Postado originalmente por
jvc
Depois que fiquei sabendo dessas contas (escondidas às 7 chaves), eu decidí que não compro mais carro/viatura 0km até a situação mudar (vou de semi-novo e deixo o primeiro proprietário absorver a desvalorização, pois, como diz a segunda parte do artigo "Fazendo uma comparação grosseira, ele citou o mercado da moda, talvez o que mais dita preço e o que mais distorce a relação custo e preço: “Me diga, por que a Louis Vuitton deveria baixar os preços das suas bolsas?”, questionou. Ele se refere ao “valor percebido” pelo cliente. É isso que vale.
“O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado”, disse um executivo da Mercedes-Benz, para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil. “Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo. Amanhã a terceira e última parte da reportagem especial LUCRO BRASIL: “Quando um carro não tem concorrente direto, a montadora joga o preço lá pra cima. Se colar, colou”).
Espero mesmo que os chineses quebrem uma ou duas empresas nacionais pra essas sem-vergonha aprenderem...