Existe influencia de nossa tributação nisso? Claro, inegável que temos um sistema tributário esdruxulo e uma carga tributária relativamente alta, entretanto ISSO NÃO EXPLICA NEM 30% do problema, diferentemente do que alguns dizem, ou querem dizer..
Preço, e isso é cientifico não achometro, é determinado pelo M-E-R-C-A-D-O. Temos, historicamente, um mercado relativamente fechado, nossa política nesse setor sempre foi a de defesa das "montadoras" nacionais e isso fez com que acostumássemos com uma estrutura mercadológica com preços irreais.
Parentesis: Mercado é exclusivamente regulado pela lei basica da oferta e demanda.
Dentre outros motivos, ai incluindo os impostos, esse é o motivo pelo qual, se não abdicarmos desse imbecil sistema protecionista, NUNCA compraremos uma, sei lá, hilux, por R$50.000,00..
A Toyota não seria LOUCA de abdicar de um lucrão desses só para agradar a nós aqui do forum, ok ?
Isso explica, tambem, por que quando uma montadora quer fazer um lançamento no pais o carro custa sempre uma FORTUNA a mais que o mesmo carro no exterior, e mais uma:
Preço também é fator subjetivo? O que quer dizer isso? Vamos imaginar (hipotese) que a toyota está lançando o corolla hoje para combater o Civic que domina o mercado a algum tempo e custa o preço X. A toyota pode até pensar em vender esse seu lançamento um POUQUINHO mais barato para ter uma vantagem competitiva, mas se ela colocar o preço la embaixo ela vai QUEIMAR seu produto, NINGUEM vai acreditar que aquele carro compete com o Civic... Isso também é científico, não achometro..
Como se resolve isso ?
Só tem uma maneira, estimulando a COMPETIÇÃO com importados.. Que era justamente o que estava ocorrendo com as xing ling vindo com carros completos com preço de carros pelados fabricados no país...
Ah mas vamos desestimular empregos no pais: BALELA! Primeiro que o lucro é tão exorbitante que, grosso modo, as montadoras que tem filial aqui estão sustentando suas matrizes no exterior a alguns anos, segundo porque temos muito mercado e as montadoras tinham muita gordura para queimar e TERCEIRO se esse fosse o real motivo era muito mais logico e racional a DIMINUIÇÃO do IPI para veiculos montados aqui, vc inverteria a equação, fazendo com que fosse mais interessante montar o xing ling aqui do que importar.. e não o contrário: ESCOLHERAM O MAIS FACIL E IMPRODUTIVO - RESERVA DE MERCADO que nao cria um único mísero emprego.
Aumentar IPI para regular importação, além de medida escancaradamente inconstitucional, somente fará com que se reverta a tendencia de queda dos preços dos veiculos e que a industria nacional se acomode a continuar a nos vender CARROÇA a preço de FERRARI, ou seja, por todas as matizes que vc analisa a questão, nós (consumidores) levaremos mais esse FERRO pra casa..
Por ultimo, com relação aos impostos. é tão hilário quando deixamos de argumentar racionalmente para fazer proselitismo ideológico (duvido que estejamos lidando com pessoas tapadas por aqui).
A quem defenda que o problema é unicamente de impostos. Ok! Então tá, e como esse argumento é provado? Pegando o valor do veiculo importado, que ja conta com todos os impostos do pais exportador, o lucro da montadora, o transporte e mais o imposto de importação (que não inclui na produção local, por obvio) para dizer que, retirado a carga tributaria, esse mesmo veiculo custa o mesmo que no exterior..
Por favor, neh?!