E aí Luciano, tudo tranqüilo? Seguinte, as molas dianteiras das Tou Band são todas iguais, tanto nas Pick-Up quanto nos Jipes. A diferença está nas molas traseiras, o Jipe curto e o longo usam a mola traseira do mesmo comprimento, mas o furo do pino guia(do eixo) é diferente, e a Pick Up usa as molas traseiras mais longas e com mais laminas.
Os Kits de molas Toyota para o Cj5 usa quatro molas dianteiras. Já o Kit para a rural e F-75 usam as molas dianteiras para a dianteira da Rural/F-75 e as traseiras são de algum dos modelos de molas traseiras da linha Bandeirantes(não sei qual).
No Cj5 usam quatro molas dianteiras porque não cabe molas mais longas na parte traseira do chassis dele.
Se alguém estiver disposto a vir aqui em casa olhar as molas que eu coloquei na frente da minha camionete, eu estou a disposição. Aí podemos medir as poucas peças especiais para que estas sejam feitas pelo dono do jeep afim de diminuir o custo da adaptação.
DAlmo, obrigado pela dica, to na fase de anotações e posterioremente de compra das peças, agora o motor diesel é que ta me tirando o sono, pois to na maior duvida quanto a qual motor e principalemtne pelo preço do bichinho, mas vamos em frente, abraços meu amigo.
Meu ilustre, procure um posto de molas, e leve pronto esse projeto: feixes dianteiro do JeepToy Band e traseiro o da L-200, com jumelos de mercedes, quase plug-in-play, com preço em torno de R$ 1500,00 já colocados; vale à pena comprar colocado, pois altera-se apenas a furação e a economia que se fará é de palito, sem contar com a garantia para possíveis correções.Um grande abraço.
Luciano, eu montei um Maxion 2.5 para colocá-lo na minha F-75, poesteriormente eu acabei conseguindo comprar um MWM Sprint 4 cilindros novo, então resolví usar o MWM, mas eu acho o Maxion 2.5 um motorzão. Não é tão resistente quanto um MWm, mas é muito mais barato, de rendimento muito similar e com o custo de manutenção mais baixo que os outros. Se conseguir um Maxion por um bom preço vai nele.
Pessoal to eu aqui denovo com um problema na suspenção!!!!
Para resumir a historia,precisei trocar o chassis da minha Rural mas aproveitei toda a parte mecânica.Só que o antigo proprietario da Rural trocou de lugar os suportes dos feixes de mola e arqueou as mesmas para conseguir uma boa altura para ela.Ele encurtou a distancia entre os suportes que vao os jumelos e os das silenciosas.Só que agora que estou com outro chassis que esta com os suportes nos lugares originais, meus jumelos estao flexionados para o lado errado,isto é,o jumelo dianteiro esta flexionado para tras e o traseiro para frente.Gostaria de saber do pessoal o que devo fazer nesta situação?Se troco os suportes de lugar,se tento desarquear as molas(nem sei se existe essa palavra),ou se tenho que trocar de molas?Lembrando que eu gostaria que a Rural mantese uma boa altura!!!!
Conto com a ajuda de vocês....
Caro athos, não gaste tempo e nem rasgue dinheiro, troque o feixe de molas.
mancha
Pessoal a minha pick-up nova (f-75 1963 cabine dupla) ta com as molas retinhas, e tenho um amigo que tem uma máquina velha pra arquear as molas.
Eu poderia arquear um pouco as molas pra não precisar comprar outras agora? seria apenas um quebra-galho porque a máquina dele se regula "no olho" e eu não posso comprar molas novas agora.
Obs.: Será uma pick-up urbana e de acordo com vcs mesmo vou comprar os amortecedores trazeiros da ranger 97. Mas quero uma pick-up alta
amigos, tenho uma rural spoada com a olas originais quase retas. a altura é brutal e o conforto é medio, ela pula um pouco mas é muito estavel. estou querendo trocar por molas de landau para ficar um pouco mais macio
Pessoal a minha pick-up nova (f-75 1963 cabine dupla) ta com as molas retinhas, e tenho um amigo que tem uma máquina velha pra arquear as molas.
Eu poderia arquear um pouco as molas pra não precisar comprar outras agora? seria apenas um quebra-galho porque a máquina dele se regula "no olho" e eu não posso comprar molas novas agora.
Obs.: Será uma pick-up urbana e de acordo com vcs mesmo vou comprar os amortecedores trazeiros da ranger 97. Mas quero uma pick-up alta
grato
ôpa!
Blz Rohde?
Cara, arquear mola é um troço passível de discussão e dor de cabeça, pois dependendo do tempo de trabalho da mola ela não segura o novo arqueamento. O moleiro arqueia, monta o feixe no carro e depois de 2 ou 3 dias o feixe está na mesma posição novamente. E lá se foi a grana da mão de obra e não adianta reclamar, pq este serviço não é passível de garantia. Se for fazer em casa no olhômetro, então nem vou comentar... Depois de uma semana o carro está todo torto com cada mola numa altura diferente e aí sim vc corre riscos de acidente. Se for o caso, então deixe como está.
Se for para arquear, troque a mola mestra (que tem os olhais) e segundo feixe (que fica por vaixo da mestra e arredonda as pontas por cima da mestra) pelo menos.
Mas ainda te digo que vale apena desmontar os feixes para analisar o estado, limpar, engraxar, montar com as molas novas que falei acima e instalar no carro com buchas novas.
Para deixar o carro alto, serve a dica dos colegas aqui de usar jumelos articulados e calço de carroceria. Fazer SPOA é complicado por quê envolve geometria dos eixos e direção, sem falar da nova angulação de cardã. P´ra usar no dia-a-dia não presta.
Pode-se pensar também em pneus acima da medida 235/80...
amigos, tenho uma rural spoada com a olas originais quase retas. a altura é brutal e o conforto é medio, ela pula um pouco mas é muito estavel. estou querendo trocar por molas de landau para ficar um pouco mais macio
Blz "O Cara"?
Essa das molas do landau eu nunca escutei falar. Não esquece de levar em consideração o peso total que cada mola suporta, comprimento e largura. Se for para dar trabalho na hora de montar o conjunto, então faça como muitos e que está registrado neste tópico: compre o kit pronto da Toyota para a Rural. Já vi pessoalmente este conjunto instalado e quem tem diz que é macio e mais firme que o original, melhorando na estabilidade.
Essa das molas do landau eu nunca escutei falar. Não esquece de levar em consideração o peso total que cada mola suporta, comprimento e largura. Se for para dar trabalho na hora de montar o conjunto, então faça como muitos e que está registrado neste tópico: compre o kit pronto da Toyota para a Rural. Já vi pessoalmente este conjunto instalado e quem tem diz que é macio e mais firme que o original, melhorando na estabilidade.
[]´s!
Amigo Fabio
O meu mecanico tb me disse que as molas da toyota é a melhor, ja tem o conjunto pronto e é so instalar. Mas este mesmo mecanico colocou as molas de landau na dele, muito mais barato, confortavel e a camioneta ficou muito boa, confortavel , barata e segura. Claro, que ele fez para ele, com todos os cuidados de quem faz para si proprio, mas ele me disse que encontrando as molas ele faria igual na minha. tb nunca tinha ouvido falar, mas gastou pouco R$100,00 o feixe e o resto é mão de obra. bem , é uma solução
um abraço