A Mit tem Triton flex 4x4 e a Toyota tem Hilux flex 4x4.
Versão Imprimível
Interessante saber essas coisas, mas o discutido seria o valor do veículo e não do combustível.
Com certeza essa diferença gigantesca de preço é explicado pelo lucro da montadora, não tem como os componentes a mais utilizados nos carros a diesel valerem o valor de um carro popular a gasolina...
Mas a verdade é que no Brasil eles fazem oque querem e tem gente que paga muitas vezes por não ter opção e outras por status.
Na minha modesta opinião é para incentivar a compra de pick up's à gasolina; visto que, s.m.j., são menos poluidoras do que àquelas movidas a óleo diesel; em que pese a utilização do S50.
Abs.
O diesel e' subsidiado no Brasil. Se nao tivesse subsidio como nos paises serios, seu valor seria em torno de 10% acima do preco da gasolina (como e' em todos os paises serios do mundo).
Antigamente, a diferença de preço da gasolina para o diesel era absurdamente grande, por conta do subsidio, assim, as montadoras descobriram que poderiam cobrar do veiculo esse "handcap" que e' dado pelo Estado, apenas por isso que veiculos a diesel sempre foram vendidos mais caros que os outros, o Estado deu o presente no preço do combustivel e as montadoras cobram por isso no preço do carro.
Atualmente, esses preços estao muito proximos, , aquela vantagem financeira no preco do diesel (combustivel) esta desaparecendo e por isso que agora todos estao se questionando sobre os altos preços dos veiculos movidos a diesel. As montadoras terao de rever o lucro que teem em vender veiculos a diesel.
Posso dizer pelo que vejo nas ruas aqui de SP, por exemplo, Hilux e S10, novas, quase tudo que se ve e' flex, amarok, que so existe diesel, as que vejo na rua sao blindadas. (por conta do 4WD e do torque que arrasta bem a blindagem).
Nao precisa ser "um genio da matematica" salvo casos de uso especifico, financeiramente, o diesel hoje NAO esta mais valendo a pena....
Cara, eu só sei o seguinte, acho que vale a pena enquanto o mercado, digo nos consumidores, continuamos a manter essa mentalidade que o carro diesel é a maravilha sobre rodas.
Digo isso porque, quando estive trocando minha pickup, fui em uma feira de veiculos usados aqui em BH e o que tinha de nego penando para vender pickup a gasolina não dava pra acreditar. Caminhonetes novas e a pessoa que já tava tentando vender o carro a 4 ou 5 meses e nada... Enquanto isso, em menos de um mês vendi 2 caminhonetes a diesel com muita facilidade...
Vamos supor que uma pickup nova a diesel custa 105.000 enquanto sua equivalente a gasolina custa 80.000. Seguindo a tendencia da menor desvalorizacao do carro a diesel e maior do carro a gasolina, o dinheiro que vc paga a mais pelo veiculo diesel, na verdade não é perdido, e sim fica guardado junto com o valor do carro aliado ao beneficio de melhor aceitacao na revenda...
Agora o que eu não entendo é esse abismo de preço praticado pelas montadoras por um produto que pra eles pode ter um custo levemente superior.
Sinceramente, eu achava que a pickup a diesel era mais taxada que a gasolina e que esta era a razão do preço maior... Mas pelos posts do pessoal daqui, não é isso... É tudo questão de malandragem mesmo que as montadoras praticam em cima dos consumidores... Foda
É tudo uma questão de cultura.
Os brasileiros em geral acostumaram-se durante muitos anos a pensar que motor diesel é mais econômico e durável do que a gasolina. Hoje, quando o sujeito vai decidir qual caminhonete comprar, ela não faz contas da km que vai rodar, do custo de manutenção, impostos, seguros, porque ele já tem em mente a idéia fixa de que diesel é melhor e pronto. Mesmo que ele só rode 500 km/mês.
Daí vem a dificuldade de revender pick-up flex. Não é porque são piores, é porque a maioria acredita que diesel é melhor.
Já que diesel nova é muito cara, o sujeito compra uma usada mais antiga, e sai feliz da vida porque está gastando menos dinheiro com combustível e pouco tempo depois descobre que tem que levar no bombista para dar uma geral na BI. Aí é bom que ele tenha guardado o que economizou no posto de combustivel, porque var ter que deixar R$ 2.500,00 no bombista. Depois é só rezar para não precisar mexer no cabeçote que empena ou trinca facim, facim, se a temperatura subir um pouco acima do normal.
Sobre a durabilidade, a realidade já mudou há quase 10 anos e as pessoas que nunca tiveram uma caminhonete das mais novas, ainda tem em mente a idéia dos motores diesel da época do OM314, Q20B, S4T, MWM 229, que esses sim eram muito mais duráveis e de pouca manutenção. Duvido que um desses motores diesel novos, com baixa cilindrada, bloco mais leve, cabeçote de alumínio, correia dentada e alta rotação (tudo como se fossem a gasolina) durem mais do que um motor gasolina da mesma potencia e nas mesmas condições de uso.
Isso é apenas minha percepção da realidade. Não estou criticando quem escolhe diesel, pois também tenho um jipe diesel.
Abraços aos colegas.
Meu cunhado tem uma S10 2002 a gasolina que instalou GNV no dia em que saiu da concessionária. Arrisco dizer que aquele motor nunca bebeu um tanque inteiro de gasolina. Só cheirou GNV a vida inteira. Está com 400.000 km rodados e conhecendo o sujeito do jeito que conheço, já economizou muito frete pras obras.
Esse negócio de motor a gasolina ser frágil não é mais verdade há muitos anos.
Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.
Além da rotação não passar de 2500 RPM, como bem lembrou o Desnickadu, os blocos e cabeçotes são feitos de ferro (não alumínio) e a distribuição é por engrenagens (não correia dentada).
Uma curiosidade que tenho é como se comporta a parte eletrônica desses caminhões. Será que a bomba de alta e os bicos acompanham a durabilidade do motor chegando a 1 milhão de Km sem serem trocados? Na época das bombas injetoras elas passavam por 3 ou 4 reformas durante essa KM, mas não eram trocadas e nem davam pane, apenas iam enfraquecendo o rendimento gradativamente.
Desvalorizaçao ?????? Cara, usado é usado, o comprador sempre poe defeito, ainda mais em feirao, que so' tem dono de loja querendo furar olho.
So por curiosidade, fui fã de Ranger por uns 10 anos, e todas tinham defeito para os compradores, carro nao tem mais valor, tira 5% da FIPE e anuncia, vc vende qq coisa sem sair de casa. Agora, o exemplo que melhor exemplifica isso foi a venda da miha ultima Hilux, uma STD 2.5 (diesel) tinha uns loucos que viam meu anuncio (sempre 5% abaixo da FIPE) e me ligavam querendo tirar mais algum dinheiro e falavam "Ahhh, mais nao é SRV automatica ???" Ou seja, sempre tem defeito. Mas sempre vende, da mesma forma que vc quiz comprar, existe alguem que quer comprar de vc tbm.
Nao se apegue a esse papo de desvalorizaçao, hoje em dia, usado nao vale mais nada ! ! !
Apenas para distrair, atualmente qdo ouço alguem falar "das maravilhas do veiculo a diesel" (economia, nao dá manutencao, etc) vejo ele apenas repetindo oq o pai dele lhe ensinou sobre veiculos a diesel, e que realmente aquela epoca era verdade...
Na minha modesta opinião a questão não é ser picape diesel ou gasolina. É ser picape, pois a questão é saber se quem está comprando picape tem tal aplicação [utilidade] ou não dela.
A impressão que dá é que a maioria que compra picape não é para utilizá-la como tal, mas sim por como uma forma de exteriorizar riqueza. Logo, não cabem lamentos sobre o combustível, afinal é uma exteriorização de riqueza. Paguem o preço sem choramingar!
Para os poucos que tem a real necessidade de utilização de uma picape, resta pagar o pato por um “mercado” maquiado. Estes, por uma preferencia pessoal, fazem as opções entre os dois combustíveis e geralmente como usam mesmo o carro, preferem o diesel por razões intrínsecas a este tipo de combustível. Afinal, estes que usavam picapes mesmo quando era proibido o uso de motores diesel até uma determinada capacidade carga, tanto faz o combustível, eles terão de usar a picape.
Para os demais, duvido que se a regra anterior estivesse em vigor [proibição de diesel para picapes até 2 toneladas] eles comprariam picapes, ainda mais se a gasolina.
Assim, por esses ‘riquinhos’ que usam picape a diesel porque não podem usar a SVU equivalente é que ficamos neste pandemônio.