x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 75

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Agradecimentos: 0

Avaliação da amarok com reboque

Prezados, ontem finalmente fiz o primeiro teste com a Amarok rebocando uma lancha. O reboque pesa quase 1 tonelada. O comportamento dela foi estranho, pois exigiu muitas trocas de marchas, já que a região aqui (sudoeste do PR) possui um terreno acidentado.

A 5a e 6a marcha somente em situações bem favoráveis mesmo!!!. Porém, na 4a marcha ela possui uma força que se iguala a ranger 3.0 que eu tinha, dando conta do reboque morro acima. Já a indicação do consumo de combustível foi horrível.
    Com a ranger e com este mesmo reboque, mais as tralhas de pesca em viagens longas, o consumo era em torno de 8 a 9km/l. Acredito que com a amarok este consumo não será atingido, embora tenha andado somente 50 km, onde a indicação foi em torno de 6 a 7 km/l.

Isso significa que a otimização do consumo proposta por ela ocorre somente a partir da 5a e, principalmente na 6a marcha onde o giro do motor cai significativamente.

Em fevereiro farei uma viagem maior com o conjunto e vamos ver os resultados.

Instalei um bageiro superior e houve alteração na aerodinâmica no quesito barulho!! Antes era um silêncio só, nem parecia motor a diesel. Agora, tem o ruído característico do vento, que eu tinha também na ranger com um bageiro similar (postarei umas fotos do visual em seguida).

Outro teste que fiz foi num fora de estrada neste último domingo. Andei uns 50 km pelo interior do município. O comportamento dela foi muito positivo, não usei somente o bloqueio de diferencial. O resto usei em vários momentos, e apesar dos pneus serem muito mais on do que off, ela se comportou muito bem, não ficando para trás da ranger nos mesmos trechos. Com a reduzida ativa, ela sobe em lugares onde não se acredita que irá chegar, sem patinar o que me impressionou apesar dos "tênis nike". Se fossem um kichute...bah, seria um trator.

Alguns reclamaram de falta de torque em arrancadas. Bom fiz alguns testes de arrancada na casa de meu irmão que possui uma ranger e um terrono bem íngreme. Por exemplo, a ranger não sobe com o ar ligado. A Amarok, sem acelerar e soltando a embreagem bem devagar (como deve ser feito para não apagar), sobre neste mesmo local sem acelerar. Qdo se liga o ar condicionado, precisou acelerar um pouco. Mas sem o ar, ela sobe com o torque da marcha lenta. Eu acredito que ela compense a aceleração, já que se percebe a mudança do ronco por conta da injeção do combustível, porém sem aumentar o giro.

Fiz um livro...e espero discutirmos os assuntos tecnicamente.

Saudações

Marco

Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Agradecimento: 1
    Boma dia Marco:
    Ótimas considerações, e observações. Apenas um comentário, reiterando o que voce mesmo ponderou, sobre o consumo rebocando a lancha, apontado pelo C.B., acredito que foi "calculado" apenas a média do consumo no trecho, digamos difícil, e que em ocasiões e viagens mais longas, intercaladas com trechos "pesados" e "suaves" , com certeza este consumo no mínimo se igualará ao da sua antiga Ranger.
    Parabéns, pelos execlentes relatos.
    Abraço
    Sérgio

Usuário
    Entrada
    07/01/2012
    Disse tudo Sergio!!!
    Sou vendedor da concessionária Disbrave, e já aprontei todas com a Amarok!! De puxar trailer, á atoleiro!!!! Afe!! É mais top das caminhonetes!! Vamos esperar a nova S10, que virá com 180cv, para ver se virá melhor!!

Citação Postado originalmente por PY5KJ Ver Post
    Alguns reclamaram de falta de torque em arrancadas. Bom fiz alguns testes de arrancada na casa de meu irmão que possui uma ranger e um terrono bem íngreme. Por exemplo, a ranger não sobe com o ar ligado. A Amarok, sem acelerar e soltando a embreagem bem devagar (como deve ser feito para não apagar), sobre neste mesmo local sem acelerar. Qdo se liga o ar condicionado, precisou acelerar um pouco. Mas sem o ar, ela sobe com o torque da marcha lenta. Eu acredito que ela compense a aceleração, já que se percebe a mudança do ronco por conta da injeção do combustível, porém sem aumentar o giro.

Fiz um livro...e espero discutirmos os assuntos tecnicamente.

Saudações

Marco
    Bom dia Marco,

Cara, inicialmente parabéns pelos comentários precisos e principalmente livres de paixões, muito imparcial! Foi justamente comentários parciais e apaixonados que me afastaram do Forum por 3 meses....retornei agora de viatura nova para tirar algumas dúvidas...

Essa Ranger do seu irmão é de que ano? Pq já vi comentários aqui, que as primeiras 3.0 sofriam um pouco com o AC ligado. A minha é uma LTD 3.0 4x4 2010, e te digo que até agora não senti diferença com AC ligado e desligado, isso em cidade e estrada....o off road ainda não deu tempo de testar.

Sobre a relação de marchas, não sei se vc percebeu que a 5ª marcha da Ranger se iguala a 6ª marcha da amarok, pelo menos na relação do giro do motor. As duas marcam 1800 rpm aos 100km/l e 2000 rpm aos 120km/h...Digo isso pq já fiz o Best Drive na Amarok e o vendedor me deixou livre pra pisar fundo e minha primeira observação foram as relações das marchas/rpm.

Na 5ª marcha, a Amarok tem a mesma relação da Ranger 2.8, 2000 rpm aos 100km/h. A relação da 3.0 é tão longa que só aceita a 5ª após os 100km/h...

Achei isso bem ineteressante, mas acho que a Ranger deveria ter pelo menos as 3 primeiras marchas mais reduzidas, ajudaria um pouco no perímetro urbano. Até a 1ª é longa!!

Abs!!

Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Citação Postado originalmente por Alagoano Ver Post
    Bom dia Marco,

Cara, inicialmente parabéns pelos comentários precisos e principalmente livres de paixões, muito imparcial! Foi justamente comentários parciais e apaixonados que me afastaram do Forum por 3 meses....retornei agora de viatura nova para tirar algumas dúvidas...

Essa Ranger do seu irmão é de que ano? Pq já vi comentários aqui, que as primeiras 3.0 sofriam um pouco com o AC ligado. A minha é uma LTD 3.0 4x4 2010, e te digo que até agora não senti diferença com AC ligado e desligado, isso em cidade e estrada....o off road ainda não deu tempo de testar.

Sobre a relação de marchas, não sei se vc percebeu que a 5ª marcha da Ranger se iguala a 6ª marcha da amarok, pelo menos na relação do giro do motor. As duas marcam 1800 rpm aos 100km/l e 2000 rpm aos 120km/h...Digo isso pq já fiz o Best Drive na Amarok e o vendedor me deixou livre pra pisar fundo e minha primeira observação foram as relações das marchas/rpm.

Na 5ª marcha, a Amarok tem a mesma relação da Ranger 2.8, 2000 rpm aos 100km/h. A relação da 3.0 é tão longa que só aceita a 5ª após os 100km/h...

Achei isso bem ineteressante, mas acho que a Ranger deveria ter pelo menos as 3 primeiras marchas mais reduzidas, ajudaria um pouco no perímetro urbano. Até a 1ª é longa!!

Abs!!

Era uma curiosidade minha essa questão nas autuais Ranger em relação ao AC, já que a minha é 2005, das primeiras NGD, vejo como um dos poucos defeitos da Ranger 3.0

Será que nao tem jeito de arrumar isso não ???

se arrumaram isso nas atuais, é uma boa evolução...

abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

Citação Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    Era uma curiosidade minha essa questão nas autuais Ranger em relação ao AC, já que a minha é 2005, das primeiras NGD, vejo como um dos poucos defeitos da Ranger 3.0

abs,
    Pois é Daniel, acho que a Ford resolveu esse pequeno "imprevisto" das primeiras Ranger 3.0. Não sinto diferença no desempenho e tampouco no consumo com AC ligado ou desligado.

Sobre a solução para o problema....não faço a mínima ideia. Já ouvi falar de uma ventuinha, mas não sei detalhes.

Abs!

Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Agradecimentos: 2

abs,
    Talvez possa ser alguma coisa no mapa de injeção, que foi vista e arrumaram nas novas talvez.

Mas carregar uma tonelada com esse 2.0 e o carro nem xiar... , e tavez esse consumo mesmo pode ser como voce falou, dificilmente passou pra 5ª e muito menos pra 6ª, só podia dar nisso mesmo, ah, qual é a RPM de torque maximo desse motor?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    ah, qual é a RPM de torque maximo desse motor?
    Quando fiz o Best Drive só senti o torque máximo acima dos 1800 rpm....no NGD o turbo entra entre os 1400/1500 rpm, mas posso dizer que esse 2.0 da VW é mais valente que o seus concorrentes 3.0....só não posso falar do 2.5 da Frontier pq nunca andei...

Abs!

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30

abs,
    Eu nunca reparei nisso.
    Pra mim, o motor é o mesmo com ar ou sem ar. O mesmo em relação ao consumo.

Ele perde força é quando acopla a ventuinha do motor.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Eu nunca reparei nisso.
    Pra mim, o motor é o mesmo com ar ou sem ar. O mesmo em relação ao consumo.

Ele perde força é quando acopla a ventuinha do motor.
    Também..

Mas faça um teste com o AC que vc vai perceber..

ande numa reta em velocidade constante com o ac desligado, pode ser de primeira sem acelear lentamente mesmo, mantendo a velocidade ligue o AC, vc vai ver que ela da uma amarradinha..
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Alô guirizada...pois então, eu também nunca senti uma diferença significativa em relação ao ar condicionado da ranger. Porém, não tenho que sair de um local íngreme todos os dias e segundo meu irmão, a ranger dele (limited 09/09-última dos moicanos antes do modelo novo), não sobe, já que ele não consegue embalar. Para ela arrancar sem queimar disco, ele tem que elevar o giro e sair com tudo.

É neste sentido que estamos nos referindo: arrancar morro acima sem acelerar muito. Indiscutivelmente se elevar o giro e sair "queimando" em todos os sentidos (embreagem e pneus...eheheh) aí ela vai embora, claro. Mas estamos falando de uma arrancada normal e de quem conserva seu veículo.

Quanto ao consumo da Amarok com o reboque, de fato, acredito que num trecho maior, essa média irá subir sim. Eu sou muito prudente e neste mesmo dia em que retornei sem o reboque, dei uma esticadinha e fui até 150km/h, nunca passei disso. Ela foi facilmente e com um conforto (mecânico e sonoro) muito bom!.

A 6a marcha dela é mais longa que a ranger. Vou postar semana que vem a relação das marchar, pois está no outro micro.

Em relação aos comentários imparciais sem paixão, também me afastei do fórum por um tempo bem maior. Mas sempre dei uma espiada e isso sem existirá. Temos que filtrar e dar atenção ao que nos é importante.

Bom final de ano a todos.

Marco

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Acho que a economia só é em 5ª e 6ª porque elas são OD.
    As marchas de 4 pra baixo, como não são OD, devem exigir mais desempenho do motor.
    Talvez seja essa a explicação pro consumo.

Mas não acho excessivo não... a lança pesava uma tonelada!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem