Amigos
Vou descrever aqui um pouco do que foi a minha viagem ao Nordeste no período de 28 de dezembro a 23 de janeiro de 2011, mais especificamente do Ceará ao Maranhão, e sempre que possível, pela praia. Minha intenção é que este registro sirva como auxílio aos futuros expedicionários da região. Nos tópicos seguintes postarei também os arquivos de GPS que gravei e os vídeos que fiz da viagem.
Considerando que fiz a viagem sozinho (apenas 1 carro) e com esposa e filhas pequenas, alguns cuidados eram necessários para que a viagem transcorresse com segurança. Vale lembrar ainda que não sou experiente em trilhas de 4x4 e tinha andado em areia apenas uma vez no trecho que fiz em 2010 entre Natal e Timbau do Sul. Meu carro é uma pickup L200 Triton completamente original.
Portanto, pesquisei muito na internet sobre o trajeto e conversei com pessoas que já haviam feito o mesmo passeio. Tive o GPS como um constante e importante companheiro de viagem, tanto é que cheguei a levar um GPS de reserva. Recebi muitas informações da turma off-road do Ceará, mais especificamente da “Rapaziada 4x4” que tem um tópico aqui no fórum. Além de me passarem informações e dicas, ainda me deram alguns tracklogs que foram muito importantes em todo o trajeto. Eles me levaram ainda para fazer uma trilha em Fortaleza, nos cataventos, quando então eu tive oportunidade de adquirir um pouco de experiência e verificar os limites de meu carro e os meus limites também. O que eu mais temia era ficar atolado no meio do nada ou então acontecer comigo o que sempre vemos em vídeos do youtube, quando o sujeito atola e seu carro é levado pelo mar.
Fui com cinta, pá, ferramentas e ainda instalei um rádio PY por recomendação da “Rapaziada 4x4”, já que na região o pessoal de 4x4 usa PY e não PX. Levei ainda dois GPS, notebook com mapas da região (mapsource e trackmaker), calibrador, celular com acesso a internet, inversor de voltagem veicular dentre outros apetrechos. Levei impresso também uma cópia das Tábuas da Maré por onde passaria. Pesquisei ainda na internet os locais onde o transito na praia é permitido e os locais onde não são. De qualquer forma, por onde passei havia sempre alguma placa identificando os trechos onde não era permitido o trânsito de veículos. Obedeci a todas estas placas e nem por isto minha viagem perdeu a graça. Sem contar que o que não faltava eram carros da polícia nestes locais, fazendo com que qualquer esquecido se lembre rapidamente que está transitando por local não permitido.
Na definição do trajeto, preferi fazer um número maior de paradas, de forma a que os trajetos que fossem percorridos fossem sempre curtos, o que me daria tranqüilidade e segurança, já que teria muito tempo para percorrê-los. Fora que são belos locais turísticos, propiciando diversão à família em cada estadia. Desta forma as férias não seriam somente minha e sim de toda a família. Em cada localidades reservei de 2 a 5 dias, dependendo do atrativo da localidade. Sendo assim, antecipadamente, fiz reservas nas seguintes localidades: Canoa Quebrada, Praia da Fontes, Fortaleza, Lagoinha, Jericoacoara, Camocim, Parnaíba, Barreirinhas e São Luis.
Meu planejamento inicial era ir de avião com a família no dia 28 de janeiro e mandar o carro de cegonha. Porém o transportador que tratei este trajeto cancelou o serviço no dia 25/12, quando entregaria o carro pra ele. Tive então de antecipar minha ida em dois dias e subir de carro já no dia 26 de dezembro, uma vez que são quase 2,4 mil km até lá. Somente a família foi de avião. A estrada até que estava boa, porém demasiadamente movimentada. Mesmo assim, dia 27/12 no final do dia eu já estava em Fortaleza para receber a família no dia 28 e ir direto para Canoa Quebrada, nossa primeira estadia.
Tinha ido a Canoa Quebrada pela última vez em 1995. Foram muitas mudanças. Hoje se tem uma estrutura melhor pra receber o turista em relação a que existia naquela época, mas em minha opinião perdeu um pouco do charme. Nas ruas por onde passei vi também muito lixo jogado, demonstrando a falta de educação dos turistas e moradores locais, bem como a provável ausência de estrutura do município na retirada deste lixo e na limpeza das ruas. Mas a praia continua linda como sempre. Ficamos nesta pousada http://www.hotelcanoaquebrada.com. Pousada confortável e recomendada pelo guia 4 rodas. Quartos amplos, novos e limpos. Se não tivesse tanto mosquito no café da manhã seria melhor ainda.
No dia 30/12, de Canoa fomos para praia das fontes onde passaríamos o réveillon. Fomos pela praia seguindo um dos tracklogs que conseguimos da Rapaziada 4x4. Porém, em determinado momento, a trilha entrava pras Dunas. Como percebi que a areia estava mais frouxa, não havia mais marcas de pneus no caminho e dado a minha falta de experiência, dei meia volta e fui pelo asfalto mesmo. Apesar de parecer frustrante, não foi. O passeio foi bacana e valeu a tentativa.
Na praia das fontes ficamos em um hotel bem bacana. Uma piscina enorme que a criançada não queria nem saber de praia. O site do hotel está fora do ar, mas da pra ver como ele é neste outro aqui http://www.sigibrasil.com/hotel_coliseum_port.html
Mesmo assim me aventurei por passeios nas praias, mas especificamente na lagoa de Uruaú. Vale o passeio tanto pela sua beleza quanto pelo trajeto. Fomos ainda por dunas até o alto das falésias de morro branco. Bem legal por sinal. Em 1995 lembrava de caminhar por entre pequenos corredores entre as falésias. Passados 16 anos estes corredores não são mais estreitos, pelo contrário. Segundo nos informaram no local, a chuva, o turismo e a retirada de areia colorida pelos artesãos tem alargado estes corredores. Mas nada que desaconselhe alguém a conhecer o local. Muito bonito também, principalmente em um fim de tarde ensolarado.
No dia 2 de janeiro, saímos da praia das fontes seguimos pra Fortaleza. Novamente tentei ir pela praia/trilhas. Seguimos por dunas até morro branco e depois de atravessar o asfalto o caminho seguia novamente por Dunas, porém estas, assim como as de Canoa, sem qualquer marca de trânsito de veículos. A areia foi afrouxando e junto dela eu também. Retornei e fui pelo asfalto. Como bom mineiro que sou, melhor prevenir do que remediar.
Chegamos em Fortaleza passando por Aquiraz. Neste pedaço o rádio PY, que até então estava silencioso, não ficava mais calado. Fui saber mais tarde que era a turma fazendo a trilha dos cataventos, bem próximo de onde estava. Em Fortaleza tive uma grata surpresa. A cidade, que já me fez ir ao Ceará por 4 vezes, está ainda mais bonita. Eu já era um fã de carteirinha desta cidade, e depois da viagem consegui inscrever minha mulher neste fã clube também. Ela que sempre gostou muito de Salvador, teve de tirar o chapéu pra Fortaleza. E estando com crianças em Fortaleza, não tem como não ir ao Beach Park. Portanto, dos 5 dias que fiquei por lá, 3 foram no Beach Park. Como eu já conhecia bem Fortaleza, não acho que perdi por não ter ido a outros locais. A alegria e divertimento das crianças valeram o sacrifício.
E quem for a Fortaleza, não deixe de fazer a trilha dos cataventos, de preferência com alguém da região que conheça bem o local. A trilha é muito boa e o pessoal da Rapaziada 4x4 também. Foram 3 a 4 horas de muita diversão. Só esta trilha já valeu a viagem de carro até lá. Recomendo.
Continua....