Postado originalmente por
Troller-a-vista
Será que cabe falar da sulam um bocadinho? Se der, vou dar meus R$0.02 .
Compramos uma D20 Custom S, peladex, zera na GM em Jales-SP (morava em Votuporanga).
Rodas de ferro cinza, pneus fininhos, básico do básico do mais básico possivel, nem faixa tinha.
Chegou em casa de tarde e no outro dia cedo já foi pra SP para a Sulam, mais de 45 dias de transformação viria, entao, vamos dar algumas historias.
Naquela epoca haviam muitas fabricantes de veiculos transformados, e esses eram considerados o que havia de mais chique e melhor na praca (epoca de importacoes proibidas, altos valores etc etc). Entre as principais, posso dizer rapidamente em Brasinca, SR, Sulam, Envemo entre outras.
Nao vou comentar sobre as outras pq nao cabe, vou falar sobre a Sulam, sem duvida a mais caras e bem acabadas delas, diferenciando principalmente por nao utilizar fibra nos enchertos e sim lata mesmo, processo de soldagem perfeito (muitos reclamavam das Brasinca, inclusive meu tio que vivia reclamando que trincavam e entravam agua, porem essa era a mais famosa, pois tinha um preco bem inferior das sulam), outro grande trunfo das sulam era seu acabamento interno onde se destacavam:
- tapetes do chao: mais de 1.5cm de altura, um negocio fenomenal, diferente de tudo que eu já vi ate hj, inclusive, isso com certeza ajudava MUITOOOO o nivel de ruido que realmente era baixo,mesmo no motor perkins - como o meu.
- tapecaria em geral (teto, bancos, forros de portas, forros traseiros): o carro era inteiro forrado, nao havia absolutamente nenhum pedaco de curvim ou lata dentro do carro (apenas aquele beirao dos vidros dianteiros normais da d20, ja os traseiros todos forrados), inclusive o porta malas, forro do porta malas, tudo com aquele veludo de primeirissima. Ja o porta treco dianteiro nao era de veludo e sim o mesmo tapete grosso do chao. SENSACIONAL, nem no omega eu encontrei tamanho esmero de acabamento.
3 bancos dianteiros recaro - falam por si só - em veludo, e atras o mais inteligente que era a grande vantagem da sulam em relacao as outras: o banco inteirico ficava por cima da caixa de roda que entao era seccionada no seu topo e rebaixada, assim o banco traseiro ficava com uma boa altura em relacao ao assoalho (totalmente plano), as pernas ficava MUITO confortaveis - outras marcas nao faziam isso, ou elas colocavam o banco encima mas SEM CORTAR a caixa de roda ou entao colocavam o banco ENTRE as rodas, o que perdia todo o espaco traseiro, mal cabiam 3 criancas , bem parecido com as bonanzas, ja na sulam cabiam confortavelmente 4 adultos ou 5 criancas atras com leve aperto, como muitas vezes viajamos! Tem outro detalhe importante nessa solucao simples: como a altura era maior, as pernas nao ficavam dobradas pra cima e portanto as mulheres poderiam sentar tranqiulamente de saia q nada aparecia, diferente das outras pick ups que mostrava td, alem de ultra desconfortavel. O vidro bem posicionado ajudava bem tb.
Havia a possibilidade ao inves de ter 3 bancos individuais na frente, utilizar o inteirico (como veio na primeira opcao e depois foi trocado) original ou ainda instalar uma geladeira entre os bancos. Na epoca, foi preferido o terceiro banco, mas cabe ressaltar que o espaco para as pernas nesse banco era inexistente, só uma crianca cabia ali e mesmo assim nao era amigavel, pois logo a frente do banco havia uma especie de caixa (toda de veludo) que encobria todo o trambular e haste do cambio. Era util para deixar coisas encima alem de bem bonito (seria o nosso console atual).
No caso o nosso modelo era o blazer (tipo bonanza), encurtava-se o chassi em 20 ou 30 cm, nao me lembro bem, reunia td num conjunto bastante harmonico (confesso que acho mais bonito que as veraneios, mas hj sentiria falta das 4 portas). era muito comum na epoca retirar um feixe ou dois de molas de apenas um lado da traseira, isso deixava o carro mais macio pro dia a dia, mas com carga... No nosso se manteve o original, isso dava inclusive, maior tranquilidade de nao encostar o pneu na caixa de roda que era seccionada (principalmente qdo carregada pra praia, ia bem baixinha).
Voltando ao carro...
A cor era um verde da VW, meio desbotado, bem bonito, vi em alguns santanas GI, dificil achar, e com 2 faixinhas bem finas (parecidas com a da executive s10) em branco de fora a fora.
Tinha um estribo FUNCIONAL, de plastico em toda extensao da lateral, estepe no estilo ecosport, rodas BBS raiadas (inferno pra lavar eehhe), teto solar manual (mas nao igual da d20, igual esses da webasto que sobem e descem), na tampa traseira havia uma reentrancia para dentro, uma forma bastante interessante de nao deixar aquele negocio liso e enorme igual nas bonanzas, ficoubastante harmonico), o vidro traseiro lateral era inteirico - a maioria das sulam era duplos...
A frente da pick up tinha farois quadrados, como era da epoca, mas com dois milhas retangulares na vertical (mas nao eram os quadradinhos que estamos acostumados, nunca vi um igual aqueles, pois seus faxos eram direcionados corretamente, ou seja, nao bastava colocar os tradicionais na vertical, alem do que era bem incorporados ao farol original, deve ter sido feito sob encomenda pela Sulam), sem simbolo da GM, grade preta escura.
Os parachoques eram proprios sulam (nao aqueles sports), todo de lata, quadradao, ja vi alguns modelos parecidos aqui no site tanto em Camper qto em Pajero). esses Parachoques eram bem bonitos, e bem diferentes dos normais da d20.
Acima no teto havia de ambos os lados racks esteticos (bem fininhos) puramente estetico mesmo (veja estamos em 88 e a sulam fazia oq ue se faz hoje em 2010 para embelezar os carros "premium" ... qta inovacao).
a parte, colocamos cortinas em todas as janelas traseiras (nao havia os insulfilmes na epoca) em tom cinza chumbo claro, toda frizada, coisa chic d+ (embora hoje seria algo bem ridiculo de se ver admito ehehhe).
Ficamos com esse carro entre 88 ate 96, quando comecou a apresentar alguns defeitos de direcao hidraulica, barulhos e naquela epoca nao tinha muita opcao pra pneu, ou se usava os fininhos originais ou se usavam os mais grossos que viviam com problemas de alinhamento, como as rodas eram de liga, usavamos os mais grossos (nao lembro medidas, desculpem), mas os gomos viviam dando problema, era uma verdadeira porcaria mesmo.. Tambem o carro consumia muita bateria (eram 2) e como só andava de domingo as vezes ficando varios domingos parada, toda vez que ia pegar, tava arriada, enfim o custo tava ficando alto e achamos melhor vende-la para comprar um omega zero - bom carro, mas nem de longe sinto saudades dele, ta ta ta é o melhor carro nacional ja produzido, mas carro eu tinha de monte, ja uma Blazer.....)
Meu pai trabalhava para a GM na epoca e uma vez cansado de tanto gasto resolveu deixar o carro em votuporanga (onde residiamos) e ir pra SP com ela pra trocar bateria e fazer uma revisao geral (em Votu a gente pagava os custos em SP era na faixa eheheh), deixou na concessionaria pra lavar uma tarde e antes de entregarem o carro ele ficou na frente da concessionaria esperando, qdo meu pai voltou, tinha um senhor que nao queria nemdeixar meu pai entrar no carro, arrumou maior barraco lá que queria aquela camionete, meu pai ja meio balancado pra comprar o omega e todo mundo incentivado (da concessionaria) a entregar e pegar um zero com um baita desconto pra funcionario, resolveu entregar a camionete...
Assinado os papéis, o velho vira pro meu pai e manda: vou ter a melhor pescaria da minha vida com essa camionete, é tudo que eu sonhava!
Nesse momento meu pai quase bateu no velho ahhaha nunca ele andou amis de 8 metros na terra com essa camionete, soh saia da garagem de domingo - por isso o apelido de macarronada ehhehe - era o xodó dele, sei que na hora meu pai quis desfazer o negocio mas nao dava mais, ja elvis... se fu..
Bom voltou de omega pra casa e nunca mais vimos a nossa Sulam.
Ano passado fiquei tao maluco pra achar essa sulam que comecei a caçar documentos dela (sempre guardamos os documentos em casa dos carros antigos) quando eu encontrei um IR antigo que tinha o renavam do carro, com renavam em maos, achei o dono - ainda era o velho - com o nome em maos, sai procurando o cara nas listas telefonicas de SP e grnade SP ehehhe Achei o velhinho, quase esclerosado e fui falar com ele, ai ele eme contou que ja tinha tido umas 10 pick ups e roubaram 6, que nenhuma seguradora aceitava mais ele como cliente, que tb nao tinha mais forcas e nem capacidade pra dirigir, mas que sentia falta da velha Sulam verdinha... inclusive contou toda a historia da compra pra mim no fone (mais de 40 minutos de interurbano, acreditem, foi um martirio ehhehe).
Essa é a historia da Sulam Verdinha Perkins.
Tinha um motor tao bem cuidado que embora fosse aspirada, qdo se trocavam as marchas dava pra ouvir piar beeemmm de leve, mas dava, acredito pq era encurtada e amaciada soh na estrada, pouquissimo uso !
Para terem nocao, vendemos era com 8 anos de uso e se nao me engano 86 mil km.
Dirigia muito ela, desde muleque, era maravilhoso! Tenho mutias saudades!
Dai que nasceu minha paixao por d20 ...
Ja tive D10, S10 (alguns modelos), pampa, chevy, fiorino, andei muito de f1000, tive um D14000 (azulao), mas só tenho saudades mesmo da D20.
Fora os inumeros carros...
Um dia eu chego la!
edit: se nao me engano na epoca vendemos a sulam por miseros 18 mil reais, na epoca ja tava valendo pouco e a tendencia era a total desvalorizacao, acho que se tivessemos mantido ela, conseguia pedir facil uns 36/38 mil reais... uma pena ...na epoca ainda tivemos que completar pra comprar o omega, hoje se eu nao pago nem 10 mil num omega e olha la...