Postado originalmente por
Carlão Rover
Meu caro, você confunde configuração,ajuste de motor com eficiência,potência.O motor sai de fábrica para atender os dispositivos de segurança,menor poluição,etc.O torque é regulado de acordo com as necessidades do veículo, principalmente durabilidade, com altos índices de sobre-proteção de carga(torque) nos componentes mecânicos.
O biturbo pode jogar 50Kg de torque a 1000 rpm se quiser.Mas aí não há embreagem e câmbio que aguente.
Já que você mostrou claramente que não conhece o princípio do biturbo vou te explicar de uma maneira bem simples.
Ele não faz a mesma coisa que a TGV, que varia a abertura das palhetas conforme passa mais ou menos gás de escape; sempre a turbina menor alimenta a maior, ou seja, a maior sempre entra cheia em baixas rotações;mecanismo este que tgv jamais fará.Além é claro de ser mais eficiente, menos poluidor, maior torque em baixas rotações e mais simples e barato de manter que umTGV.
Existe em alguns biturbos uma válvula bypass, que permite um maior controle da aimentação da segunda turbina.
E em relação ao torque /RPM que citou, daqui alguns anos você vai ler de novo o que escreveu e vai ver que errou feio.