Tô acompanhando a discussão, mas fiquei curioso: por que dessa opinião?
Versão Imprimível
o volante bi-massa serve para o motor não trepidar em marcha lenta, para parecer que se está em um carro a gasolina quando em marcha lenta. Tem alguns que ao dar problemas, vão em uma oficina especializada em embreagens e o deixam "queixo duro", ou seja, sem aquelas molas compensadoras do volante original.
Mais que isso, o volante bi-massa serve para amortecer trancos entre o motor e a transmissão, diminuindo por exemplo, riscos de quebra de virabrequim em situações de sobretorque.
Quando quebrou o meu, meu mecânico me passou três opções:
1. Trocar por um original
2. Trocar por um recondicionado
3. Fixar o volante, o que é feito por soldagem e re-balanceamento
Como sou inimigo de gambiarras e de quaisquer alterações do projeto original, optei por trocar por original novo.
Já faz parte do senso comum, acreditar que air bags salvam vidas... Mas ninguém lembra dos casos de acionamento errático onde sérios acidentes foram provocados por air bags que abriram sem necessidade ou ainda dos casos onde deveria ter aberto e não abriu...
Não tenho problemas em pagar por acessórios que tenham utilidade comprovada, mas detesto gastar dinheiro com coisas pouco confiáveis...
Conforme eu havia dito aos senhores da chegada da ultimate, fiquei sabendo hoje pela manhã de um concessionário que a amarok 2017 agora recém anunciada com facelift tem provável chegada ao Brasil a partir de novembro próximo.
Já com o novo motor 3.0V6 da Toaureg.
Explicação sobre volante Bi-massa extraída do próprio site da LUK:
1 vantagens1) As vibrações produzidas pelos motores a combustãointerna (normais e inerentes a esse tipo de motor)são “filtradas” pelo volante, que libera uma rotaçãomais regular à caixa de câmbio, praticamente isentade vibrações, o que resulta em menor choque entreas engrenagens com conseqüente diminuição deruído na transmissão;2) Possibilita uma melhor dirigibilidade em baixasrotações pela modificação da freqüência naturaldo motopropulsor que causa a trepidação dacarroceria do veículo. Em outras palavras: eliminaaquela vibração da carroceria do veículo, quando,por exemplo, após passar por uma lombada, em3ª marcha e velocidade reduzida, se tenta acelerarfortemente o veículo.3) O motor pode trabalhar com rotações mais baixas, oque diminui o consumo de combustível.
http://www.schaeffler.com/remotemedi...er06_br_pt.pdf
Pois é Edulpj, desde as primeiras embreagens foram as "secas" e depois as com molas, mas duraram acho que um século e ninguém morreu com a trepidação hehehehehhe, agora, os automóveis tem que parecer um avião sem turbulências mas a conta sempre vai acabar na mão do consumidor, caso desses volantes bi-massa. Um abraço.
Minha amiga Karina, não concorda com você.
Já que após derrapar em uma rodovia, ela se chocou na contra mão com um carro forte da Brinks, Colisão frontal mesmo. O carro dela foi arrastado não sei por quantos metros, era um Clio, a única lesão que ela teve foi o dedo mínimo da mão esquerda quebrado. Não saiu andando porque tiveram que tirar ela dos escombros desmaiada. Mas após os exames foi para casa. Saiu viva e quase sem machucados por conta do conjunto Cinto de Segurança/ Air Bag.
Air Bag não é um acessório, é um elemento de segurança assim como cinto de segurança e freio ABS, e foi testado e certificado no mundo inteiro.
Pode ter falhas, sim, mas se comparar o saldo vidas salvas X falhas, as falhas desaparecem.
Nesta sua linha de pensamento ninguém deveria viajar de avião, já que muitos acabam se acidentando, então é inseguro.
Isso ai. airbag é um elemento de segurança como o cinto de segurança, ainda por cima com comprovaçao em todo o mundo e em tudo que é tipo de testes.
Meu irmao hoje é paraplegico por causa da irresponsabilidade propria, mas poderia ter morrido se nao tivesse airbag.
eu ja vi gente morrer pq airbag nao funcionou quando precisou, ou funcionou de maneira errada, estourando antes ou depois da colisao. mas eu, prefiro ter e nunca precisar usar, doq precisar usar e nao ter.
Dizer uma coisa dessa é o mesmo que "eu nao confio em airbag, vou dar minha cara no lugar do airbag que é mais seguro que eu sei que vai funcionar"
X2!
Por esse raciocínio (que itens de segurança podem falhar), é melhor tirar feios ABS, ESP, airbags, cinto de segurança de vários e vários meios de transporte (vamos começar pela aviação?!). Todo componente, eletrônico ou não, está sujeito a falhas e a engenharia explica que isso é normal, ainda que não seja desejável.
Também já conheço pessoas que foram salvas por airbags, inclsuive em carros populares, com uma amiga minha que sofreu um acidente num gol g6 se sobreviveu graças aos airbags.