Postado originalmente por
shimomoto
Joao Fellipe...
Sabe o que tá com cara? De camisa furada!
Já vi MWM 229 ferver e esquentar e sumir agua sem explicação. Tempos atrás, um conhecido com um VW 11-130 D229 reclamava que o caminhão fervia, sumia água, e ja tinham desmontado cabeçote, radiador, mangueiras, e estava tudo ok. Quando o motor finalmente aqueceu e bateu, e ai tiveram que fazer o motor, a explicação: Camisa furada. Um grande amigo meu, com seu trator Valmet 68 (D229/3), subitamente começou a perder água, e na desmontagem do motor, outra surpresa: Camisa furada! Sugeri isso para ele e ele no inicio achou estranho. Mas depois ele achou mais estranho ainda o fato de eu ter "adivinhado" o problema.
O MWM D229 sofre de uma questão (não sei se é falha de projeto ou o que), que especialmente as versoes mais antigas (antes do D229 EC), ocorria uma corrosão galvanica, junto a camisa, potencializada pela água do radiador. Essa corrosão provocava um furo na camisa que permitia a passagem de água para a câmara de combustão. Ai já viu...é agua que some, motor que ferve, etc. etc. etc.
Já vi isso ocorrer em trator Valmet 68 e há quem diga que isso é comum nos MWM 229 mais antigos, sendo que os mais modernos, existe uma diferença no projeto do bloco que não permite isso ocorrer com tanta intensidade. Seja como for, nos meus MWM 229 (num Ford F-11000 e em dois tratores Valmet), não deixo faltar o fluido anticorrosivo no sistema de arrefecimento. Tanto assim que quem compra o kit camisa e pistãso original MWM ganha junto, 1/2 litro de anticorrosivo, que de acordo com a recomendação da empresa, 0.5L deve ser colocado para cada 2 cilindros.
Tudo isso que falei é baseado no conhecimento que tenho de conhecer, oficinas, mecanicos, e como usuário.