Caro Andarilho, recentemente alguns amigos cruzaram a Colômbia de carro, moto e ônibus. Todos gostaram muito do país. Minha irmã também.
Tenho o prazer de fazer algumas viagens de fim de semana a Ubatuba com jovens colombianos que estão fazendo pós-graduação na USP e são orientados da minha esposa. Todos sabem dos problemas que afetam seu país e falam com muito orgulho da forma como têm lutado para reverter essa situação. Existem rincões perigosos (como aqui), mas grande parte da Colômbia está liberada e muito bem vigiada.
Acredite, eles se assustaram com a violência da nossa cidade, já foram assaltados algumas vezes indo à pé da USP para a casa alugada no Butantã. Esse assalto banal à mão armada não é tão frequente em muitos países vizinhos, até no Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia. A violência na Venezuela infelizmente está mais próxima da nossa realidade.
Não digo que vivem no Paraíso, mas nossa situação não é muito diferente. Podemos viajar lá da mesma maneira que viajamos aqui, procurando evitar zonas de risco. Se assaltos e risco de vida fazem parte de nossa realidade, não vou deixar de viver como gosto. Posso até morrer mais cedo por isso

Riscos fazem parte de qualquer viagem aqui na América Latina, inclusive no Chile. De carro então, nem se fala. Sozinho e levando crianças de 6 e 9 anos anos de idade então? Muitos acham que sou louco de ir nessa situação a Ushuaia, depois ao NOA, Atacama, Carretera Austral, inverno nos Andes e logo mais, se Deus quiser, Peru e Bolívia. Já passamos sustos, vimos acidentes, tentaram nos enrolar, etc., etc...
Mas isso para mim é curtir a vida, administrar seus riscos, viver emoções e transmitir a realidade de nossos países irmãos a meus filhos.
Já tive também a chance de fazer uma grande viagem dessas nos EUA, onde tudo é muito mais organizado. Curtimos bastante, vimos parques nacionais maravilhosos. Mas se perguntar para mim e a meus filhos, hoje adolescentes, se querem voltar para os EUA ou ir de carro à Colômbia, não tenho a menor dúvida que iremos à Colômbia.
Respeito suas opiniões, mas entenda que quando alguém apresenta um país ou um relato de viagem não está querendo enganar ninguém. Viajar de carro já é, estatisticamente, uma loucura quando comparado a outros meio de transporte. Comodidade e segurança é ir para a Finlândia de avião.
Abraços