Postado originalmente por
Imperador!
Até onde eu sei, o diesel é muito mais difícil e caro de ser fabricado que a gasolina, porque a temperatura de refino do diesel é muito mais alta e porque cerca de 40% do petróleo nacional só serve pra ser refinado como gasolina. Corrijam-me se estiver errado:
HowStuffWorks - Produtos derivados do petróleo
Além dos motivos citados pelo gmilani, existem outros fatores pra contribuir para o preço mais elevado do motor diesel: maior utilização de matéria-prima (aço), maior tecnologia dos motores (comparando com os 4 cilindros à gasolina jurássicos que temos), mais componentes agregado (turbo, por exemplo), maior durabilidade (?)...
Os subsídios do diesel advem sobretudo de renúncia de receita da União no que concerne à arrecadação tributária, sobretudo sobre a importação (alíquota zero), renúncia da receita de Pis/Pasep na venda e distribuição do petróleo (cf. art. 23 da Lei n.º 10685/2004), renúncia de receita referente à Cide-Combustíveis (alíquota zero para o diesel de baixo teor de enxofre - Decreto 7764/2012). Veja mais:
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream...pdf?sequence=1
Resumindo, praticamente só quem ganha com a venda do diesel são os estados (ICMS) e as refinarias e distribuidoras que aplicam seu lucro usual (alto), pois a União praticamente renuncia a 100% da receita do que teria direito caso tributasse o óleo diesel.