Realmente baixou muito óleo, mas havia necessidade real de fazer esse serviço? Como esse é o ganha pão dos mecânicos, eles SEMPRE terão a tendência de condenar o motor. Como regra geral nunca aceite abrir o motor sem antes passar por avaliação de mais outros mecânicos. Entenda que é quase situação médica, sempre busca uma segunda ou terceira opinião, pois a cirurgia no teu bolso será profunda.
Mecânico condenar motores bons é a coisa mais comum que vemos por aqui. E a grande maioria das vezes o problema é encontrado durante a desmontagem, daí como o serviço foi "aceito", eles seguem no processo de retificar o motor por completo e ignoram o real defeito. Infelizmente essa é uma classe muito desonesta em grande parte das vezes. Semana passada isso ocorreu com o forista Gleison, que comprou uma F1000, passou pela avaliação de um mecânico que deu o ok para compra. Daí levou em outro mecânico para fazer um serviço de ajuste de válvulas e esse queria condenar o motor pois dizia que estava soprando. O detalhe é que ele apenas colocou o dedo na saída de gases do bloco do motor, e como o dedo dele é um instrumento calibrado logo constatou que o motor precisava de retífica... Coisas assim são comuns.
Vale lembrar que a má fama dos Maxions HSD se deve por esse tipo de merdânico.
Para faltar óleo pode ter muitos fatores, como vazamentos ou até falha do mecânico que fez o serviço de troca de juntas do cabeçote. Eu não deixo ninguém tocar na minha F1000 exatamente por isso, por péssima qualidade de serviços para esse tipo de veículo.