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  • #1
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    Gleison, uma Ranger 4x2 não é ruim, uma vez que os rolamentos dianteiros são baratos e é uma picape mais leve que a 4x4. Porém, o sistema de embreagem com peças de plástico que te dão um prejuízo de 1100,00 de um dia para o outro não é nem um pouco legal de correr o risco. Isso ocorre em muitos veículos mais novos.

    Tem L200 também, o motor é mais franzino, mas se bem cuidado não te dá dores de cabeça. O conjunto mecânico da L200 é bastante durável, com exceção do motor.

    EM relação às F1000, as aspiradas não tem turbo, e as turbinadas originais só 90 em diante. as turbinadas originais são melhores que as turbinadas por fora, mas as turbinadas por fora podem andar mais que as turbinadas originais. Esse motor turbinado ou não, dura a mesma coisa. Não cai nessa que turbinar um 229 muito rodado vai acabar com ele pois isso não ocorre. É motor da era do ferro! O troço é superdimensionado para o trabalho pesado. É só trocar óleo e filtros a cada 10.000km, olhar nível da água e usar! Eu mesmo canso de esquecer de olhar isso tudo. Vez lá ou outra que abro o capô é olho a água. Normalmente só olho isso quando tenho que completar o reservatório do lavador do para-brisas. O nível do óleo, quando troquei, tinham uns 4 litros, de 10 que é o normal. Depois me lembrando, creio que nunca vi o nível do óleo nos 10.000km que andei! Tinha só isso pois tinha um baita vazamento de óleo que eu fui arrumar só na troca do óleo.

    As SR5 2.8 não compensa turbinar, pois se o cara começar a forçar ele, acaba quebrando o virabrequim. É muito durável pois é raquítico em potência. Mas andando com ela original o troço não se termina nunca.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
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    Edintruder, como voce disse, li muitas coisas boas sobre essas Ranger, que nao sao carros tao ruins quanto se fala, bastando para isso cuidado do proprietario ... falam que peça e manutencao dela que sai caro.
    Por outro lado, tambem tem gente que critica e muito a motorizacao 2.5, vi muito isso, inclusive aqui na regiao a fama negativa dela é forte.

    Pesquisei algumas coisas sobre as L200 tbm e vi a questao do superaquecimento que tava dando nos modelos antigos, mas descartei ela das opcoes.

    Entao quer dizer que as turbinadas antes de 90 nao sao originais ... huumm, achei que desde antes de 90 eram turbinadas de fabrica ... mas se ambas dao mais força ao motor e o mesmo aguenta o tranco de qualquer jeito, a opcao por uma ou outra a principio nao desmerecerá a qualidade mecanica do veiculo.

    Rapaz, oleo baixando mais da metade eu ja ia ficar com a pulga atras da orelha kkkk
    Pelo jeito e pelo que se fala do 229, só as trocas em dia de oleo e filtros e agua no nivel ja fazem o motor ter vida longa.

    O 229 requer atencao/manutencao mais apurada da bomba injetora e da turbina ou ambos tbm sao projetados na proporçao do motor e tambem aguentam o tranco?
    Aproveitando o gancho da BI, vi que tanto ela quanto os bicos tem o preço beeemmm salgado ... em um 229 de tantos anos, ha alguma recomendacao em sua manutencao? limpeza, regulagem de pressao?

    Como é um motor antigo, ao ver um desses, os sinais do desgaste de algumas peças/mangueiras conectados a ele pode indicar má manutenção?
    As vezes vejo uma fotos, dai nao sei nada ... parece que tem umas peças tipo enferrujadas, com sinas parecidos com oxidacao ... isso mostra a necessidade de troca?
    A titulo de exemplo, veja esse motor

    Vida Util Motores MWM-dscf3348.jpg

    essas peças com cara de enferrujadas indicam uma necessidade de troca das mesmas?

  • #3
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    Bem, na prática, se bateres chave no 229 frio e ele pegar de cara, o motor e conjunto de injeção estão bons. Uma fumaça azul com o motor frio é normal e não representa desgaste acentuado, como ocorre nos motores "moderninhos". A minha estava baixando óleo pois tinha uma mangueira do retorno da turbina botando muito óleo fora. Normalmente em 10.000km o meu X-10 baixa cerca de 3,5 litros. Um OM 614 de uma Bandeirante pode baixar 1 litro a cada 500km que é normal, e sem fumacear azul.

    Os bicos podem parecer caros, mas tem regulagem. Pior é que Ranger e sprint é só trocando bicos. A minha Femil mandei calibrar os bicos em 2010 e nunca mais mexi nisso. Se a bomba for em linha, o conjunto de injeção dura tanto quanto o motor. Só não coloca o diesel S-10 no tanque que isso termina com qualquer bomba mecânica!

    O aspecto de ferrugem, pode ter em motores quase zero, então nem te preocupa muito.
    Vale apontar que as linhas 225, 226, 229, X-10 e perquins foram projetados para trabalho em tratores, aonde é só poeira e giro alto direto virando implementos. O uso veicular foi um ajuste mecânico para melhorar o comportamento do motor assim como oferecer um regime de rpm maior. Se pegares uma f1000 originalmente à gasolina e com motor adaptado, tem que ver se a bomba foi ajustada para o uso veicular.
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  • #4
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    Entao a temida fumaca azulada pode ser normal quando o carro ta frio?
    Já com carro quente é mal sinal né?

    Bom, já que parece normal baixar um pouco de oleo ao passar do tempo de uso, quando adquirir uma, vou ficar de olho para nao baixar tanto assim.
    Como é possivel verificar a quantidade especifica de oleo que se baixa? Ou só vendo a vareta e tirando uma litragem por calculo?
    Sobre o oleo, qual especificacao é recomendada/melhor para usar em um 229? Qual marca voces ja experientes com esse motor indicariam?
    Quanto à borra que vai se formando com o tempo, tbm é aconselhavel usar algum aditivo quando se faz a troca?

    Que bom que os bicos dos 229 sao passiveis de regulagem e tbm tem vida longa assim como o motor.
    Falando nisso, o mwm tbm usa bomba bosch ou ela tbm producao propria da BI?
    Em uma revisao desse tipo de bomba, o que é especificamente verificado?

    Se esses sinais de ferrugem nao condenam por si so a condicao do motor, entao ja nao me assusto tanto nas proximas vezes que ver a cara de um achando que motor ja ta pedindo agua rsrs

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Gleison Prieto Ver Post
    Entao a temida fumaca azulada pode ser normal quando o carro ta frio?
    Já com carro quente é mal sinal né?

    Bom, já que parece normal baixar um pouco de oleo ao passar do tempo de uso, quando adquirir uma, vou ficar de olho para nao baixar tanto assim.
    Como é possivel verificar a quantidade especifica de oleo que se baixa? Ou só vendo a vareta e tirando uma litragem por calculo?
    Sobre o oleo, qual especificacao é recomendada/melhor para usar em um 229? Qual marca voces ja experientes com esse motor indicariam?
    Quanto à borra que vai se formando com o tempo, tbm é aconselhavel usar algum aditivo quando se faz a troca?

    Que bom que os bicos dos 229 sao passiveis de regulagem e tbm tem vida longa assim como o motor.
    Falando nisso, o mwm tbm usa bomba bosch ou ela tbm producao propria da BI?
    Em uma revisao desse tipo de bomba, o que é especificamente verificado?

    Se esses sinais de ferrugem nao condenam por si so a condicao do motor, entao ja nao me assusto tanto nas proximas vezes que ver a cara de um achando que motor ja ta pedindo agua rsrs
    Respondendo com 1 mês de atraso...

    Top Turbo, brutus T5, shell rímula, etc. Sendo óleo de marca boa para motores diesel, tá valendo.

    No 229 troca a cada 10.000km, e entre as trocas, se baixar até o mínimo sem necessitar completar, está excelente. O normal seria 1 litro a cada 1000 km.

    Sobre borras, nunca vi borra em motores diesel.
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  • #6
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    Falando dos mwm, especificamente um 229 de uma milona turbinada (não de fábrica) .... mesmo com manutenção preventiva à risca, com as trocas de oleos e filtros no tempo correto, o motor beirando seus 450.000 km e com quase 30 anos de uso (não usada em trabalho) pode estar próximo de uma retífica ou ao menos de ser aberto para avaliar as condições de desgaste? Ainda por cima a bomba também nunca foi regulada ...
    Nessa situação, é de se esperar que o motor e a bomba, a curto prazo, precisarão ser abertos?
    Voces já testemunharam esses 229 com tanta km só à base de trocas de óleos e filtros e manutenções preventivas rigorosas?

  • #7
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    Gleison, esse 229 pode estar precisando de uma regulagem de bomba e bicos e troca de anéis e casquilhos. O virabrequim chega a virar 1.000.000 sem retífica se as trocas de óleo forem feitas no prazo correto e com óleo de qualidade.

    Outra coisa, só se mexe nesse motor quando começa a aparecer problemas. Enquanto está trabalhando legal, ligando de primeira e sem baixar muito óleo lubrificante, não compensa mexer. Faz apenas bomba e bicos que ele parecerá novo.
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  • #8
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    Legal essa informação Edintruder ... imaginava que, por precaução e preventivamente (haja medo e cuidado kkk), abria-se o motor em determinada km ou com certo tempo de vida para avaliar as condições que o mesmo se encontra (camisa, pistoes)
    Voce tem ideia do valor de uma regulagem de bomba conforme voce mencionou?

    Quais outros sinais apontam que um 229 está fraco e proximo de uma retifica? Alguma caracteristica especifica ou mesmos sinais de qualquer motor?
    Voce mencionou que nao chegou a ver borra em motor a diesel, entao quais principais fatores diminuem sua vida util? Apenas a falta de oleo/agua e filtros sujos?
    Se o virabrequim chega bem cuidado aos 1.000.000 com trocas nos prazos corretos e oleos de qualidade, entao pra dar pau num motor desses tem que ter sido usado em regime beeeeemm severo mesmo.

    Todo mundo fala que os 229 são brutos mesmo ... voce ja teve ou já viu alguma milona passando do 500 600 mil km?

  • #9
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    Gleison, para dar pau num motor desses tens que deixar superaquecer até trancar ou deixar faltar óleo!

    Isso e motor desenvolvido para tratores, com peças superdimensionadas para a sua capacidade de potência. Aliado ao regime de low speed diesel(LSD), esse motor dura muito.
    Muito usado em geradores, embarcações, tratores, bombas de água em fazendas, caminhões, micro-ônibus e por fim, picapes.

    Quando ficar ruim de ligar é sinal que tem algum ruim nele. A taxa de compressão vai diminuindo até ficar difícil a detonação do diesel quando o motor estiver frio. Então chegou a hora de trocar os anéis e o que mais estiver ruim nele. Cuida sempre a água do radiador também, pois com os anos pode furar alguma camisa dos cilindros. Se isso ocorrer a água vai começar a sumir e o motor a aquecer do nada. Daí é sinal que algo está errado. Mas isso ocorre em menos de 1% dos motores e nos casos do cara colocar um fluido para o radiador que não é o original da MWM. Se o radiador não tem fluído, não coloca mais! Se estiver só com água deixa só com água.
    4X4 Brasil
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  • #10
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    Então Edintruder ... já li algo sobre as aplicacoes dos 229, e que quando usados em caminhonetes sao motor pra uma vida toda (quando bem cuidado, é claro).
    Meu grande medo é pegar uma milona que, mesmo vindo de um proprietario cuidadoso e com boa procedencia, "estoure" na minha mao pelo fato do carro estar com seus 20/25/30 anos e apresentar o desgaste natural de pecas pelo tempo de vida util.
    Como proprietário e conhecedor das f1000, voce acredita que o tempo de vida dessas caminhonetes pode comprometer sua procedencia e qualidade pelo fato de, mais cedo ou mais tarde, o desgaste natural de peças exigir reposição? ou quando isso ocorre e o carro é de procedencia o "prejuizo" nao é tao grande assim?

    Obs.: To pegando todas as dicas pra quando tiver uma poder mante-la sempre em bom estado

  • #11
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    Aproveitando o gancho Edintruder ... caso um 229/4 demande alguma manutenção corretiva que nao seja de algum problema tao grave ... apenas para ter um parametro ... o gasto é muito grande $$$?
    Voce poderia citar alguns problemas que eventualmente um veiculo desses com seus 25/30 poderia apresentar em termos de motor?

  • #12
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    Gleison, o problema é que estás vendo apenas pela ótica do motor, mas tem muito mais coisas que apresentam desgaste, e o motor é o que menos tens que te preocupar. Uma Hilux moderna, só a bomba de pressão custa 6.000,00 e com 6.000,00 tu fazes a retífica completa de um 229 ou X-10!
    Rolamentos são muito baratos, a Ranger 4x4 por exemplo, um cubo dianteiro original custa 1500,00, e o cubo vagabundo custa 250,00. O par de rolamentos dianteiros da F1000 4x4 1a linha custa 64,00, e da 4x2 custa 50,00.
    As barras de direção custam 500,00. Essa para mim é a peça que demanda mais manutenção e não é nem um pouco barata... Depois são diferenciais que podem quebrar e custam em torno de 1.500,00 a 2.000,00 para consertar.

    Suspensão dianteira da F1000 são 6 buchas e 4 pivôs. Coisa barata de arrumar. Na traseira são 6 buchas de 10,00 cada e 4 buchas de amortecedores que custam 5,00 cada.

    Freios, com 300,00 tu deixas os freios traseiros novos, numa Ranger, S10, Frontier, etc tu gastas mais de 800,00 só na traseira.

    O motor é o que menos tens que te preocupar. Se pegar F1000 diesel com 1a marcha para frente, a caixa vai ser a tua maior despesa.

    Porém, se tiveres muito receio de pegar uma F1000, te sugiro a pegar um carro à gasolina baratinho, como um gol ou mille... rsrsrs
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