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Tópico: Mwm 229

  • #1

    Mwm 229




    Pessoal, para a galera que gosta de MWM e sente pena ... olha o que um engraçadinho motorista do meu pai conseguiu fazer no caminhão que o mesmo trabalhava ... história

    O motorista era de um 1113 turbinado show de bola caminhão andava que é uma beleza, foi escalado para outro caminhão por problemas operacionais, então colocaram-no num volks com um MWM 229 maçarico, esse caminhão estava esquentando a bastante tempo, foi varetado o radiador, depois checaram as mangueiras do radiador e o caminhão fervia ( eu sempre falo: motor a diesel não pode ficar fervendo igual a que vcs andam fazendo, e os motorista andavam o caminhão fervia e ninguem resolvia nada! como nao trabalho na empresa do meu pai, não podia dar pitaco onde nao sou chamado.) como todo desastre acontece com uma soma de fatores e nunca um isoladamente, ontem desmontando o motor vimos que um bico estava "mijando" o que segundo o motorista disse que por isso o motor bateu. Porém o cara enganar nego q sabe um pouquinho é mais dificil ... Pergunta que não quer calar: bico mijando faz isso no pistão?

    Eu acho e isso foi o conjunto de bico mijando + várias fevidas anteriores + motorista com o pé pesado pois o motor ferveu e depois bateu!!!

    O que os amigos acham?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mwm 229-dsc00291.jpg   Mwm 229-dsc00299.jpg   Mwm 229-dsc00300.jpg   Mwm 229-dsc00301.jpg   Mwm 229-dsc00303.jpg  
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

  • #2

    Mais fotos

    Só o cilindro 1 que ficou assim os outros só leves arranhões e todos os cabeçotes rachados.

    Meu parecer! Como os cabeçotes estavam rachados o motor aumentava sua temperatura e fervia, fazendo isso varias vezes + bico mijando e motorista com o pezinho pesado! = Motor na retifica com apenas 30000 km
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mwm 229-dsc00310.jpg   Mwm 229-dsc00311.jpg   Mwm 229-dsc00313.jpg  
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

  • #3
    da ate pena ver um motor neste estado , o pior e saber que foi por relaxo do motorista...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #4
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    Faltou a foto da camisa do cilindro.

    Isso com certeza ocorre pela soma de fatores, aonde o caminhão devia estar com muita fumaça branca, o primeiro cilindro não estava trabalhando corretamente, o motor aquecia e o pau comia... dá nisso aí mesmo. Se fosse no 4o cilindro já teria quebrado há mais tempo pois o primeiro cilindro tem o melhor arrefecimento devido o fato de receber a água mais fria do radiador e a melhor circulação de água.

    No pistão nota-se claramente o efeito de superaquecimento na combustão aliado com alguns calços hidráulicos que devem ter sido ocasionados por pé-embaixo!

    Disso tudo tem que trocar o kit do primeiro cilindro, camisa, pistão e anéis, junta e bico injetor.

    Podia ter saído mais caro.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Boa noite a todos.....Sem abusar do tópico do amigo,estou com um problema com um motor de um carro que comprei ontem,e a temperatura sobe demais em algumas ocasiões.....Mas não é um veículo 4x4(é um peugeot 206),então fico com receio de perguntar aqui no forum...
    Alguém se interessaria em me dar uma luz?Se for o caso,posso mandar minha estória por MP,ou se for permitido pelos moderadores,poderia colocar aqui???
    Grande ABRAÇO!!!!

  • #6
    Citação Postado originalmente por Renato Palheta Michelini Ver Post
    Boa noite a todos.....Sem abusar do tópico do amigo,estou com um problema com um motor de um carro que comprei ontem,e a temperatura sobe demais em algumas ocasiões.....Mas não é um veículo 4x4(é um peugeot 206),então fico com receio de perguntar aqui no forum...
    Alguém se interessaria em me dar uma luz?Se for o caso,posso mandar minha estória por MP,ou se for permitido pelos moderadores,poderia colocar aqui???
    Grande ABRAÇO!!!!
    O Scenic de um amigo estava desse jeito e era só a válvula termostática...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Amigo João Fellipe... Honestamente...! Para você que está fazendo engenharia mecânica... Quêm é o responsável pela frota: O motorista ou um supervisor em mecânica ???
    - A maioria dos motorista quer que se fôd@@@@ o caminhão e a empresa ! Mandam Ele fazer a entrega com aquele veículo, e Ele vai !
    Obs.: Dê uma força para o seu Pai, meu amigo ! Pelo menos numa assessoria. Ele deve te ajudar a se manter a Faculdade, ou não ?

    Caro amigo Renato: Além do que o Casitta pediu para verificar (válvula termostática), verifique também todo o sistema de arrefecimento: ventoinha (ou acoplamento viscoso), troque o líquido de arrefecimento, verifique a bomba d'água, nível do líquido de arrefecimento, verifique o nível e troque o óleo do motor, verifique se a colméia do radiador não está muito obstruída.

    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #8
    Casitta,você nao decepciona.......sempre disposto a ajudar....
    Vou escrever rapido,antes que algum moderador veja e me esculhambe
    O carro(206) sobe um pouco a temperatura,quando sobe ladeiras ou fica ligado em ponto morto......A ventoinha,quando a temperatura sobe(ponto morto),fica acionada somente por 10 segundos e desarma,e logo após desligar o motor ela fica acionada por uns 2 a 3 minutos....
    O carro está com 5000 km originais(de verdade),o ano dele é 2003,e ficou sem rodar praticamente nada durante estes anos....Pensei também no líquido de arrefecimento,se estragou o radiador(entupiu,sei lá),e tinha pensado na válvula termostática também...de qualquer maneira vou levá-lo no mecânico na segunda....Se alguém quiser comentar algo,ficarei grato
    ABRAÇOS!!!

  • #9
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    Joao Fellipe...

    Sabe o que tá com cara? De camisa furada!

    Já vi MWM 229 ferver e esquentar e sumir agua sem explicação. Tempos atrás, um conhecido com um VW 11-130 D229 reclamava que o caminhão fervia, sumia água, e ja tinham desmontado cabeçote, radiador, mangueiras, e estava tudo ok. Quando o motor finalmente aqueceu e bateu, e ai tiveram que fazer o motor, a explicação: Camisa furada. Um grande amigo meu, com seu trator Valmet 68 (D229/3), subitamente começou a perder água, e na desmontagem do motor, outra surpresa: Camisa furada! Sugeri isso para ele e ele no inicio achou estranho. Mas depois ele achou mais estranho ainda o fato de eu ter "adivinhado" o problema.

    O MWM D229 sofre de uma questão (não sei se é falha de projeto ou o que), que especialmente as versoes mais antigas (antes do D229 EC), ocorria uma corrosão galvanica, junto a camisa, potencializada pela água do radiador. Essa corrosão provocava um furo na camisa que permitia a passagem de água para a câmara de combustão. Ai já viu...é agua que some, motor que ferve, etc. etc. etc.

    Já vi isso ocorrer em trator Valmet 68 e há quem diga que isso é comum nos MWM 229 mais antigos, sendo que os mais modernos, existe uma diferença no projeto do bloco que não permite isso ocorrer com tanta intensidade. Seja como for, nos meus MWM 229 (num Ford F-11000 e em dois tratores Valmet), não deixo faltar o fluido anticorrosivo no sistema de arrefecimento. Tanto assim que quem compra o kit camisa e pistãso original MWM ganha junto, 1/2 litro de anticorrosivo, que de acordo com a recomendação da empresa, 0.5L deve ser colocado para cada 2 cilindros.

    Tudo isso que falei é baseado no conhecimento que tenho de conhecer, oficinas, mecanicos, e como usuário.

    Abraços!

  • #10
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Joao Fellipe...

    Sabe o que tá com cara? De camisa furada!

    Já vi MWM 229 ferver e esquentar e sumir agua sem explicação. Tempos atrás, um conhecido com um VW 11-130 D229 reclamava que o caminhão fervia, sumia água, e ja tinham desmontado cabeçote, radiador, mangueiras, e estava tudo ok. Quando o motor finalmente aqueceu e bateu, e ai tiveram que fazer o motor, a explicação: Camisa furada. Um grande amigo meu, com seu trator Valmet 68 (D229/3), subitamente começou a perder água, e na desmontagem do motor, outra surpresa: Camisa furada! Sugeri isso para ele e ele no inicio achou estranho. Mas depois ele achou mais estranho ainda o fato de eu ter "adivinhado" o problema.

    O MWM D229 sofre de uma questão (não sei se é falha de projeto ou o que), que especialmente as versoes mais antigas (antes do D229 EC), ocorria uma corrosão galvanica, junto a camisa, potencializada pela água do radiador. Essa corrosão provocava um furo na camisa que permitia a passagem de água para a câmara de combustão. Ai já viu...é agua que some, motor que ferve, etc. etc. etc.

    Já vi isso ocorrer em trator Valmet 68 e há quem diga que isso é comum nos MWM 229 mais antigos, sendo que os mais modernos, existe uma diferença no projeto do bloco que não permite isso ocorrer com tanta intensidade. Seja como for, nos meus MWM 229 (num Ford F-11000 e em dois tratores Valmet), não deixo faltar o fluido anticorrosivo no sistema de arrefecimento. Tanto assim que quem compra o kit camisa e pistãso original MWM ganha junto, 1/2 litro de anticorrosivo, que de acordo com a recomendação da empresa, 0.5L deve ser colocado para cada 2 cilindros.

    Tudo isso que falei é baseado no conhecimento que tenho de conhecer, oficinas, mecanicos, e como usuário.
    O cara da autorizada MWM, o mesmo que me vendeu o motor 2.8 comentou que é comum a camisa dilatar e o pistão ficar bambo dentro do cilindro.

    O bico estava mijando porque o motor superaqueceu e não o motor superaqueceu porque o bico estava mijando. O motor com superaquecido detona os bicos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
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    Também... Mas um bico mijando é um maçarico apontado para o pistão. Se trancar aberto então nem se fala.
    De qualquer forma faltou cuidado do motorista sim, pois duvido que tenha aliviado o pé em algum momento em que apresentava superaquecimento para chegar nessse ponto aí.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O cara da autorizada MWM, o mesmo que me vendeu o motor 2.8 comentou que é comum a camisa dilatar e o pistão ficar bambo dentro do cilindro.

    O bico estava mijando porque o motor superaqueceu e não o motor superaqueceu porque o bico estava mijando. O motor com superaquecido detona os bicos...
    Walter;

    Interessante observação essa sua. Talvez isso explique porque 229 em aplicações agricolas, seja bastante comum vê-los soprando pelo suspiro do cárter, a partir das 5 mil horas.

    Minha experiência com 229 é com o D229/6 (F-11000) e 229/4 do trator Valmet. Tenho dois Valmet 785, um deles usado em serviço normal (compativel com o trator) e o outro, em serviço pesado (muitas vezes, usando todo o limite da máquina).

    O de serviço normal tá com 11 mil horas de uso, fumaceando de tudo quanto é cor (azul, preta, branca), mas foi há pouco tempo que ele começou a soprar no cárter. Eu diria que ele aguenta mais umas 2 mil horas. Depois ele começará a morrer (a partida dele já não e mais instantânea como antes)

    O de serviço pesado, começou a soprar já com 5 mil horas. Ruidos estranhos, a partir das 7 mil e com 10.500 horas, ele simplesmente bateu.: Parecia motor VW a ar fora de ponto, dando uns estouros fabulosos quando forçado! Demsontamos e pistão comido, sem aneis de compressão, bronzinamento gasto e por incrivel que pareça, virabrequim riscado.

    Depois, conversando com um conhecido dono de uma frota de tratores Valmet 1280 e esteiras Fiatallis AD7 (ambos D229/6) ele me disse que nas maquinas dele, é bastante comum o MWM começar a soprar pelo respiro do carter, a partir das 5 mil horas de uso intenso.

    Abraços!

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