x
Convex Datacenter
Página 12 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 185
    Usuário
    Entrada
    29/07/2013
    Local
    são josé do rio preto/SP
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O microonibus da auto-escola da esposa de um amigo meu tem 70.000km com o Sprint, vale apontar que 70.000km com uso de 1a, 2a e 3a marchas em 95% do tempo, trocas de óleo não foram feitas a muito critério, sendo normal passar dos 15000km com óleo e muito andando com óleo no mínimo, e auto escola castiga muito o veículo, pode considerar como muito mais rodado. O motor está 100%.
    vc quis dizer 700.000 km ou 70.000km mesmo?
    RANGER CD XLS 3.2 20V AUT. / l200 outdoor hpe / s10 lt 2.8 manual (td diesel)
    EX: "BANGUELA" S10 2.8 MWM 03/04 DLX CD. (XODÓ)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    70.000 (setenta). Mas bota pra rodar uma L200 nas mesmas condições que esse MWM rodou. Ou estaria pedindo retífica ou teria aberto o bico faz muito tempo!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    29/07/2013
    Local
    são josé do rio preto/SP
    vdd, entendi agora.
    RANGER CD XLS 3.2 20V AUT. / l200 outdoor hpe / s10 lt 2.8 manual (td diesel)
    EX: "BANGUELA" S10 2.8 MWM 03/04 DLX CD. (XODÓ)

Usuário
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Fala galera ... revivendo o post depois de uns meses.

Não entendo nada de mecanica, mas tenho gosto por caminhonete.
    Por isso, ja tem um tempo que estou a procura de uma e antes de fechar qualquer negocio, to frequentando o fórum pra ir pegando algumas dicas e tentar aprender um pouco com o pessoal, tbm estou trocando uma ideia com o meca para ver as orientacoes dele quanto a parte tecnica da coisa.

Já vi umas ranger 2.5 4x2 cd, S-10 flex cs, ranger 2.3 cs ... queria mesmo uma a diesel, mas pela grana curta, nao da pra pegar uma mais nova, por isso os cuidados em analisar a viabilidade $$$ pra nao pegar alguma bomba e dpois ver o bolso furado.
    Esse fds fui no sitio dos cunhados, eles tinham comprado um f1000 cd 1987 mwm 229 motor feito com nota ... pilotei ela por alguns km em estrada de terra ... sensação muito boa mesmo, barulho do motor, força ... embora aparentemente grande, ali no piloto senti a sensacao de imponencia do veiculo.
    Eis que fui pesquisar f1000 e queria ouvir a opiniao do pessoal que ja entende dessa pickup ... vi umas cabine dupla, desde 84 até 89 (até onde o bolso pode ir) e selecionei algumas aparentemente bem conservadas no interior do Parana ... carros tipicos de gente do interior que está há um bom tempo com ele em maos e que usa como carro de familia, para cidade e passeio ... nessa situacao, é de se esperar que, mesmo tendo ai uns 28 anos de uso, a vida util das peças em geral pode "condenar" as condiçoes do veiculo? ou se realmente tiver procedencia e cuidados (principalmente com mecanica) o veiculo ainda tem anos e km de vida?

O pessoal ai que percorre bastante o Brasil, é facil ou raro encontrar pickups do interior que estao na mao de gente zelosa que usa como carro de familia e que apresentam condicoes de ainda rodar muitos km?

Como to pensando em adquirir pra uso urbano, a rodagem será pouca, apenas pra ir ao trabalho e dentro da cidade e viagem pra casa dos velhos (50 km distante).

Vi em outros topicos o pessoal comentando sobre a velocidade x rpm ... que pelo fato de ser motor de mais torque em baixa, a orientacao é nao exceder a faixa dos 2500/2800 rpm ... nao sou de correr, procuro manter ai até uns 100 km/hr ... nessa faixa, qual a rotacao q atinge? andando nessa velocidade, o motor é muito exigido ou a 4ª mais alongada suporta em boas condicoes?

Valeu pelas dicas

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Gleison, vou responder apenas a parte técnica da coisa, já aonde vais encontrar é outro caso. EU indicaria buscar no interior, em cidades pequenas que tem muita picape muito bem cuidada. Entenda também que esses modelos cabinados dificilmente servem para trabalho, então mecanicamente falando, se estiver bem conservada a mecânica deve estar nas mesmas condições.

Ranger ou S-10... Tens certeza? EU tive uma Ranger, e acho ela uma baita picape, porém para quem tem $$$ para dar manutenção com peças originais apenas. O motor é o que menos incomoda, mas suspensão, embreagem, carroceria, etc! É muita coisa subdimensionada. Com a S-10 é a mesma coisa. Suspensão dianteira partilha da mesma "fragilidade". Digo fragilidade um conjunto de suspensão que demanda manutenção cara a cada 50.000! Nesse casa pega uma Strada, Saveiro, Montana, etc, que vai pedir manutenção depois dos 70.000km!

Eu troquei a minha Ranger 01 numa F1000 97. Muito mais picape. A mecânica da F1000 84 é muito similar às 98, mudando poucas coisas como motor e caixa. Suspensão e chassis é quase tudo igual.

D20 e F1000 são caminhonetes construídas num tempo que as coisas precisavam durar décadas. S-10 e Ranger tem prazo de validade! É tudo muito caro.
    D-20 tem a particularidade da suspensão dianteira possuir os malditos pivôs invertidos, assim como na Silverado, e se não cuidar solta da balança. Fora isso não tem mais nada a se preocupar.

O caro dessas picapes são os pneus, que partilham as mesmas medidas das S-10 e Rangers. Só para teres uma idéia, tem o Eduardo Bruno que fez toda a suspensão dianteira e mais um monte de coisas elétricas e painel na F1000 dele e gastou com MO 1300,00. Isso é mais barato que apenas UM cubo de roda original de uma Ranger! As Rangers duráveis são as Americanas 94 até 97. Usam o mesmo sistema de suspensão que a F1000. Mas só à gasolina e são beberronas. De 98 em diante a coisa piora no quesito manutenção.

Dessas picape médias eu te indicaria as Hilux, que estão caindo o preço com o tempo. A manutenção é mais cara que D20 e F1000, mas dura tanto quanto essas duas.

Olhando pelo prisma que depois de 20 anos ainda tem F1000 e D20 trabalhando na mão de peões nas fazendas ou fazendo fretes nas cidades, e ainda assim irão durar muito, eu compraria sem medo uma F1000 mais antiga, pois bem cuidada chegará fácil nos 100 anos de trabalho!

Analisa também a concepção de antigamente, pois um amigo meu tem uma Bandeirante com 51 anos e vive metendo em trilhas e buracos que eu não boto a minha F1000 4x4! E o Jipe está lá, inteiro e no momento viajando!

Procura motores já turbinados e de preferência com 5 marchas. As relações de diferenciais mudam muito e podem ser facilmente trocadas, então tens como rodas a 100km/h a 1800, 2000 ou 2300rpm. Tudo depende do ajuste final. Lembrando ainda que para andar com menos rpm tens que ter mais força, e aí é importante a turbina para empurrar.

Evita os MWM 226. Compra com o 229 que é melhor e dispõe de maior torque. Com uma 229 turbinada e relação 2,72:1, viajas tranquilamente a 2200 rpm a 130km/h, lembrando que a rpm máxima é 3000.

As D20 tanto faz o motor, tanto o Máxion como o Perquins Q20B são muito bons, sendo o segundo com rpm máxima de 2800 se bem lembro. Muitas peças entre D20 e F1000 são iguais. Freios, transmissão e direção é quase tudo igual. Andar de D20 ou F1000 é praticamente a mesma coisa, andam juntas, freiam juntas e duram a mesma coisa.

Quanto ao consumo, tira uma média de 10km/l.

Ainda sobre F1000, as últimas com o motor HSD Maxion são muito boas também. Não te assusta com o que falam desse motor. Se o mecânico disser que é ruim ou não presta, é porque ele na verdade é um MERDÂNICO que não conhece esse motor. Só demanda mais manutenção que um MWM, mas anda muito bem e é muito econômico.

Usuário
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Fala Edintruder ... legal abrir o post pra ver a resposta da galera e ver q um cara conceituado ta postando umas dicas legais .... desde já, obrigado.
    Acompanho o forum ja tem um tempo e, mesmo nao sendo da "tribo", vejo que só tem gente fina pra compartilhar ideias e ajudar os colegas.

Então rapaz ... como o propósito é adquirir pick up pra uso urbano, to seguindo o raciocinio que voce comentou: penso que as cabine dupla nao eram/sao muito utilizadas para o trabalho e sim mais para familia e estao nas maos de alguns que tem um cuidado maior ... entao a intencao é garimpar no interior aqui de SP e do PR. De outro lado, as cabine simples ja foram (e muito) utilizadas para trabalho rural e urbano ... como voce citou, aqui na cidade tambem ainda vejo f1000, d10, bens judiadas fazendo fretes. Nao querendo generalizar, mas vendo esse cenario, a escolha pela cabinada me parece que vai oferecer uma pick up em melhores condicoes de uso (bom, assim espero).

Assim como as pick ups que ja dei uma olhada, todas foram na intencao de conhecer o veiculo de perto, pois até entao eu via caminhonete na rua e só olhava de longe ... e agora que resolvi ir atras de uma, to mais atencioso.
    Entao, a ranger e s10 que comentei, nenhuma foi na certeza ao ponto de dizer "é essa que estou atras e tenho que comprar ela". Antes de ve-las, claro que li algumas coisas no forum para pelo menos saber onde tava pisando ... mas como nao tenho conhecimento tecnico, nao pude e nem posso fazer qualquer juizo encima das duas.
    Li mais sobre a ranger ... e pude ver a opiniao da galera quanto ao motor 2.5 rsrs ... uns metem o pau, outros falam bem ... mesmo nao tendo conhecimento, mas lendo a opiniao de bastante gente, me inclino a dizer que as 2.5, e qualquer carro, se bem cuidados, nao sao tao ruins quanto a fama que ouço aqui no interior de SP ... inclusive quase fechei com uma dupla, 2000, 2.5 xlt, 4x2, 150.000km ... unico dono, cara que tinha condicoes de fazer manutencoes preventivas em dia, e ainda sim um cara bem criterioso no cuidado dela ... o meca viu, e falou que tava excelente, mas achei beeem puxado o preço 31 estalecas ... e hoje vejo o anuncio dela numa garagem, R$ 3 mil a menos, e sem chance de venda pelo preço oferecido.

Sobre as d-20, nao me aprofundei na pesquisa, mas de inicio vi algo sobre ela trabalhar mais em baixa rotacao nos motores perkins ... ai pensei que isso poderei ser uma barreira pra encarar viagens ... me corrijam se estiver errado. Vou pesquisar mais pra nao falar bobeira ...
    Sobre os maxion da d-20, o preço delas com essa motorizacao parece estar supervalorizado.

Quanto a manutencao, todo mundo, se nao a grande maioria, fala que é de baixo custo ... o que me deixa com a pulga atras de orelha é pensar que, embora de manutencao barata, vai chegar uma hora que as peças e componentes vao atingir sua vida util ... ai é q ta meu medo de furar o bolso kkk

Tambem ponderei as sr5 2.8 ... pelas pesquisas de preço que fiz ha um tempo atras, percebi que elas estavam supervalorizadas ... as que tinham um preço mais baixo ja pareciam bem mais baqueadas, embora seja um carro que, como muitos falam, parece até um trator de bruto.

Das f1000 que pesquisei, em virtude da limitacao financeira, nao conseguei achar alguma de 5 marchas na margem de grana q tenho, mas vou continuar procurando.
    Uma duvida: nas de 5 marchas, a 5ª faz a vez da 4ª nas de 4 ou a 5ª realmente ja faz muita (toda) diferenca em relacao as de 4?

Pra nao falar demais, aqui vai a ultima rsrs ... há, digamos, algum cuidado especial ou "receita" para manutencao

Quanto a turbina, em relacao a nomes, aspirado é a mesma coisa de turbina de fabrica como ja li em algum lugar ou nao?
    Há diferenca, em termos de rendimento, da turbina de fabrica em relacao a uma instalada posteriormente?

Há, digamos, algum cuidado especial ou "receita" para manutencao dos mwm ou, como o pessoal fala, a troca de oleo e filtros nos prazos ja faz toda a diferenca?

Cheguei a ver um post do dieselboy com algumas dicas na hora de analisar as condicoes de uma milona ... voce tambem tem outras dicas para avaliar as condicoes (em termos gerais) de uma f1000?

Valeu pelas dicas ... obrigado

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Gleison, uma Ranger 4x2 não é ruim, uma vez que os rolamentos dianteiros são baratos e é uma picape mais leve que a 4x4. Porém, o sistema de embreagem com peças de plástico que te dão um prejuízo de 1100,00 de um dia para o outro não é nem um pouco legal de correr o risco. Isso ocorre em muitos veículos mais novos.

Tem L200 também, o motor é mais franzino, mas se bem cuidado não te dá dores de cabeça. O conjunto mecânico da L200 é bastante durável, com exceção do motor.

EM relação às F1000, as aspiradas não tem turbo, e as turbinadas originais só 90 em diante. as turbinadas originais são melhores que as turbinadas por fora, mas as turbinadas por fora podem andar mais que as turbinadas originais. Esse motor turbinado ou não, dura a mesma coisa. Não cai nessa que turbinar um 229 muito rodado vai acabar com ele pois isso não ocorre. É motor da era do ferro! O troço é superdimensionado para o trabalho pesado. É só trocar óleo e filtros a cada 10.000km, olhar nível da água e usar! Eu mesmo canso de esquecer de olhar isso tudo. Vez lá ou outra que abro o capô é olho a água. Normalmente só olho isso quando tenho que completar o reservatório do lavador do para-brisas. O nível do óleo, quando troquei, tinham uns 4 litros, de 10 que é o normal. Depois me lembrando, creio que nunca vi o nível do óleo nos 10.000km que andei! Tinha só isso pois tinha um baita vazamento de óleo que eu fui arrumar só na troca do óleo.

As SR5 2.8 não compensa turbinar, pois se o cara começar a forçar ele, acaba quebrando o virabrequim. É muito durável pois é raquítico em potência. Mas andando com ela original o troço não se termina nunca.

Usuário
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Edintruder, como voce disse, li muitas coisas boas sobre essas Ranger, que nao sao carros tao ruins quanto se fala, bastando para isso cuidado do proprietario ... falam que peça e manutencao dela que sai caro.
    Por outro lado, tambem tem gente que critica e muito a motorizacao 2.5, vi muito isso, inclusive aqui na regiao a fama negativa dela é forte.

Pesquisei algumas coisas sobre as L200 tbm e vi a questao do superaquecimento que tava dando nos modelos antigos, mas descartei ela das opcoes.

Entao quer dizer que as turbinadas antes de 90 nao sao originais ... huumm, achei que desde antes de 90 eram turbinadas de fabrica ... mas se ambas dao mais força ao motor e o mesmo aguenta o tranco de qualquer jeito, a opcao por uma ou outra a principio nao desmerecerá a qualidade mecanica do veiculo.

Rapaz, oleo baixando mais da metade eu ja ia ficar com a pulga atras da orelha kkkk
    Pelo jeito e pelo que se fala do 229, só as trocas em dia de oleo e filtros e agua no nivel ja fazem o motor ter vida longa.

O 229 requer atencao/manutencao mais apurada da bomba injetora e da turbina ou ambos tbm sao projetados na proporçao do motor e tambem aguentam o tranco?
    Aproveitando o gancho da BI, vi que tanto ela quanto os bicos tem o preço beeemmm salgado ... em um 229 de tantos anos, ha alguma recomendacao em sua manutencao? limpeza, regulagem de pressao?

Como é um motor antigo, ao ver um desses, os sinais do desgaste de algumas peças/mangueiras conectados a ele pode indicar má manutenção?
    As vezes vejo uma fotos, dai nao sei nada ... parece que tem umas peças tipo enferrujadas, com sinas parecidos com oxidacao ... isso mostra a necessidade de troca?
    A titulo de exemplo, veja esse motor

Vida Util Motores MWM-dscf3348.jpg

essas peças com cara de enferrujadas indicam uma necessidade de troca das mesmas?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Bem, na prática, se bateres chave no 229 frio e ele pegar de cara, o motor e conjunto de injeção estão bons. Uma fumaça azul com o motor frio é normal e não representa desgaste acentuado, como ocorre nos motores "moderninhos". A minha estava baixando óleo pois tinha uma mangueira do retorno da turbina botando muito óleo fora. Normalmente em 10.000km o meu X-10 baixa cerca de 3,5 litros. Um OM 614 de uma Bandeirante pode baixar 1 litro a cada 500km que é normal, e sem fumacear azul.

Os bicos podem parecer caros, mas tem regulagem. Pior é que Ranger e sprint é só trocando bicos. A minha Femil mandei calibrar os bicos em 2010 e nunca mais mexi nisso. Se a bomba for em linha, o conjunto de injeção dura tanto quanto o motor. Só não coloca o diesel S-10 no tanque que isso termina com qualquer bomba mecânica!

O aspecto de ferrugem, pode ter em motores quase zero, então nem te preocupa muito.
    Vale apontar que as linhas 225, 226, 229, X-10 e perquins foram projetados para trabalho em tratores, aonde é só poeira e giro alto direto virando implementos. O uso veicular foi um ajuste mecânico para melhorar o comportamento do motor assim como oferecer um regime de rpm maior. Se pegares uma f1000 originalmente à gasolina e com motor adaptado, tem que ver se a bomba foi ajustada para o uso veicular.

Usuário
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Entao a temida fumaca azulada pode ser normal quando o carro ta frio?
    Já com carro quente é mal sinal né?

Bom, já que parece normal baixar um pouco de oleo ao passar do tempo de uso, quando adquirir uma, vou ficar de olho para nao baixar tanto assim.
    Como é possivel verificar a quantidade especifica de oleo que se baixa? Ou só vendo a vareta e tirando uma litragem por calculo?
    Sobre o oleo, qual especificacao é recomendada/melhor para usar em um 229? Qual marca voces ja experientes com esse motor indicariam?
    Quanto à borra que vai se formando com o tempo, tbm é aconselhavel usar algum aditivo quando se faz a troca?

Que bom que os bicos dos 229 sao passiveis de regulagem e tbm tem vida longa assim como o motor.
    Falando nisso, o mwm tbm usa bomba bosch ou ela tbm producao propria da BI?
    Em uma revisao desse tipo de bomba, o que é especificamente verificado?

Se esses sinais de ferrugem nao condenam por si so a condicao do motor, entao ja nao me assusto tanto nas proximas vezes que ver a cara de um achando que motor ja ta pedindo agua rsrs

Usuário
    Entrada
    17/05/2013
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Falando dos mwm, especificamente um 229 de uma milona turbinada (não de fábrica) .... mesmo com manutenção preventiva à risca, com as trocas de oleos e filtros no tempo correto, o motor beirando seus 450.000 km e com quase 30 anos de uso (não usada em trabalho) pode estar próximo de uma retífica ou ao menos de ser aberto para avaliar as condições de desgaste? Ainda por cima a bomba também nunca foi regulada ...
    Nessa situação, é de se esperar que o motor e a bomba, a curto prazo, precisarão ser abertos?
    Voces já testemunharam esses 229 com tanta km só à base de trocas de óleos e filtros e manutenções preventivas rigorosas?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Gleison, esse 229 pode estar precisando de uma regulagem de bomba e bicos e troca de anéis e casquilhos. O virabrequim chega a virar 1.000.000 sem retífica se as trocas de óleo forem feitas no prazo correto e com óleo de qualidade.

Outra coisa, só se mexe nesse motor quando começa a aparecer problemas. Enquanto está trabalhando legal, ligando de primeira e sem baixar muito óleo lubrificante, não compensa mexer. Faz apenas bomba e bicos que ele parecerá novo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vida útil de componentes
      Por mgalvao no fórum Land Rover
      Respostas: 64
      Última resposta: 31/08/2012, 19:22
    2. Vida util motores
      Por brunoam no fórum Toyota
      Respostas: 41
      Última resposta: 18/02/2010, 11:42
    3. Vida util do motor 3.0 hilux
      Por brunoam no fórum Toyota
      Respostas: 5