Daniel.....:concordo:
Opa....até que enfim se comentou a questão da partida do motor(diesel) puxar bastante energia........:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!!!
Versão Imprimível
+ Alguns comentários sobre as baterias:
Som (ao menos que vc tenha um TRIO ELÉTRICO), luz, AC(até pq só funciona com o alternador gerando), luz de freio, ré, blá blá blá nenhuma dessas carguinhas chega a fazer cócegas em uma bateria de 75Ah.
Das cargas comentadas por aqui a única com capacidade real de comprometer uma bateria média é um guincho.
Com o tempo a bateria perde a capacidade de manter a tensão ao fornecer altas correntes. No mínimo nas Rangers velhas, que não tem nem vela de aquecimento, a bateria é beeem exigida na partida. Se ela tiver em condições de partir o motor ela dá e sobra para o resto todo.
Acabei de olhar no cofre do carro: Como são dois eletroventiladores, um maior que é o frontal e o outro inferior pro AC traseiro, cada um tem seu fusível, 20A e 15A respectivamente.
35A x 13,5 = 472,5 WATTS! :shock:
Tá, digamos que haja uma folga, e vamos arredondar pra -10A, o que daria 25A x 13,5 = 337 WATTS
Divide-se a potência total pela voltagem nominal da bateria: 337W / 12V = 28A de consumo SOMENTE dos ventiladores auxiliares, isso sem contar acionamento magnético do compressor e os ventiladores internos da cabine.
Se fosse o valor máximo de 472,5W / 12 = 39,3A de consumo!
Gente, bateria boa mesmo não dura mais que dois anos. Tem sempre os pontos fora da curva, mas elas são quimicamente instáveis e com o passar do tempo páram.
Qdo fui trocar de bateria um eletrico comentou da caterpillar e eu ja tinha ouvido falar tb. Sem dúvida ele possui recursos que aumentam sua vida-útil.
Agora, existem coisas que estragam baterias, mais ou menos rápido, em se falando de motor diesel, claro:
- velas aquecedoras ruins
- motor de partida ruim
- alternador ruim
- deixar som ligado muito tempo
- esquecer luz acesa, mesmo quela de dentro da cabine
Ou seja, qto menos vc usar da bateria, mais ela dura! kkkkkk
Eu estou usando uma Bosch 90A 930A SAE, Silver, baixa manutenção. Tive de cortar um pedaço do suporte da ranger, mas coube, e aqui em ctba que é um frio da P ela gira uma vez e pronto.
Qdo estava usando a marca tabajara (paguei 80 conto numa 80A!) ela funcionou bem por 2 meses. Dai, no primeiro dia de frio o motor ficava ioim ioim ioim e não pegava....o cara do socorro veio com outra de 45A e o motor pegou na primeira!
Acredito que o sistema elétrico é bem preparado. O uso do guincho foge um pouco do esquema, mas se souber usar não estraga.
O povo teima em ter 30 m de cabo no guincho....dai nao tem bateria, cabo, motor que aguente....
Nava,
De fato tem uma galera que puxa o cabo do guincho e segura o botão enrlando ou até sair ou até torrar o guincho :parede: E dai o equipamento não presta :putz:.
Quanto a ter 30 metros, acho uma boa! Vai, passa na patesca e volta. Puxa com mais força, na prmeira camada, não judia tanto do guincho nem da elétrica do carro. Mas fica lerdo.
Agora, depois que ficou atolado, o importante não é sair? então, que diferença faz cinco minutos a mais ou a menos???
Abraços
Gostaria é de entender pq os caras vendem um produto ( AC Delco ) alegando que é livre de manutenção, pra depois eu descobrir que tinha que completar água na bateria pq "evaporta" o líquido por um dreno que eu nem sequer encontrei na bateria.
Pra mim, bateria dita "livre de manutenção" tem que ser selada, confere?
Hehe, na teria é tao bom as coisas neh, quero ver vc tirar o dedo do controle qdo tiver até o talo num buraco e o guincho puxando o carro quase saindo e vc parar o guincho pq tá eskentando o motor, duvido.
A gente cuida bem dio guincho por aki, tanto que tmeos um work 12.000 no troller a mais de 4 anos, e fizemos a rebobinagem apenas uma vez, e o pantanal é ooooouutros 500...
Teoria quase nenhuma funciona!
Mas a CAT q tah lah tem quase 2 anos, hehehe
Resolvido o problema, ao menos por enquanto: Meti uma Moura 100Ah no lugar da Delco xexelenta... 390 latinhas, e o carro voltou a pegar perfeito no primeiro giro.
Pessoal... mas não tem nada a ver se a bateria for 75 ah em diante,
pois quem manda é o alternador, mesmo quando vc compra uma bateria igual o Sapo 100ah se o alternador estiver esqualepado não consegue recarregar todo este vasto campo de energia, é por isso que comprei uma de 75ah.
Eu tinha uma de 65 ah na ranger e uma vez mexi na BI e esqueci de colocar aquela merd@ do solenoide e fiquei batendo chave até me ligar nisso, durou 2 anos e 1 mês.
Mas olha Sapo, eu paguei aqui em Porto 362 pila na de 75ah na revendedora moura a base de troca, esse preço de 390,00 eu comprava 2:twisted:
Abraço
Escolheu uma baita bateria Sapo-Bomba :concordo:.
O Alternador e o arranque estão em dia?