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Convex Datacenter
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  • #1

    Parecer do técnico sobre bicos retrabalhados




    Boa tarde,

    Estive na oficina em minha cidade, chamada hg diesel. Esta oficina e muito boa, tem profissionais bem treinados, etc..
    Comentei com o técnico sobre os bicos que "um amigo meu" tinha comentado. Um bico com um esguicho a mais que o original.
    Ele perguntou se essa peça era de linha, se havia um fabricante específico para esta peça. Eu respondi o que sabia, ou achava que era. Falei pra ele que os bicos eram da marca X, que eram bicos retrabalhados e destinados a quem quisesse mais potencia, mesmo liberando mais fumaça.

    Acho que é importante falar isso pra quem gosta da modificação. Ele me disse que os bicos originais são desenvolvidos de forma que o leque de diesel, esguichado sobre o pistão, borrife o combustível igualmente sobre o pistão, de forma que fique bem uniforme a lubrificação da câmara, sem pontos fortes ou fracos. O grande risco de se fazer esta modificação, de fazer um furo a mais no bico, segundo ele, é que os bicos retrabalhados poderiam borrifar o diesel de forma não uniforme, podendo ocorrer pontos de temperatura mais altos e mais baixos, promovendo aquecimento excessivo em certas regiões, e consequentemente desgastando de forma não uniforme a camisa, pistão, anéis, válvulas.

    Bom... não sei até que ponto adianta falar isso, pois quem vai dar uma envenenada no motor, não deveria ficar com a cabeça quente sobre certos desgastes.

    Só pra constar

    Se falei um monte de caca, vamos trocar idéia por aqui... eu nao entendo muito, estou só repassando o que escutei! Até gostaria de aprender mais hehe

  • #2
    Banido
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    que eu saiba, o processo de retrabalho de bicos "aumenta" a furação já existente....
    justamente para que continue a borrifar igualmente e de forma homogenea.

    alías, é um processo que o pessoal diz que só fica bom se fizer eletroerosão.... nem abrir com brocas é aconselhavel....

  • #3
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    O retrabalho me parece (de fonte muito confiável e segura) que usa-se a caneta (porta injetor) original e um injetor similar de outro motor de maior cilindrada e potência, eliminando também o segundo estágio.
    O risco é apenas a cabeça do pistão ser diferente do bico pelo que foi substituído. O motor diesel trabalha com temperaturas muito altas mesmo nos pistões e normalmente eles aguenta muito bem o fogo, o risco maior é o cabeçote aquecer demais por conta de leque mal planejado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de amithai
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    Proelton..o termo técnico seria o que? Tem muitas oficinas boas na minha cidade(será?), São José dos Campos,em que a grande maioria dos técnicos fazem tudo como manda o manual(by the book) e dizem não mexa nisso , não mexa naquilo..isso é coisa do demônio...bicos diferentes? Nãooo.....a ira de D. vai cair sobre vc, etc, etc...

    O ideal seria vc pegar uns 10 caras que mexem em bico e uns 50 caras que tiveram seus carros mexidos para dar uma opinião.
    É fácil falar que não pode....o difícil é o cara ir lá, pensar, desenvolver, matutar, criar uma forma do motor render mais sem destruí-lo....sim, claro...porque se os motores se destruissem...quem estaria mexendo com bico? Aliás são bem raros...os caras...aqueles que mexem. E chove de gente que só fala, fala....
    O que sei é o seguinte..eletroerosão...falam que é pra bico elétrico motores ciclo otto. Motores diesel, uma pressão desgraçada....pode ser .
    Abrir com broca ? Um micro furo....tem que ter uma lupa...e o furo....deve ficar uma caca.
    Abrir mais um furo? Aí é uma loucura.....pega um bico com um furo a mais pô.

    Eu disse alguma besteira?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Proelton..o termo técnico seria o que? Tem muitas oficinas boas na minha cidade(será?), São José dos Campos,em que a grande maioria dos técnicos fazem tudo como manda o manual(by the book) e dizem não mexa nisso , não mexa naquilo..isso é coisa do demônio...bicos diferentes? Nãooo.....a ira de D. vai cair sobre vc, etc, etc...

    O ideal seria vc pegar uns 10 caras que mexem em bico e uns 50 caras que tiveram seus carros mexidos para dar uma opinião.
    É fácil falar que não pode....o difícil é o cara ir lá, pensar, desenvolver, matutar, criar uma forma do motor render mais sem destruí-lo....sim, claro...porque se os motores se destruissem...quem estaria mexendo com bico? Aliás são bem raros...os caras...aqueles que mexem. E chove de gente que só fala, fala....
    O que sei é o seguinte..eletroerosão...falam que é pra bico elétrico motores ciclo otto. Motores diesel, uma pressão desgraçada....pode ser .
    Abrir com broca ? Um micro furo....tem que ter uma lupa...e o furo....deve ficar uma caca.
    Abrir mais um furo? Aí é uma loucura.....pega um bico com um furo a mais pô.

    Eu disse alguma besteira?
    Nenhuma!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    é verdade amithai... concordo com você

  • #7
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    Tenho Bicos Maiores Em Minha Ranger 2.8 Ps, So Alegria Andando Na Boa O Consumo Se Manteve Exatamente Igual Aos Bicos Originais E Quando Enfia A Bota Bebe Realente Um Pouco Mais, Mais Anda Muuuiiito Mais, Nao Me Arrependo Nada E Ainda Recomendo. O Que Tem Que Ser Verificado E Com Respeito A Qualidade Dos Bicos Que Sao Bicos Originais De Linha De Montagem, Me Parece, Que Linha Nautica, Nao Existe Controle Na Emissao De Poluentes, Por Isso O Melhor Desempenho.

    Acho Que Todos Do Forum Ja Ouviram Falar No Mauricio Da Raschmotoren, O Cara E Dez, Super Paciente E Competente, Repito E So Alegria

    Abraçao Alexandre

  • #8
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    Não tem linha náutica do Maxion! Eu queria ver e abrir esses bicos pessoalmente.
    Em relação à competência do Maurício, isso é indiscutível!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
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    uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.

    []'s

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.

    []'s
    Pois eu tbm vou começar essa busca... assim q tiver uma resposta posto.. .mas se alguém puder adiantar. .hehehe

    O meu motor é o MWM sprint 2.8, ano d fabricação 2000. É, obviamente, mecânico.
    Os bicos se entregaram, segundo o bombista... então tenho realmente que trocar.

    Se puder já trocar por bicos melhores.. melhor né.

    Abraços!

  • #11
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    Vamos ver se com esse rastro descobrimos alguma coisa!

    Um grande abraço a todos!

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.

    []'s
    Consegui transcrever a tabela, resumindo pela MWM são 6 modelos de bicos:
    9.0530.20.0.9040
    9.0530.20.0.9041
    9.0530.20.0.9043
    9.0530.20.0.9048
    9.0530.20.0.9050
    9.0530.20.0.9051

    Abaixo a aplicação de cada um:



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9040
    APLICAÇÃO NA LINHA 10.00 36.00 55.00 98.02


    10.00 FORD TODOS
    10.01 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BA com A/C
    10.02 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BA sem A/C
    10.03 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BD com A/C
    10.04 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BD sem A/C
    10.05 6.07TCA Pick-Up Ford F250 104BD Austrália c/ a/c,s/DDS
    10.06 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CB com A/C
    10.07 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102CB sem A/C
    10.08 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CD com A/C

    36.00 AGRALE TODOS
    36.01 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
    36.02 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
    36.03 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
    36.04 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
    36.05 4.07TCA Furgovan 6000 sem A/C
    36.06 4.07TCA Caminhão 6000D sem A/C
    36.07 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 15°
    36.08 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 15°
    36.09 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 3°
    36.10 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 3°
    36.11 4.07TCA Jipe Marruá

    55.00 MARCOPOLO TODOS
    55.01 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 15°
    55.02 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 15°
    55.03 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 3°
    55.04 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 3°

    98.02 MARÍTIMO
    98.02 6.07 TCW Marítimo Parcial



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9041
    APLICAÇÃO NA LINHA
    38.01 38.02 38.03 38.04 38.05 38.06 38.07 38.08 38.10 38.11 38.12 38.13 38.14 38.15 38.16 38.17

    38.00 GENERAL MOTORS todas
    38.01 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.02 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.03 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.04 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, sem SERVOTRONIC
    38.05 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, sem SERVOTRONIC
    38.06 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.07 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.08 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ SERVOTRONIC, c/ ABS
    38.10 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.11 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.12 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
    38.13 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, opcional ABS
    38.14 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS
    38.15 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
    38.16 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, com ABS
    38.17 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9043
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.09 38.18

    38.09 6.07T GMC 6.150 sem A/C
    38.18 6.07T GMC 6.150 sem A/C


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9048
    APLICAÇÃO NA LINHA
    14.00 29.00 36.11 38.19 38.20 38.21 38.22 38.25 38.26 38.27 38.28 38.29 38.30 38.31 38.32 38.37 38.38 38.39 38.40 38.41 38.42 54.00 98.01

    14.00 NISSAN todas
    14.01 4.07TCA Frontier Cabine Simples com A/C
    14.02 4.07TCA Frontier Cabine Simples sem A/C
    14.03 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra c/ A/C
    14.04 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra s/ A/C


    29.00 Sprint Repotenciamento todas
    29.01 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 15°
    29.02 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 15°
    29.03 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 3°
    29.04 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 3°


    36.11 Agrale
    36.11 4.07TCA Jipe Marruá


    GENERAL MOTORS
    38.19 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x2 com A/C, sem vela
    38.20 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x2 sem A/C, sem vela
    38.21 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x4 com A/C, sem vela
    38.22 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x4 sem A/C, sem vela
    38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
    38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
    38.25 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, sem vela 3°
    38.26 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, com vela 3°
    38.27 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
    DDS
    38.28 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
    DDS
    38.29 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
    DDS
    38.30 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
    DDS
    38.31 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
    DDS
    38.32 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
    DDS
    38.37 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, sem vela, com
    DDS
    38.38 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, com vela, com
    DDS
    38.39 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, sem vela, com
    DDS
    38.40 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, com vela, com
    DDS
    38.41 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, sem vela 3°
    38.42 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, com vela 3°


    54.00 TROLLER
    54.01 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 15°
    54.02 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 15°
    54.03 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 3°
    54.04 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 3°


    Marítimo
    98.00 Todas



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9050
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.23 38.24 38.43 38.44

    38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
    38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
    38.43 6.07T GMC 3500HD sem A/C, sem vela
    38.44 6.07T GMC 3500HD com A/C, sem vela


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9051
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.33 38.34 38.35 38.36


    38.33 6.07T Silverado Euro II sem A/C, com vela
    38.34 6.07T Silverado Euro II com A/C, com vela
    38.35 6.07T Silverado Euro II sem A/C, sem vela
    38.36 6.07T Silverado Euro II com A/C, sem vela

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