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  • #1
    Usuário Avatar de davidss6
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    Diesel X Gasolina: Abismo de preço. Quem explica??




    Pessoal,

    o que explica esse abismo de preços entre uma pickup 0KM Gasolina (atualmente flex) e uma pickup 0KM Diesel.

    Tem a ver com a tributação??

    Não acredito que o custo para a montadora de uma pickup com motor diesel seja tão mais alto assim, em relação a outra a gasolina que justifique uma diferenca de R$ 25.000,00 pra mais???

    Outra pergunta, porque as montadoras não colocam nas versões flex a opção 4x4??


    Abs

  • #2
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    Tem toda razão, a questão é mesmo o status, para manter uma divisão de classes hehe!
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #3
    Usuário Avatar de gmilani
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    Citação Postado originalmente por davidss6 Ver Post
    Pessoal,

    o que explica esse abismo de preços entre uma pickup 0KM Gasolina (atualmente flex) e uma pickup 0KM Diesel.

    Tem a ver com a tributação??

    Não acredito que o custo para a montadora de uma pickup com motor diesel seja tão mais alto assim, em relação a outra a gasolina que justifique uma diferenca de R$ 25.000,00 pra mais???

    Outra pergunta, porque as montadoras não colocam nas versões flex a opção 4x4??


    Abs
    Eu vou (tentar) dar uma explicação: SIMPLES, tem quem pague, entao nao precisa abaixar os preços!!!

    não há justificativas pra tamanha diferença de preços, afinal um motor a gasolina moderno tbm custa caro!!!! tem bomba de combustivel, bicos injetores, central eletronica, sensores, ignição (que no diesel nao tem), alem do óvio pistoes, virabrequim, bloco, radiador alternador, etc, etc, etc.....

    na minha umilde (umilde sem H mesmo, assim fica mais humilde ainda) opiniao, deveria custar uns 10mil a mais, no maximo!!!! nao há o pq de tanta diferença!!!!

    Mas é aquilo... tem quem paga...... e é indiscutivel que os motores a diesel sao melhores que os a gasolina, pelo menos no brasil, onde nao temos um bom motor a gasolina, 99% sao os raquiticos 4cc, agora se fossem uns V6, V8, V10 a gososa, ai sim, mas tbm teria o problema custo km/combustivel, que no nosso pais........... petroleo é muito caro em vista do salario da população!!!
    Frontier 4x4 Mec 13/14 190cv!!!eba
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  • #4
    Usuário Avatar de antoniosmg
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    Citação Postado originalmente por gmilani Ver Post
    Eu vou (tentar) dar uma explicação: SIMPLES, tem quem pague, entao nao precisa abaixar os preços!!!

    não há justificativas pra tamanha diferença de preços, afinal um motor a gasolina moderno tbm custa caro!!!! tem bomba de combustivel, bicos injetores, central eletronica, sensores, ignição (que no diesel nao tem), alem do óvio pistoes, virabrequim, bloco, radiador alternador, etc, etc, etc.....

    na minha umilde (umilde sem H mesmo, assim fica mais humilde ainda) opiniao, deveria custar uns 10mil a mais, no maximo!!!! nao há o pq de tanta diferença!!!!

    Mas é aquilo... tem quem paga...... e é indiscutivel que os motores a diesel sao melhores que os a gasolina, pelo menos no brasil, onde nao temos um bom motor a gasolina, 99% sao os raquiticos 4cc, agora se fossem uns V6, V8, V10 a gososa, ai sim, mas tbm teria o problema custo km/combustivel, que no nosso pais........... petroleo é muito caro em vista do salario da população!!!

    Exatamente
    L200 Triton GLS 3.2 13/13 MT
    EX-L200 GLS OUTDOOR 07/08 MT

  • #5
    Usuário Avatar de Raposo
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    Na minha modesta opinião é para incentivar a compra de pick up's à gasolina; visto que, s.m.j., são menos poluidoras do que àquelas movidas a óleo diesel; em que pese a utilização do S50.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #6
    Citação Postado originalmente por davidss6 Ver Post
    Pessoal,

    o que explica esse abismo de preços entre uma pickup 0KM Gasolina (atualmente flex) e uma pickup 0KM Diesel.

    Tem a ver com a tributação??

    Não acredito que o custo para a montadora de uma pickup com motor diesel seja tão mais alto assim, em relação a outra a gasolina que justifique uma diferenca de R$ 25.000,00 pra mais???

    Outra pergunta, porque as montadoras não colocam nas versões flex a opção 4x4??


    Abs

    Adoraria ter conteúdo na resposta pra explicar sua questão. Mas reforço realmente o que o GMILANI falou: aqui (BR) só não sabe quem não quer que as montadoras colocam o preço que acham que o produto vale e que os tupiniputos pagam. Aliado as exorbitantes taxas de impostos que pagamos (também só não sabe quem não quer), além das bitributações, pagamento de imposto em cima de coisas que nada tem a ver, como fretes, bla bla blas... resulta nisso aí.
    .: T o r m y :.
    Tracker 4x4 off hole, porque no RJ não tem road...

  • #7
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    E por acaso, a produção do combustível diesel é mais barata que a gasolina?
    O diesel nos postos é subsidiado e de onde vem a verba desse subsídio?
    Dos motores zero km.

    A matemática é simples: subsídio de um lado, e alta tributação de outro!
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #8
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    E por acaso, a produção do combustível diesel é mais barata que a gasolina?
    O diesel nos postos é subsidiado e de onde vem a verba desse subsídio?
    Dos motores zero km.

    A matemática é simples: subsídio de um lado, e alta tributação de outro!
    Sim! fabricar Diesel é mais barato que fabricar gasolina.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Sim! fabricar Diesel é mais barato que fabricar gasolina.
    Até onde eu sei, o diesel é muito mais difícil e caro de ser fabricado que a gasolina, porque a temperatura de refino do diesel é muito mais alta e porque cerca de 40% do petróleo nacional só serve pra ser refinado como gasolina. Corrijam-me se estiver errado:HowStuffWorks - Produtos derivados do petróleo

    Além dos motivos citados pelo gmilani, existem outros fatores pra contribuir para o preço mais elevado do motor diesel: maior utilização de matéria-prima (aço), maior tecnologia dos motores (comparando com os 4 cilindros à gasolina jurássicos que temos), mais componentes agregado (turbo, por exemplo), maior durabilidade (?)...

    Os subsídios do diesel advem sobretudo de renúncia de receita da União no que concerne à arrecadação tributária, sobretudo sobre a importação (alíquota zero), renúncia da receita de Pis/Pasep na venda e distribuição do petróleo (cf. art. 23 da Lei n.º 10685/2004), renúncia de receita referente à Cide-Combustíveis (alíquota zero para o diesel de baixo teor de enxofre - Decreto 7764/2012). Veja mais: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream...pdf?sequence=1

    Resumindo, praticamente só quem ganha com a venda do diesel são os estados (ICMS) e as refinarias e distribuidoras que aplicam seu lucro usual (alto), pois a União praticamente renuncia a 100% da receita do que teria direito caso tributasse o óleo diesel.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Até onde eu sei, o diesel é muito mais difícil e caro de ser fabricado que a gasolina, porque a temperatura de refino do diesel é muito mais alta e porque cerca de 40% do petróleo nacional só serve pra ser refinado como gasolina. Corrijam-me se estiver errado:HowStuffWorks - Produtos derivados do petróleo

    Além dos motivos citados pelo gmilani, existem outros fatores pra contribuir para o preço mais elevado do motor diesel: maior utilização de matéria-prima (aço), maior tecnologia dos motores (comparando com os 4 cilindros à gasolina jurássicos que temos), mais componentes agregado (turbo, por exemplo), maior durabilidade (?)...

    Os subsídios do diesel advem sobretudo de renúncia de receita da União no que concerne à arrecadação tributária, sobretudo sobre a importação (alíquota zero), renúncia da receita de Pis/Pasep na venda e distribuição do petróleo (cf. art. 23 da Lei n.º 10685/2004), renúncia de receita referente à Cide-Combustíveis (alíquota zero para o diesel de baixo teor de enxofre - Decreto 7764/2012). Veja mais: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream...pdf?sequence=1

    Resumindo, praticamente só quem ganha com a venda do diesel são os estados (ICMS) e as refinarias e distribuidoras que aplicam seu lucro usual (alto), pois a União praticamente renuncia a 100% da receita do que teria direito caso tributasse o óleo diesel.
    Imperador, concordo com tudo que falou sobre os motores a diesel, que possuem maior tecnologia, mais componentes etc.. etc... Agora será que essa é a justificativa das montadoras para pedir R$25.000,00 a mais no preço de uma pickup diesel em relação a outra gasolina??

    Ou sobre a pickup diesel recai mais taxas e impostos, pra compensar esse "boi" que o governo da a nós consumidores ao pagarmos menos impostos no diesel???
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Moipessoa
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Até onde eu sei, o diesel é muito mais difícil e caro de ser fabricado que a gasolina, porque a temperatura de refino do diesel é muito mais alta e porque cerca de 40% do petróleo nacional só serve pra ser refinado como gasolina. Corrijam-me se estiver errado:HowStuffWorks - Produtos derivados do petróleo

    Além dos motivos citados pelo gmilani, existem outros fatores pra contribuir para o preço mais elevado do motor diesel: maior utilização de matéria-prima (aço), maior tecnologia dos motores (comparando com os 4 cilindros à gasolina jurássicos que temos), mais componentes agregado (turbo, por exemplo), maior durabilidade (?)...

    Os subsídios do diesel advem sobretudo de renúncia de receita da União no que concerne à arrecadação tributária, sobretudo sobre a importação (alíquota zero), renúncia da receita de Pis/Pasep na venda e distribuição do petróleo (cf. art. 23 da Lei n.º 10685/2004), renúncia de receita referente à Cide-Combustíveis (alíquota zero para o diesel de baixo teor de enxofre - Decreto 7764/2012). Veja mais: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream...pdf?sequence=1

    Resumindo, praticamente só quem ganha com a venda do diesel são os estados (ICMS) e as refinarias e distribuidoras que aplicam seu lucro usual (alto), pois a União praticamente renuncia a 100% da receita do que teria direito caso tributasse o óleo diesel.
    no petróleo do brasil, média de 21º API, quanto menos carbono tiver (excluindo os gases), mais caro é pra se extrair produtos "finos", diga-se, querosene, nafta e gasolina. só no estado do Amazonas que tem óleo de ºAPI 37/40,e de excelente qualidade. mais parece 1 óleo diesel/vegetal de tão fino que é. e muitas vezes é usado para "dissolver" o óleo da bacia de campos (maior produtos de óleo do país).
    o preço do produto não é determinado, (excluindo-se as leis de mercado), em função da energia que ele precisa pra ser refinado, calor (energia térmica) todas as refinarias tem sobrando... mas quanto mais quantidade se extrai da cadeia de carbonos.
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #12
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    Até onde eu sei, o diesel é muito mais difícil e caro de ser fabricado que a gasolina, porque a temperatura de refino do diesel é muito mais alta e porque cerca de 40% do petróleo nacional só serve pra ser refinado como gasolina. Corrijam-me se estiver errado:HowStuffWorks - Produtos derivados do petróleo

    Além dos motivos citados pelo gmilani, existem outros fatores pra contribuir para o preço mais elevado do motor diesel: maior utilização de matéria-prima (aço), maior tecnologia dos motores (comparando com os 4 cilindros à gasolina jurássicos que temos), mais componentes agregado (turbo, por exemplo), maior durabilidade (?)...

    Os subsídios do diesel advem sobretudo de renúncia de receita da União no que concerne à arrecadação tributária, sobretudo sobre a importação (alíquota zero), renúncia da receita de Pis/Pasep na venda e distribuição do petróleo (cf. art. 23 da Lei n.º 10685/2004), renúncia de receita referente à Cide-Combustíveis (alíquota zero para o diesel de baixo teor de enxofre - Decreto 7764/2012). Veja mais: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream...pdf?sequence=1

    Resumindo, praticamente só quem ganha com a venda do diesel são os estados (ICMS) e as refinarias e distribuidoras que aplicam seu lucro usual (alto), pois a União praticamente renuncia a 100% da receita do que teria direito caso tributasse o óleo diesel.
    Diesel não é mais caro por "ser mais dificil" ou por precisar de maior temperatura.
    Quando se coloca o petroleo na caldeira eles vão tirando os produtos nas suas respectivas temperaturas e depois vão beneficiando aquele liquido.
    Ainda assim, não é somente esquentar o petroleo até determinada temperatura e retirar Diesel dele. O Diesel é a mistura de varios outros óleos e combustiveis, inclusive nafta [gasolina] e querosene.

    Temos de levar em consideração ainda que nosso diesel tem a mesma qualidade dos nossos motores a gasolina, estão 10 anos defasados com o resto do mundo.


    há de se levar em conta ainda que no preço do nosso gasohol [vulgo gasolina] esta incluso o preço do custo e os tributos referentes a nafta e ao etanol. Quer dizer, além de todo o custo igual ao do diesel [extração, produção, transporte, etc...] o gasohol ainda tem o custo adicional do etanol.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

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