Postado originalmente por
Guanaquito
Buenas Sandro!
Por coincidencia, um outro colega do Fórum me perguntava algo similar, e aqui está o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...pinioes-3.html
Bem, vamos ao debate de 11 em cada 10 amantes do Caravanismo: o quê é melhor, Motor Home ou Trailer?
E a resposta é: aquele que melhor se adaptar as tuas necessidades, ambos são maravilhosos!
Na minha humilde opinião, MH é superior durante a viagem, por ser só um veiculo, sem problema de eventual pendulo e permitindo a circulação dentro dele (desde que esteja parado; em movimento é proibido e potencialmente perigoso!) sem sair no exterior (isto é um fato a considerar com chuva, vento ,neve ou tudo junto); já o Trailer, te permite chegar num Camping, deixar o mesmo tudo instalado, e sair com teu 4x4 percorrer as trilhas do teu agrado, e ao retornar, você tem tua casa" instalada, com banheiro e chuveiro, cama e demais, assim como no MH, más sem perder tempo em instalar tudo de novo.
Agora, esta é minha modesta opinião, e entendo que cada dono de MH e Trailer, vão defender duramente suas opiniões, más, afinal, como eu digo sempre, o quê que é melhor, Ford ou Chevrolet, Boeing ou Airbus, Grêmio ou Barcelona?... e por aí vai...tudo depende da perspectiva e paixão de cada hum.
E lembra, o torque de um veiculo diesel, geralmente é mais do que suficiente para rebocar qualquer Trailer, desde que, obviamente, respeitada a equação peso (do Trailer)-potencia (do rebocador); isto serve também para motores de ciclo Otto.
Grande abraço Sandro!
Posto YPF em Villa Mascardi, ao sul de Bariloche.
Se "clicar" na foto com o botão direito do "mouse" e mandar abrir numa outra janela, podemos ver a mesma maior, com mais detalhes.
Cholila, Provincia de Chubut, Argentina.
Mais uma de Cholila...
Dardo.