Powered by vBulletin

[MWM 2.8 TCE] Falha P0299 - "Turbo Underboost"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/11/2011, 23:15
    Lucas Nassif
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Bom regular a haste da turbina você já deve ter regulado.

Não mexi na WG, que eu saiba tá na regulagem original.

Citação:

Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Esse motor tem alguma valvula na admissão?

Hein?! Como assim?

Citação:

Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    Lucas,

Por pura sapeação no assunto (mal sei trocar um pneu :rolleyes: ), a turbina responde do resultado rotação do motor + combustivel injetado. Como em teoria, a parte do ar esta 100%, alguma chance dos (bicos/bba alim/ECU) negar fogo justamente nesta situação?

Na oficina onde meu CJ5 está reformando, os Marruá`s das mineradoras fazem revisão. Já vi uma porrada de MWM com bico ruim e bomba ruim, o sintoma é totalmente diferente. O carro falha demais, custa pra pegar (de manhã só pega com WD40) não acelera, etc...

Acho que não seria o caso, tanto é que se fosse isso o scanner acusaria...

Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Eu procuraria alguma oscilação de pressão no sensor. O scanner não consegue mostrar isso. Teria que usar um osciloscópio...

Se isso for problema no sensor, ao substituí-lo o problema seria sanado. Ou tô viajando? :parede:

Citação:

Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Lucas, sempre acontece da mesma forma do video? ela acende nas 2500, quando diminui a rpm ela apaga, e sem carga chega nos 3000 normal mas se tu dimunir de novo pra 2500 rpm ela acende e apaga de novo quando diminui a rpm? fica nisso acendendo e apagando? tem como tu testar ela nas outras marchas numa subida a 2500 pra ver se ela acende? essas peças que tu colocou foram as originais MWM ou de outras ?

A velocidade máxima que eu consigo no carro é a que ele chega de 5a marcha a 2400 RPM. Atualmente com os 37", nesta rotação eu estou por volta dos 90/95km/h. Se eu quiser andar mais que isso, tipo a 120km/h, não tem como. O motor ultrapassa os 2500 RPM e começa a cortar.

Quando a luz acende, se eu tirar o pé, a luz não apaga mais. Daí tenho que desligar e ligar o motor novamente. Se na hora que ela acender, eu aliviar um pouco no acelerador, quando a pressão baixar de 1kg a luz apaga sozinha e volta ao normal.

No vídeo que postei eu estava tentando andar a mais de 2500 RPM, e pelo que você viu, a luz não parava de acender.

Os sensores que substituí são todos originais MWM.

Citação:

Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala Lucas:
    Me esclareça algumas dúvidas;
    1-Voce trocou toda a ECU(módulo), por um "fabricado" pela Reiko, ou, como imagino, "chipou" a ECU original? Pois como falou acima, o problema apreceu antes do "up grade" na ECU.

Sergio,

eu tenho 2 módulos desse motor, 1 deles veio no Marruá com a programação original, o outro eu ganhei e mandei pra Reiko. Atualmente ando com os 2 módulos no carro, porém com o chicote ligado na reiko. Se acontecer de pifar, na hora mesmo eu troco pro original.

Antes de eu mandar o módulo pra Reiko, o problema já tinha aparecido no módulo original.

Citação:

2- Onde fica exatamente, o sensor de pressão do turbo,no coletor de admissão, ou outro local, da linha de pressurização?

Fica na entrada do coletor, vide foto em anexo. Na foto não aparece pois não tinha instalado ainda, mas a mangueira do manômetro de pressão está ao lado do sensor.

Citação:

3- Como é a ligação(transdutor de pressão), entre o sensor de pressão e a ECU, se é que o sinal vai diretamente a ECU, ou para outro ponto(alguma válvula, como esta tal moduladora, que não deve ser nada mais que uma solenoide 2/3 VIAS)?
    Este sintoma, nos leva a imaginar que o "pressostato" do sistema, (dentro ou fora da ECU), pode estar com defeito de leitura, nesta faixa de pressão( se é que isso é possivel), fazendo "sumir" o sinal de pressão para a ECU, nesta faixa, e ela por sua vez, entende que não tendo pressão, não é para injetar combustível. E isso pode ter vindo defeituoso de fábrica.
    Da uma atenção nas conexões, de todos os tipos, que fazem a ligação SENSOR DE PRESSÂO/ECU, e a entrada do "sinal de pressão da admissão" na ECU. Tenta ver se alguem te consegue o ou os esquemas eletricos do sistema de injeção do motor.
    Baseado nos seus relatos, sinceramente não vejo possibilidade de problemas "mecanicos"( do tipo mangueiras rachadas, carcaças quebradas, furos, etc.), senão, voce não teria picos de pressão de 1.7 Kg, a não ser(por isso que pergunto lá atrás, onde está instalado o sensor de pressão), que a pressão seja "lida" antes do coletor de admissão, e entre ele(coletor) e a fonte depressão(turbina), tenha algum estragulamento( entupimento, ou coisa que o valha.
    Abraço
    Sérgio

Pô, agora você me apertou sem abraçar! :lol:

Sou um jumento em se tratanto de parte elétrica/eletrônica. :parede:

Hoje estava indo pra BH e escutei um assovio no motor, quando cheguei na faculdade vi que a mangueira que sai da turbina estava com um rasgo de uns 2cm. Voltei 45km pela BR, normalmente, apenas com a pressão máxima reduzida pra 1kg, e a luz não acendeu hora nenhuma. :confused:

Amanhã vou providenciar outro mangote desse e substituir...

Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Existe um possibilidade remota de alguma válvula de admissão não estar vedando e estar causando muita oscilação na pressão dentro do coletor de admissão e isso poderia incomodar o sensor de pressão.

O motor não apresentaria outros problemas?! De qualquer forma, torço pra que não seja isso!! :putz:

[]`s
  • 04/11/2011, 23:30
    Kim
    Lucas!

Vou mo chute agora.

Como está alinha de combustível?

Não estou adentrando nos filtros.

Experimentou retirar a linha e fazer a bomba funcionar, para saber se sai a quantia necessária de combustível, o fluxo!
    Depois mede a pressão!
  • 04/11/2011, 23:44
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Lucas!

Vou mo chute agora.

Como está alinha de combustível?

Não estou adentrando nos filtros.

Experimentou retirar a linha e fazer a bomba funcionar, para saber se sai a quantia necessária de combustível, o fluxo!
    Depois mede a pressão!

Kim,

mês passado mandei descer o tanque pra lavar, daí aproveitamos e conferimos as mangueiras, filtro, bomba de baixa, etc.
    O cara mediu a pressão e estava de acordo com a que a MWM manda.

[]`s
  • 04/11/2011, 23:51
    Kim
    Lucas, tive o seguinte problema no gol de meu sogro.

A bomba tinha pressão, mais quando precisava, não tinha fluxo.

Medindo, estava Ok, mais quando o motor precisava, o carro ficava fraco.

Havia um pedaço de plástico enroscado numa emenda (acho que era plástico da costura do tanque), então, quando a injeção abria os bicos, o plastico era pressionado e trancava.

Foram vários dias até descobrir isso.
  • 05/11/2011, 00:21
    SAPO-BOMBA
    Lucas Nassif, vou dar um pequeno "pitaco" por uma experiência que eu já observei antes: Limpa seu tanque de combustível, bota diesel novinho em folha e PULA o filtro de combustível... Sim, faz um bypass, ligando a mangueira que vem do tanque direto na alimentação, sem usar o filtro.

Faz o teste e me fala o que aconteceu...
  • 05/11/2011, 08:30
    Costalonga
    Se você não mexeu na haste da turbina pode ser ela.

Mas eu estou me referindo a alguma valvula na entrada da admissão, como nas L200, tipo essa que você mostrou na tua foto ae.
    Talvez pode ter algum vazamento ali, pequeno, mas que quando o motor precisa esse pouco faz diferença.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 05/11/2011, 12:28
    SAPO-BOMBA
    Por isso que eu pedi pra esse "bypassar" o filtro e aquele cabeçote do filtro... ligando direto do tanque pra alimentação da injeção. Já vi nego perder muito cabelo por causa disso, achei válido citar essa opção pra ele ver se resolve ( e descobre ) o problema.
  • 05/11/2011, 15:58
    Lucas Nassif
    5 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Hoje estava indo pra BH e escutei um assovio no motor, quando cheguei na faculdade vi que a mangueira que sai da turbina estava com um rasgo de uns 2cm. Voltei 45km pela BR, normalmente, apenas com a pressão máxima reduzida pra 1kg, e a luz não acendeu hora nenhuma. :confused:

Substituí os mangotes entre a turbina e o intercooler. Esses agora são de silicone, comprei em loja de preparação de carros turbo.

Aproveitei e fiz uma curva diferente da original, ficou melhor! O vazamento sumiu, o carro voltou a dar os 1,75kg de pressão, mas o problema continua.

Vindo embora, numa descida, coloquei 130km/h com o motor a 3.000 rpm. Mas assim que chegou na reta, o motor não aguentou manter essa velocidade e cortou.

Eliminei a hipótese de vazamento na tubulação.

Meu próximo passo é arrumar uma WG emprestada pra substituir, ou quem sabe uma turbina completa.

[]`s
  • 05/11/2011, 18:42
    Pablo RR
    Lucas, lendo um topico vi que voce explicou que o marrua trabalha com uma turbina com pressao superior a S-10, troller, e frontier com o mesmo motor... já tentou ver se o modulo da injeção para o marrua não é diferente, ou então o sensor que detecta essa pressão também não seria especifico?

Minha interpretação seria a seguinte: O sensor da S-10 foi feito para que aos 1,3kg enviasse informação (de excesso de pressão) para o modulo de S-10, que por sua vez, estaria programado pra cortar injeção caso o recebesse informação desse sensor, assim diminuindo a pressão. Já tentou andar sem o tal sensor?

Um modulo especifico pra Marrua ou um sensor teria que interpretar a informação de pressão acima de 1,3kg como 'normal' e continuar trabalhando normalmente...

Posso estar viajando... mas tentei ajudar.hehe
  • 05/11/2011, 20:38
    Lucas Nassif
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Pablo RR Ver Post
    Lucas, lendo um topico vi que voce explicou que o marrua trabalha com uma turbina com pressao superior a S-10, troller, e frontier com o mesmo motor... já tentou ver se o modulo da injeção para o marrua não é diferente, ou então o sensor que detecta essa pressão também não seria especifico?

Minha interpretação seria a seguinte: O sensor da S-10 foi feito para que aos 1,3kg enviasse informação (de excesso de pressão) para o modulo de S-10, que por sua vez, estaria programado pra cortar injeção caso o recebesse informação desse sensor, assim diminuindo a pressão. Já tentou andar sem o tal sensor?

Um modulo especifico pra Marrua ou um sensor teria que interpretar a informação de pressão acima de 1,3kg como 'normal' e continuar trabalhando normalmente...

Posso estar viajando... mas tentei ajudar.hehe

Pablo, o módulo que está no carro é original da Agrale. Na foto percebe-se que tá escrito "Marruá AM-200". Foi este módulo que mandei pra Reiko.

Ao meu ver o sensor é padrão tanto pro MWM S10/Frontier/Troller quanto pro MWM Agrale, pois ele só informa a pressão pra ECU. A zica se justificaria caso a própria ECU fosse da Frontier, por exemplo. E o problema seria maior acima de 1,3kg, imagina um módulo "preparado" pra receber pressão máx. de 1,2kg e recebesse 1,75kg!! :twisted:

Lembrei que tenho um chicote completo desse motor aqui em casa, de reserva, que peguei na época do "caveirão" (um outro marruá que tinha e que bateu o motor). Quem sabe não pego ele e troco p/ eliminar de vez (ou não né) a hipótese de chicote defeituoso... :rolleyes:

[]`s
  • 05/11/2011, 22:14
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Não mexi na WG, que eu saiba tá na regulagem original.

Hein?! Como assim?

Na oficina onde meu CJ5 está reformando, os Marruá`s das mineradoras fazem revisão. Já vi uma porrada de MWM com bico ruim e bomba ruim, o sintoma é totalmente diferente. O carro falha demais, custa pra pegar (de manhã só pega com WD40) não acelera, etc...

Acho que não seria o caso, tanto é que se fosse isso o scanner acusaria...

Se isso for problema no sensor, ao substituí-lo o problema seria sanado. Ou tô viajando? :parede:

A velocidade máxima que eu consigo no carro é a que ele chega de 5a marcha a 2400 RPM. Atualmente com os 37", nesta rotação eu estou por volta dos 90/95km/h. Se eu quiser andar mais que isso, tipo a 120km/h, não tem como. O motor ultrapassa os 2500 RPM e começa a cortar.

Quando a luz acende, se eu tirar o pé, a luz não apaga mais. Daí tenho que desligar e ligar o motor novamente. Se na hora que ela acender, eu aliviar um pouco no acelerador, quando a pressão baixar de 1kg a luz apaga sozinha e volta ao normal.

No vídeo que postei eu estava tentando andar a mais de 2500 RPM, e pelo que você viu, a luz não parava de acender.

Os sensores que substituí são todos originais MWM.

Sergio,

eu tenho 2 módulos desse motor, 1 deles veio no Marruá com a programação original, o outro eu ganhei e mandei pra Reiko. Atualmente ando com os 2 módulos no carro, porém com o chicote ligado na reiko. Se acontecer de pifar, na hora mesmo eu troco pro original.

Antes de eu mandar o módulo pra Reiko, o problema já tinha aparecido no módulo original.

Fica na entrada do coletor, vide foto em anexo. Na foto não aparece pois não tinha instalado ainda, mas a mangueira do manômetro de pressão está ao lado do sensor.

Pô, agora você me apertou sem abraçar! :lol:

Sou um jumento em se tratanto de parte elétrica/eletrônica. :parede:

O motor não apresentaria outros problemas?! De qualquer forma, torço pra que não seja isso!! :putz:

[]`s

Fala LUCAS;
    Veja, entendo que o problema é de ordem "eletro/eletronica", mesmo depois de voce relatar o "rasgo" no mangote. Veja se depois de substituir o mangote, o problema voltará a acontecer. Acredito que vai acontecer de novo. Aposto na ligação SENSOR DE PRESSÂO/ECU, ou outro sinal eletronico(de sensor), que pode interferir na injeção de combustível. Por exemplo( como não tenho experiencias com outors sistemas de injeção eletronica DIESEL), a DAKOTA DIESEL, tem, alem do sensor de posicionamento de agulha de injeção, que fica no primeiro "bico", o sensor de temperatura do combustivel, o sensor de pressão(MAP), etc, etc. Então, se qualquer um destes não estiver funcionando, ou o sinal deles não chegue à central de comando( a popular ECU), a injeção não funcionará a contento. É lógico, que, se uma ECU, recebe sinal, " dizendo" que tem pressão na admissão( oxigenio para queimar combustivel), "logicamente" ela irá mandar injetar combustivel pra ser queimado, mas se , pelo contrario, a ECU, não recebe sinal de pressão, ela não "mandará" combustivel pra ser queimado. Raciocinio SIMPLES, e lógico. Porém, temos os outros parâmetros( temperatura, rotação, carga,etc,etc.), que interferem, só que, a principio, NO SEU CASO, com base nos relatos, parece que eles estão "sendo interpretados" pela ECU.
    Veja a ligação entre o SENSOR DE PRESSÂO e a ECU(fios, conectores, plugs, e tudo mais).
    Abraço
    Sérgio
    Sérgio
  • 05/11/2011, 22:30
    Lucas Nassif
    Sergio,

após a substituição dos mangotes, o problema continua.

Hoje fui pra BH com o mangote rasgado, mal mal chegava a 1kg, e no trajeto todo (50km) a luz não acendeu NENHUMA VEZ. Na reta eu conseguia colocar 100km/h sem problemas, mas na subida não passava de 75km/h. Pé no talo, manômetro marcando 0.8kg e aquela barulhada de ar soprando no motor, e não cortava.

Bom, pelo fato do motor estar mais fraco, eu andei pisando mais, e foi relativamente tranquilo, sem o problema aparecer.

A turbina mandava a pressão normal, porém só chegava 0.8kg no SENSOR de pressão. Mesmo com a turbina soprando os 1,75kg máx, a ECU recebia informação de 0.8kg, correto? Por isso não cortou, pois o problema só aparece quando a ECU recebe informação de pressão a 1,3kg.

Se é assim eu vejo o seguinte, se a válvula moduladora estivesse com problema, o carro iria cortar do mesmo jeito, já que NA VÁLVULA a pressão seria igual a que a turbina manda. Ou não?

Com base nisso dá pra concluir alguma coisa a respeito do sensor de pressão/chicote?

[]`s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:53.