois embora as molas estejam mais curtas pela nova curvatura, os jumelos podem evitar cortes e soldas no chassis. Porém se os eixos ficarem fora de posição (mais pra trás ou pra frente), então troca os feixes ou troca os pontos de fixação...
Cara, vou te falar a verdade, as molas originais já são ruins no arqueado original, do jeito que as suas estão ela vão quebrar o tempo todo. Acho que vc tem duas alternativas:
1°Se quiser mander as molas originais mas quer mais altura:
Volta os suportes em seus lugares originais deixe as molar com arqueamento oiginal, e aumenta os calços da carroceria.
Spoar com as molas originais.
2° Trocar as molas por molas do Toyota Bandeirantes.
Na minha humilde opinião a segunda alternativa é melhor, mas mais cara.
Cara, vou te falar a verdade, as molas originais já são ruins no arqueado original, do jeito que as suas estão ela vão quebrar o tempo todo. Acho que vc tem duas alternativas:
1°Se quiser mander as molas originais mas quer mais altura:
Volta os suportes em seus lugares originais deixe as molar com arqueamento oiginal, e aumenta os calços da carroceria.
Spoar com as molas originais.
2° Trocar as molas por molas do Toyota Bandeirantes.
Na minha humilde opinião a segunda alternativa é melhor, mas mais cara.
O Adrio mi falo a um tempo que a 2 opçao vai ser executada no futuro mas no momento sera as originais!
Foi importante o que o Dalmo falo! Elas arqueadas assim sao um perigo! Procura trocar os jumelos e as molas!!
[]´s
Pois é acabei tirando umas férias...férias de Rural,de Forum...emfim de tudo!!!!Mas agora mal volto e os pepinos começam a surgir.Hehehehehehhe.
Valeu pelas dicas pessoal!!!!!
Mas só pra ver se entendi....Deixo os suportes de mola nos lugares originais,troco as molas por outras com a curvatura original.
Para aumentar a altura coloco calços de carroceria maiores e jumelos maiores.
Quanto aos jumelos, qual o tamanho maximo limite que posso usar na traseira e na dianteira????
Adrio, se for usar as molas originais, manda "desarquea-las", ou seja , voltar com elas ao arqueamento original. Depois disso, vc tira os suportes das molas que tiveram seus lugares alterados, e coloca eles na posição original. Agora vc estará com a suspensão original, para aumentar a altura, para colocar pneuzões, etc, coloca calços da carroceria maiores. Na minha F-75 eu coloquei calços com 60m/m de altura.
Então os supoetes das molas tem que voltar para a posição que eles vem originalmente, de fábrica.
As molas não precisam ser trocadas, mas "desarqueadas" para voltar a curvatura original.
Com os calços da carroceria vc já vai ganhar uma boa altura.
Jumelos maiores não são uma boa idéia. Tem muitos tópicos aqui no fórum que tratam do assunto dos jumelos maiores, dá uma pesquisada que vc vai desistir deles.
Pois é acabei tirando umas férias...férias de Rural,de Forum...emfim de tudo!!!!Mas agora mal volto e os pepinos começam a surgir.Hehehehehehhe.
Valeu pelas dicas pessoal!!!!!
Mas só pra ver se entendi....Deixo os suportes de mola nos lugares originais,troco as molas por outras com a curvatura original.
Para aumentar a altura coloco calços de carroceria maiores e jumelos maiores.
Quanto aos jumelos, qual o tamanho maximo limite que posso usar na traseira e na dianteira????
O pessoal nao deve estar entendendo a situaçao que esse chassi é diferente dos que estavam com as molas!
O que o Dalmo falou é importante!! Se der pra desarquear as molas faça isso e troque de jumelos!!
Vai usa rno misto certo??? Jumelso articulados!! Jumelo alto, segundo Expert's (nao os de mensagem,hehehe) aqui do forum, nao presta!!!!
Use calços maiores e jumelos articulados para manter o SPUA, ja que o uso é misto! Se for diferente, SPOA ai a coisa muda e os gastos sao outros.
[]´s
acho que SPOA é a melhor solução...as molas ficam quase retas ....
É que o meu uso pra ela é bem mais on road do que off road,pra ser sincero por mais que pareça loucura ela é meu unico carro atualmente e não gostaria de perder estabilidade adotando um SPOA.
Já estou providenciando as molas e os calços de 2".Agora gostaria de saber se com pneus 235/75/15 na trazeira e 225/70/15 na dianteira isso não vai pegar na lata( especificamente o paralama trazeiro).Lembrando que meu jumelo tem 7 cm de eixo a eixo na dianteira e + ou - 9,5 cm de eixo a eixo na trazeira.E tambem se posso trocar estes jumelos por maiores?
Adrio, eu sou um ignorante com medida de pneus. O que posso te dizer é que eu uso Fate 7.50x16 , e com as molas do Toyota Bandeirantes eles ficaram até pequenos.