Tenho acompanhado toda a discussão, mais somente entrarei no mérito do motor 16V.
Sempre ouvi a mesma coisa "não compra 16V"!
Bem, certa ocasião, em uma negociação peguei um gol 1.0 16V. Cara, foi só alegria!!!!!
Andei 100.000 km no álcool, e estava fazendo a média de 10km/l com o ar ligado (estrada).
Hoje tenho uma Ranger 03, 2.3 16V, também passada a álcool, e já se foram 109.000 km, está na média de 7km/l (estrada).
O grande problema do 16V, são os veículos que andam pouco, e já param.
O motor não chega a ficar completamente aquecido, ocorrendo assim a "transpiração" na parte do cabeçote, que criará uma borra, que entupirá os tuchos de válvulas e as galerias de óleo do motor.
Como eu só ando com o pé em baixo, não entope nada, não dá problema no motor!

Hoje em dia prefiro o 16V ao 8V.
Abraços.
Kim.