Gleison, uma Ranger 4x2 não é ruim, uma vez que os rolamentos dianteiros são baratos e é uma picape mais leve que a 4x4. Porém, o sistema de embreagem com peças de plástico que te dão um prejuízo de 1100,00 de um dia para o outro não é nem um pouco legal de correr o risco. Isso ocorre em muitos veículos mais novos.
Tem L200 também, o motor é mais franzino, mas se bem cuidado não te dá dores de cabeça. O conjunto mecânico da L200 é bastante durável, com exceção do motor.
EM relação às F1000, as aspiradas não tem turbo, e as turbinadas originais só 90 em diante. as turbinadas originais são melhores que as turbinadas por fora, mas as turbinadas por fora podem andar mais que as turbinadas originais. Esse motor turbinado ou não, dura a mesma coisa. Não cai nessa que turbinar um 229 muito rodado vai acabar com ele pois isso não ocorre. É motor da era do ferro! O troço é superdimensionado para o trabalho pesado. É só trocar óleo e filtros a cada 10.000km, olhar nível da água e usar! Eu mesmo canso de esquecer de olhar isso tudo. Vez lá ou outra que abro o capô é olho a água. Normalmente só olho isso quando tenho que completar o reservatório do lavador do para-brisas. O nível do óleo, quando troquei, tinham uns 4 litros, de 10 que é o normal. Depois me lembrando, creio que nunca vi o nível do óleo nos 10.000km que andei! Tinha só isso pois tinha um baita vazamento de óleo que eu fui arrumar só na troca do óleo.
As SR5 2.8 não compensa turbinar, pois se o cara começar a forçar ele, acaba quebrando o virabrequim. É muito durável pois é raquítico em potência. Mas andando com ela original o troço não se termina nunca.