Prezados, ontem finalmente fiz o primeiro teste com a Amarok rebocando uma lancha. O reboque pesa quase 1 tonelada. O comportamento dela foi estranho, pois exigiu muitas trocas de marchas, já que a região aqui (sudoeste do PR) possui um terreno acidentado.
A 5a e 6a marcha somente em situações bem favoráveis mesmo!!!. Porém, na 4a marcha ela possui uma força que se iguala a ranger 3.0 que eu tinha, dando conta do reboque morro acima. Já a indicação do consumo de combustível foi horrível.
Com a ranger e com este mesmo reboque, mais as tralhas de pesca em viagens longas, o consumo era em torno de 8 a 9km/l. Acredito que com a amarok este consumo não será atingido, embora tenha andado somente 50 km, onde a indicação foi em torno de 6 a 7 km/l.
Isso significa que a otimização do consumo proposta por ela ocorre somente a partir da 5a e, principalmente na 6a marcha onde o giro do motor cai significativamente.
Em fevereiro farei uma viagem maior com o conjunto e vamos ver os resultados.
Instalei um bageiro superior e houve alteração na aerodinâmica no quesito barulho!! Antes era um silêncio só, nem parecia motor a diesel. Agora, tem o ruído característico do vento, que eu tinha também na ranger com um bageiro similar (postarei umas fotos do visual em seguida).
Outro teste que fiz foi num fora de estrada neste último domingo. Andei uns 50 km pelo interior do município. O comportamento dela foi muito positivo, não usei somente o bloqueio de diferencial. O resto usei em vários momentos, e apesar dos pneus serem muito mais on do que off, ela se comportou muito bem, não ficando para trás da ranger nos mesmos trechos. Com a reduzida ativa, ela sobe em lugares onde não se acredita que irá chegar, sem patinar o que me impressionou apesar dos "tênis nike". Se fossem um kichute...bah, seria um trator.
Alguns reclamaram de falta de torque em arrancadas. Bom fiz alguns testes de arrancada na casa de meu irmão que possui uma ranger e um terrono bem íngreme. Por exemplo, a ranger não sobe com o ar ligado. A Amarok, sem acelerar e soltando a embreagem bem devagar (como deve ser feito para não apagar), sobre neste mesmo local sem acelerar. Qdo se liga o ar condicionado, precisou acelerar um pouco. Mas sem o ar, ela sobe com o torque da marcha lenta. Eu acredito que ela compense a aceleração, já que se percebe a mudança do ronco por conta da injeção do combustível, porém sem aumentar o giro.
Fiz um livro...e espero discutirmos os assuntos tecnicamente.
Saudações
Marco