Postado originalmente por
edulpj
A questão do intervalo entre trocas sempre foi mal compreendida... Já fui proprietário de posto de serviço e por incrível que pareça, a imensa maioria dos usuários, entende esse intervalo como MÍNIMO e não como máximo... Muita gente não faz a menor questão de verificar o nível de óleo DIARIAMENTE (que é o obrigatório para motores Diesel).
Sempre dizia a meus clientes, que a instrução do fabricante do veículo era: "Trocar o óleo a cada 'X' km, adicionando óleo novo sempre que necessário"... Essa parte do "sempre que necessário", simplesmente era ignorada e não aceita por quase todos...
Outra mania cretina, era trocar o filtro de óleo uma vez sim, uma vez não...
Quanto à temperatura, lubrificantes multiviscosos servem exatamente para manter a eficiência a pleno desde o instante da partida. A temperatura de serviço, ACELERADA pela válvula termostática, visa manter o motor em condições ideais em função de dilatação térmica e não apenas para preservar o óleo.
Meu hábito em relação a intervalo de troca, é OBSERVAR durante o intervalo determinado pelo fabricante, quanto tempo leva para o nível começar a baixar. Se o fabricante determina 20.000 km, é comum o motor não baixar o nível de óleo até aproximadamente a METADE desse intervalo. Daí pra frente, começa a baixar (normal...). Se dali até o final do intervalo for necessário adicionar a mesma quantidade total de óleo do motor somando todas as adições, então fará todo sentido abreviar o intervalo pela metade. Caso contrário (pra menos, óbvio...), ainda prefiro obedecer as determinações do fabricante. Na engenharia deles, tem gente que manja muito mais que eu...