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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Diesel não é mais caro por "ser mais dificil" ou por precisar de maior temperatura.
    Quando se coloca o petroleo na caldeira eles vão tirando os produtos nas suas respectivas temperaturas e depois vão beneficiando aquele liquido.
    Ainda assim, não é somente esquentar o petroleo até determinada temperatura e retirar Diesel dele. O Diesel é a mistura de varios outros óleos e combustiveis, inclusive nafta [gasolina] e querosene.

    Temos de levar em consideração ainda que nosso diesel tem a mesma qualidade dos nossos motores a gasolina, estão 10 anos defasados com o resto do mundo.


    há de se levar em conta ainda que no preço do nosso gasohol [vulgo gasolina] esta incluso o preço do custo e os tributos referentes a nafta e ao etanol. Quer dizer, além de todo o custo igual ao do diesel [extração, produção, transporte, etc...] o gasohol ainda tem o custo adicional do etanol.
    Interessante saber essas coisas, mas o discutido seria o valor do veículo e não do combustível.

    Com certeza essa diferença gigantesca de preço é explicado pelo lucro da montadora, não tem como os componentes a mais utilizados nos carros a diesel valerem o valor de um carro popular a gasolina...

    Mas a verdade é que no Brasil eles fazem oque querem e tem gente que paga muitas vezes por não ter opção e outras por status.

  • #2
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    21/06/2011
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    O diesel e' subsidiado no Brasil. Se nao tivesse subsidio como nos paises serios, seu valor seria em torno de 10% acima do preco da gasolina (como e' em todos os paises serios do mundo).

    Antigamente, a diferença de preço da gasolina para o diesel era absurdamente grande, por conta do subsidio, assim, as montadoras descobriram que poderiam cobrar do veiculo esse "handcap" que e' dado pelo Estado, apenas por isso que veiculos a diesel sempre foram vendidos mais caros que os outros, o Estado deu o presente no preço do combustivel e as montadoras cobram por isso no preço do carro.

    Atualmente, esses preços estao muito proximos, , aquela vantagem financeira no preco do diesel (combustivel) esta desaparecendo e por isso que agora todos estao se questionando sobre os altos preços dos veiculos movidos a diesel. As montadoras terao de rever o lucro que teem em vender veiculos a diesel.

    Posso dizer pelo que vejo nas ruas aqui de SP, por exemplo, Hilux e S10, novas, quase tudo que se ve e' flex, amarok, que so existe diesel, as que vejo na rua sao blindadas. (por conta do 4WD e do torque que arrasta bem a blindagem).

    Nao precisa ser "um genio da matematica" salvo casos de uso especifico, financeiramente, o diesel hoje NAO esta mais valendo a pena....
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

  • #3
    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    E por acaso, a produção do combustível diesel é mais barata que a gasolina?
    O diesel nos postos é subsidiado e de onde vem a verba desse subsídio?
    Dos motores zero km.

    A matemática é simples: subsídio de um lado, e alta tributação de outro!
    Acho que esse subsídio já se foi faz tempo, o S-50 ta quase batendo no preço da gasolina comum...

  • #4
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    15/06/2011
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    Exatamente, não existe subsídio no preço do Diesel sua produção é mais barata, existe sim maior imposto no preço da gasolina, a famosa CIDE!
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #5
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    Citação Postado originalmente por davidss6 Ver Post
    Outra pergunta, porque as montadoras não colocam nas versões flex a opção 4x4??
    A Mit tem Triton flex 4x4 e a Toyota tem Hilux flex 4x4.
    RANGER XLT 4X4 10/11----> CHIP 46,5 Kgf

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    É tudo uma questão de cultura.
    Os brasileiros em geral acostumaram-se durante muitos anos a pensar que motor diesel é mais econômico e durável do que a gasolina. Hoje, quando o sujeito vai decidir qual caminhonete comprar, ela não faz contas da km que vai rodar, do custo de manutenção, impostos, seguros, porque ele já tem em mente a idéia fixa de que diesel é melhor e pronto. Mesmo que ele só rode 500 km/mês.

    Daí vem a dificuldade de revender pick-up flex. Não é porque são piores, é porque a maioria acredita que diesel é melhor.

    Já que diesel nova é muito cara, o sujeito compra uma usada mais antiga, e sai feliz da vida porque está gastando menos dinheiro com combustível e pouco tempo depois descobre que tem que levar no bombista para dar uma geral na BI. Aí é bom que ele tenha guardado o que economizou no posto de combustivel, porque var ter que deixar R$ 2.500,00 no bombista. Depois é só rezar para não precisar mexer no cabeçote que empena ou trinca facim, facim, se a temperatura subir um pouco acima do normal.

    Sobre a durabilidade, a realidade já mudou há quase 10 anos e as pessoas que nunca tiveram uma caminhonete das mais novas, ainda tem em mente a idéia dos motores diesel da época do OM314, Q20B, S4T, MWM 229, que esses sim eram muito mais duráveis e de pouca manutenção. Duvido que um desses motores diesel novos, com baixa cilindrada, bloco mais leve, cabeçote de alumínio, correia dentada e alta rotação (tudo como se fossem a gasolina) durem mais do que um motor gasolina da mesma potencia e nas mesmas condições de uso.

    Isso é apenas minha percepção da realidade. Não estou criticando quem escolhe diesel, pois também tenho um jipe diesel.

    Abraços aos colegas.

  • #7
    Meu cunhado tem uma S10 2002 a gasolina que instalou GNV no dia em que saiu da concessionária. Arrisco dizer que aquele motor nunca bebeu um tanque inteiro de gasolina. Só cheirou GNV a vida inteira. Está com 400.000 km rodados e conhecendo o sujeito do jeito que conheço, já economizou muito frete pras obras.

    Esse negócio de motor a gasolina ser frágil não é mais verdade há muitos anos.

    Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.


  • #8
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    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.
    Esses continuam com a faixa vermelha em 2500rpm
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Além da rotação não passar de 2500 RPM, como bem lembrou o Desnickadu, os blocos e cabeçotes são feitos de ferro (não alumínio) e a distribuição é por engrenagens (não correia dentada).

    Uma curiosidade que tenho é como se comporta a parte eletrônica desses caminhões. Será que a bomba de alta e os bicos acompanham a durabilidade do motor chegando a 1 milhão de Km sem serem trocados? Na época das bombas injetoras elas passavam por 3 ou 4 reformas durante essa KM, mas não eram trocadas e nem davam pane, apenas iam enfraquecendo o rendimento gradativamente.

    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Meu cunhado tem uma S10 2002 a gasolina que instalou GNV no dia em que saiu da concessionária. Arrisco dizer que aquele motor nunca bebeu um tanque inteiro de gasolina. Só cheirou GNV a vida inteira. Está com 400.000 km rodados e conhecendo o sujeito do jeito que conheço, já economizou muito frete pras obras.

    Esse negócio de motor a gasolina ser frágil não é mais verdade há muitos anos.

    Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.

  • #10
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    Desvalorizaçao ?????? Cara, usado é usado, o comprador sempre poe defeito, ainda mais em feirao, que so' tem dono de loja querendo furar olho.
    So por curiosidade, fui fã de Ranger por uns 10 anos, e todas tinham defeito para os compradores, carro nao tem mais valor, tira 5% da FIPE e anuncia, vc vende qq coisa sem sair de casa. Agora, o exemplo que melhor exemplifica isso foi a venda da miha ultima Hilux, uma STD 2.5 (diesel) tinha uns loucos que viam meu anuncio (sempre 5% abaixo da FIPE) e me ligavam querendo tirar mais algum dinheiro e falavam "Ahhh, mais nao é SRV automatica ???" Ou seja, sempre tem defeito. Mas sempre vende, da mesma forma que vc quiz comprar, existe alguem que quer comprar de vc tbm.
    Nao se apegue a esse papo de desvalorizaçao, hoje em dia, usado nao vale mais nada ! ! !
    Apenas para distrair, atualmente qdo ouço alguem falar "das maravilhas do veiculo a diesel" (economia, nao dá manutencao, etc) vejo ele apenas repetindo oq o pai dele lhe ensinou sobre veiculos a diesel, e que realmente aquela epoca era verdade...
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
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  • #11
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    Na minha modesta opinião a questão não é ser picape diesel ou gasolina. É ser picape, pois a questão é saber se quem está comprando picape tem tal aplicação [utilidade] ou não dela.
    A impressão que dá é que a maioria que compra picape não é para utilizá-la como tal, mas sim por como uma forma de exteriorizar riqueza. Logo, não cabem lamentos sobre o combustível, afinal é uma exteriorização de riqueza. Paguem o preço sem choramingar!
    Para os poucos que tem a real necessidade de utilização de uma picape, resta pagar o pato por um “mercado” maquiado. Estes, por uma preferencia pessoal, fazem as opções entre os dois combustíveis e geralmente como usam mesmo o carro, preferem o diesel por razões intrínsecas a este tipo de combustível. Afinal, estes que usavam picapes mesmo quando era proibido o uso de motores diesel até uma determinada capacidade carga, tanto faz o combustível, eles terão de usar a picape.
    Para os demais, duvido que se a regra anterior estivesse em vigor [proibição de diesel para picapes até 2 toneladas] eles comprariam picapes, ainda mais se a gasolina.
    Assim, por esses ‘riquinhos’ que usam picape a diesel porque não podem usar a SVU equivalente é que ficamos neste pandemônio.
    Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Perambulante Ver Post
    Assim, por esses ‘riquinhos’ que usam picape a diesel porque não podem usar a SVU equivalente é que ficamos neste pandemônio.
    Faz tempo que muitos, ou a maioria dos proprietários de picape no Brasil não precisam de caçamba, e na verdade não só não conhecem bem o veículo como também não deveriam usar picape, por questões de segurança e conforto.

    O fato é que nosso país é carente de suv de qualidade, resistência e custo razoável.

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