acredito que um 4x2(não necessariamente um 4x4 andando em 4x2) pode ir em todo lugar que o 4x4 vai... já ví corsa, gol e celta andando em dunas em jericoacoara que só acreditei porque ví...
Mas aí vem o problema da segurança...comovocê mesmo falou, derrapou algumas vezes, e uma dessas vezes poderia ter sido a última
Você pode tentar e até conseguir escalar uma montanha só de bermuda e chinelo...
No meu caso, sempre possui carro 4x2(logus, Vectra, e etc) e depois que conheci o que é andar num 4x4(meu primeiro foi uma Tracker 2001 TD) acredito que não volto pra 4x2 nunca mais, e atualmente nem volto mesmo porque a Prado não tem a opção de 4x2.
Mas concordo com você que, com cuidado e de preferência em grupo, dá pra passear bastante pelo litoral(que é o que curto mais) ou outras trilhas com um carro 4x2 ou em 4x2.
Valeu

Responder com Citação
Aí eu acelerei normal para sair (até ai estava parado, esperando os carrinhos pequenos encostarem). Poisé, quando acelerei, ela foi normal, mas no topo do morro ela começou jogar traseira e patinar...lembro que chegou a ficar paradinha e as rodas patinando. Aí meu amigo, foi so puxar a alavanca de tração e partir pro abraço! Só sei que se ela não fosse 4x2 eu tinha me fudido naquele dia, já que se patinasse, tinha que voltar, e atras de mim tinha mais uns 3 ou 4 carros, tudo engarrafado, e todos patinando!!