Postado originalmente por
DieselPower
Pessoal,
Em relação aos turbos, tudo depende da aplicação...
Para fazer uma picape andar bem, precisamos (ex.) 160 cv, então podemos partir para um 3.0 com 1.2 BAR, ou um 3.2 com 1.0 BAR, ou um 2.0 com 2.0 BAR. Ou seja cada empresa irá utilizar o que lhe for melhor ($$$) para atingir esta potência.
Para que gastar desenvolvendo um novo (e grande) motor, se podem ter um menor, mais leve e com a mesma potência? E o melhor, já existia "dentro de casa".
Vale lembrar que a VW utiliza motores diesel em vículos menores na EUROPA, com isso ela pode ter um só bloco, para várias utilizações: 2.0 Bi-turbo para Amarok e Touareg, 2.0 WG ou TGV para Golf e Jetta e assim por diante... (apenas exemplos)
Voltando aos turbos, para o 2.0 render como um 3.0 deverá utilizar pressões elevadas, e para ter confiabilidade/durabilidade, só com o bi-turbo.
Já viu turbinas simples trabalhando com 2 BAR e durarem muito tempo?
Sim, mas apenas nas de competição, as quais custas bem mais que um Bi-turbo. Além disto o LAG destas turbinas é enorme.
E porque os demais não utilizam bi-turbo? Pois conseguem desenvolver a mesma potência de maneira mais barata (Single Turbo), por possuirem maior cc.
Pode ter certeza, que se a Toyota precisasse tirar 300 cv do D-4D iria partir para um bi-turbo (ou não usaria o mesmo motor).
Não existe "esse é melhor que aquele". Tudo dependerá da aplicação, necessidade e de que a fábrica tem em casa.