Reserva Eduardo Avaroa a Uyuni
Versão Imprimível
Reserva Eduardo Avaroa a Uyuni
Eu sei que tudo que é novo e diferente é muito bacana de conhecer...mas, nada é mais lindo que montanhas verdejantes!
21º dia – 17/01/2016 – Domingo
Córdoba – 0 Km
Dia de descanso??? Mais ou menos...
O Adriano e o Edmar chegaram tarde da noitada. Eu dormi bastante. Após acordar fiquei morcegueando até umas 10 h. Daí eu e a Beatriz resolvemos procurar um restaurante para comer uma autentica parrila. Pergunta daqui e dali e nada de achar um restaurante aberto. Entretanto achamos outra coisa que estávamos precisando, uma lavanderia. Ela não estava aberta, mas vimos um senhor lá dentro e resolvemos perguntar. Ele disse que se trouxéssemos logo a roupa poderia deixar tudo pronto até as 16 h. Voltamos ao hostel e no caminho achamos um delivery de comida que fazia uma parrila para entregar.
No hostel, pegamos nossas roupas e retornamos a lavandeira. Novamente de volta ao hostel, esperamos a nossa parrila chegar.
Não foi aqueeeela parrila que esperávamos, porém veio com quase tudo, até aquele intestino de boi que é ruim pra caramba. Ficamos meio satisfeitos, seria melhor uma parrila de verdade num restaurante.
Após o almoço saímos para bater perna eu, o Edmar, A Beatriz e o Adriano. Interessante dizer que a cidade no domingo é muito vazia, bem morta mesmo. Fomos em direção a todas as igrejas e prédios históricos que pudemos. Lá pelo fim da tarde o Adriano e o Edmar se separaram da gente e eu e a Beatriz gastamos a sola do sapato, andando, andando e tirando muitas fotos. Tinha cada igreja uma mais linda do q a outra. Infelizmente alguns museus estavam fechados. No final da tarde voltamos para o hostel para comer e nos arrumar para sair a noite.
O Adriano e o Edmar saíram e fomos passear de carro eu e a Beatriz. De noite Córdoba se transforma. Parece uma cidade de vampiros q se escondem durante o dia (calor de 36 graus) e acordam durante a noite. As ruas cheias de pessoas indo e vindo, bares lotados, praças com crianças brincando às 10 da noite. Até um ateliê de pintura para crianças tinha em uma praça. Muito diferente de tudo o que eu já tinha visto na vida.
Era meia noite e meia quando voltamos ao hotel e o movimento era intenso de pessoas e de carros.
Fomos dormir para viajar cedo no dia seguinte e nos despedirmos de mais um integrante da nossa expedição. O Adriano ia ficar em Córdoba mais uns dias.
22º dia – 18/01/2016 – Segunda feira
Córdoba a Quarai – RS – Brasil – 890 Km
Acordamos cedo, arrumamos as coisas no carro e saímos cedo. Antes da saída a despedida de nosso colega de 20 dias de expedição. Uma despedida emocionada, embalada pelas lembranças das alegrias e perrengues da viagem.
Deste trecho em si não há muito a relatar. Decidimos cortar caminho pelo Uruguai e ir dormir em Quarai – RS Brasil.
Como sempre muitas retas nas estradas argentinas. Demos uma parada em Santa fé para comprar uns vinhos em um Walmart de lá. Eu me arrependi, pois o preço dos vinhos lá eram mais caros dos que eu tinha visto em Salta. Depois disso Passamos pelo túnel subfluvial, que como o nome diz, passa por baixo do Rio Paraná entre as cidades de Santa Fé e Paraná.
Chegamos na aduana entre a Argentina e Uruguai já no final da tarde. A passagem foi muito rápida e não houve revista alguma. Seguimos pelos pampas uruguaios com o só se pondo atrás de nós. Chegamos a Quaraí em torno de 22 h. Nos instalamos no hotel Fenic, o mesmo que dormi em minha viagem para a Carretera Austral em 2013/14.
Antes de dormir, só para matar a saudade, fomos saborear um autêntico espeto corrido em uma churrascaria que ficava aberta até as 24 h bem em frente ao hotel.
23º dia – 19/01/2016 – terça feira
Quaraí – RS a Palhoça – SC – 1050 Km (pauleiiiiira)
Dia somente de estradão sem muito a relatar. A estrada de Quaraí a Porto Alegre é toda de pista simples e está em bom estado. De Porto Alegre em diante tem a Freway e a BR 101 todas duplicadas e triplicadas. A BR 101 tem pequenos trechos ainda para serem terminados e q estão em pista simples.
Chegamos bem tarde a Palhoça e ai me lembrei que não tinha o novo endereço de minha irmã e achei que o local para onde ela tinha se mudado recentemente era outro. Como meu celular estava com problemas foi difícil a comunicação. Enfim o Édio, meu cunhado e a Lorene, minha irmã, vieram nos encontrar e os seguimos até seu apartamento. Batemos muito papo, fizemos um miojo e fomos dormir.
24º dia – 20/01/2016 – quarta feira
Palhoça – Praia da Pinheira de cima – Ponta Grossa – Curitiba – 595 Km
Pela manhã decidimos que iríamos salgar o couro no mar. Afinal estávamos tão perto da praia, por que não dar um pulinho???
Fomos até a praia de Pinheira de Cima a 35 km da casa de minha irmã. Chegamos lá, deixamos o carro no estacionamento e fomos até a praia. Ficamos mais ou menos uma hora apenas, eu estava louco para chegar finalmente em casa.
Da entrada da 101 até Ponta Grossa só pista dupla quase sem defeitos e sem nada a relatar. Apenas demos uma parada em minha casa para já descarregar alguma coisa e seguir até PG mais leves.
Chegamos em Ponta Grossa as 19:15 h mais ou menos. A mãe da Beatriz nos esperava com uma bela janta. Depois da janta fechamos as contas do combustível, batemos mais um papo e finalmente eu me despedi de meus novos amigos com um grande abraço.
Vai ficar a saudade, a lembrança dos bons e maus momentos que passamos em 24 dias de viagem.
Retornei finalmente para minha casa e cheguei as 22 mais ou menos. Nem descarreguei o carro. Tomei um belo banho, tomei dois dorflex e dormi até as 10 do outro dia.
Chegando ao hotel de sal e Uyuni.
Mais fotos do Uyuni.
Aproveitou e trouxe um pouco desse sal?? Ele tem mais minerais que o sal comum refinado.
Cara viagem simplesmente espetacular, nos seus relatos , parece que estavamos junto a vocês. .
só alimenta a vontade e o sonho de quem ainda não foi..
Abraço
Babando aqui de novo nas imagens, estão show Marcelo
:palmas::palmas:
Marcelo
Parabéns, linda viagem e fotos. :concordo:
Abs
Valeu Jeison,
A viagem foi ótima mesmo, porém no futuro vou colocar mais dias de exploração dos lugares. Desta vez eu realmente vi que foi muito rally.
Abç.
Valeu colega,
Esta semana eu quero ver se acabo de colocar as fotos.
Abç.