Powered by vBulletin

Diesel X Gasolina: Abismo de preço. Quem explica??

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/11/2012, 11:44
    fse
    Citação:

Postado originalmente por davidss6 Ver Post
    Outra pergunta, porque as montadoras não colocam nas versões flex a opção 4x4??

A Mit tem Triton flex 4x4 e a Toyota tem Hilux flex 4x4.
  • 29/11/2012, 11:48
    thyagovieira
    Citação:

Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Diesel não é mais caro por "ser mais dificil" ou por precisar de maior temperatura.
    Quando se coloca o petroleo na caldeira eles vão tirando os produtos nas suas respectivas temperaturas e depois vão beneficiando aquele liquido.
    Ainda assim, não é somente esquentar o petroleo até determinada temperatura e retirar Diesel dele. O Diesel é a mistura de varios outros óleos e combustiveis, inclusive nafta [gasolina] e querosene.

Temos de levar em consideração ainda que nosso diesel tem a mesma qualidade dos nossos motores a gasolina, estão 10 anos defasados com o resto do mundo.

há de se levar em conta ainda que no preço do nosso gasohol [vulgo gasolina] esta incluso o preço do custo e os tributos referentes a nafta e ao etanol. Quer dizer, além de todo o custo igual ao do diesel [extração, produção, transporte, etc...] o gasohol ainda tem o custo adicional do etanol.

Interessante saber essas coisas, mas o discutido seria o valor do veículo e não do combustível.

Com certeza essa diferença gigantesca de preço é explicado pelo lucro da montadora, não tem como os componentes a mais utilizados nos carros a diesel valerem o valor de um carro popular a gasolina...

Mas a verdade é que no Brasil eles fazem oque querem e tem gente que paga muitas vezes por não ter opção e outras por status.
  • 29/11/2012, 13:18
    antoniosmg
    Citação:

Postado originalmente por gmilani Ver Post
    Eu vou (tentar) dar uma explicação: SIMPLES, tem quem pague, entao nao precisa abaixar os preços!!!

não há justificativas pra tamanha diferença de preços, afinal um motor a gasolina moderno tbm custa caro!!!! tem bomba de combustivel, bicos injetores, central eletronica, sensores, ignição (que no diesel nao tem), alem do óvio pistoes, virabrequim, bloco, radiador alternador, etc, etc, etc.....

na minha umilde (umilde sem H mesmo, assim fica mais humilde ainda) opiniao, deveria custar uns 10mil a mais, no maximo!!!! nao há o pq de tanta diferença!!!!

Mas é aquilo... tem quem paga...... e é indiscutivel que os motores a diesel sao melhores que os a gasolina, pelo menos no brasil, onde nao temos um bom motor a gasolina, 99% sao os raquiticos 4cc, agora se fossem uns V6, V8, V10 a gososa, ai sim, mas tbm teria o problema custo km/combustivel, que no nosso pais........... petroleo é muito caro em vista do salario da população!!!

Exatamente
  • 29/11/2012, 17:42
    Raposo
    Na minha modesta opinião é para incentivar a compra de pick up's à gasolina; visto que, s.m.j., são menos poluidoras do que àquelas movidas a óleo diesel; em que pese a utilização do S50.
    Abs.
  • 29/11/2012, 22:18
    FelipeHilux
    O diesel e' subsidiado no Brasil. Se nao tivesse subsidio como nos paises serios, seu valor seria em torno de 10% acima do preco da gasolina (como e' em todos os paises serios do mundo).

Antigamente, a diferença de preço da gasolina para o diesel era absurdamente grande, por conta do subsidio, assim, as montadoras descobriram que poderiam cobrar do veiculo esse "handcap" que e' dado pelo Estado, apenas por isso que veiculos a diesel sempre foram vendidos mais caros que os outros, o Estado deu o presente no preço do combustivel e as montadoras cobram por isso no preço do carro.

Atualmente, esses preços estao muito proximos, , aquela vantagem financeira no preco do diesel (combustivel) esta desaparecendo e por isso que agora todos estao se questionando sobre os altos preços dos veiculos movidos a diesel. As montadoras terao de rever o lucro que teem em vender veiculos a diesel.

Posso dizer pelo que vejo nas ruas aqui de SP, por exemplo, Hilux e S10, novas, quase tudo que se ve e' flex, amarok, que so existe diesel, as que vejo na rua sao blindadas. (por conta do 4WD e do torque que arrasta bem a blindagem).

Nao precisa ser "um genio da matematica" salvo casos de uso especifico, financeiramente, o diesel hoje NAO esta mais valendo a pena....
  • 30/11/2012, 08:12
    davidss6
    Citação:

Postado originalmente por FelipeHilux Ver Post
    O diesel e' subsidiado no Brasil. Se nao tivesse subsidio como nos paises serios, seu valor seria em torno de 10% acima do preco da gasolina (como e' em todos os paises serios do mundo).

Antigamente, a diferença de preço da gasolina para o diesel era absurdamente grande, por conta do subsidio, assim, as montadoras descobriram que poderiam cobrar do veiculo esse "handcap" que e' dado pelo Estado, apenas por isso que veiculos a diesel sempre foram vendidos mais caros que os outros, o Estado deu o presente no preço do combustivel e as montadoras cobram por isso no preço do carro.

Atualmente, esses preços estao muito proximos, , aquela vantagem financeira no preco do diesel (combustivel) esta desaparecendo e por isso que agora todos estao se questionando sobre os altos preços dos veiculos movidos a diesel. As montadoras terao de rever o lucro que teem em vender veiculos a diesel.

Posso dizer pelo que vejo nas ruas aqui de SP, por exemplo, Hilux e S10, novas, quase tudo que se ve e' flex, amarok, que so existe diesel, as que vejo na rua sao blindadas. (por conta do 4WD e do torque que arrasta bem a blindagem).

Nao precisa ser "um genio da matematica" salvo casos de uso especifico, financeiramente, o diesel hoje NAO esta mais valendo a pena....

Cara, eu só sei o seguinte, acho que vale a pena enquanto o mercado, digo nos consumidores, continuamos a manter essa mentalidade que o carro diesel é a maravilha sobre rodas.

Digo isso porque, quando estive trocando minha pickup, fui em uma feira de veiculos usados aqui em BH e o que tinha de nego penando para vender pickup a gasolina não dava pra acreditar. Caminhonetes novas e a pessoa que já tava tentando vender o carro a 4 ou 5 meses e nada... Enquanto isso, em menos de um mês vendi 2 caminhonetes a diesel com muita facilidade...

Vamos supor que uma pickup nova a diesel custa 105.000 enquanto sua equivalente a gasolina custa 80.000. Seguindo a tendencia da menor desvalorizacao do carro a diesel e maior do carro a gasolina, o dinheiro que vc paga a mais pelo veiculo diesel, na verdade não é perdido, e sim fica guardado junto com o valor do carro aliado ao beneficio de melhor aceitacao na revenda...

Agora o que eu não entendo é esse abismo de preço praticado pelas montadoras por um produto que pra eles pode ter um custo levemente superior.

Sinceramente, eu achava que a pickup a diesel era mais taxada que a gasolina e que esta era a razão do preço maior... Mas pelos posts do pessoal daqui, não é isso... É tudo questão de malandragem mesmo que as montadoras praticam em cima dos consumidores... Foda
  • 30/11/2012, 09:24
    Walter da Camper
    É tudo uma questão de cultura.
    Os brasileiros em geral acostumaram-se durante muitos anos a pensar que motor diesel é mais econômico e durável do que a gasolina. Hoje, quando o sujeito vai decidir qual caminhonete comprar, ela não faz contas da km que vai rodar, do custo de manutenção, impostos, seguros, porque ele já tem em mente a idéia fixa de que diesel é melhor e pronto. Mesmo que ele só rode 500 km/mês.

Daí vem a dificuldade de revender pick-up flex. Não é porque são piores, é porque a maioria acredita que diesel é melhor.

Já que diesel nova é muito cara, o sujeito compra uma usada mais antiga, e sai feliz da vida porque está gastando menos dinheiro com combustível e pouco tempo depois descobre que tem que levar no bombista para dar uma geral na BI. Aí é bom que ele tenha guardado o que economizou no posto de combustivel, porque var ter que deixar R$ 2.500,00 no bombista. Depois é só rezar para não precisar mexer no cabeçote que empena ou trinca facim, facim, se a temperatura subir um pouco acima do normal.

Sobre a durabilidade, a realidade já mudou há quase 10 anos e as pessoas que nunca tiveram uma caminhonete das mais novas, ainda tem em mente a idéia dos motores diesel da época do OM314, Q20B, S4T, MWM 229, que esses sim eram muito mais duráveis e de pouca manutenção. Duvido que um desses motores diesel novos, com baixa cilindrada, bloco mais leve, cabeçote de alumínio, correia dentada e alta rotação (tudo como se fossem a gasolina) durem mais do que um motor gasolina da mesma potencia e nas mesmas condições de uso.

Isso é apenas minha percepção da realidade. Não estou criticando quem escolhe diesel, pois também tenho um jipe diesel.

Abraços aos colegas.
  • 30/11/2012, 12:07
    neilsonhenriques
    Meu cunhado tem uma S10 2002 a gasolina que instalou GNV no dia em que saiu da concessionária. Arrisco dizer que aquele motor nunca bebeu um tanque inteiro de gasolina. Só cheirou GNV a vida inteira. Está com 400.000 km rodados e conhecendo o sujeito do jeito que conheço, já economizou muito frete pras obras.

Esse negócio de motor a gasolina ser frágil não é mais verdade há muitos anos.

Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.
  • 30/11/2012, 13:27
    Desnickadu
    Citação:

Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Nunca tive carro a diesel (e provavelmente nunca terei porque não vejo vantagem pro meu uso) e não poderia opinar quanto a robustez, mas o fato é que caminhões costumam virar o odômetro (1 milhão de km) sem abrir o motor, mesmo os modelos novos.

Esses continuam com a faixa vermelha em 2500rpm
  • 30/11/2012, 17:15
    Walter da Camper
    Além da rotação não passar de 2500 RPM, como bem lembrou o Desnickadu, os blocos e cabeçotes são feitos de ferro (não alumínio) e a distribuição é por engrenagens (não correia dentada).

Uma curiosidade que tenho é como se comporta a parte eletrônica desses caminhões. Será que a bomba de alta e os bicos acompanham a durabilidade do motor chegando a 1 milhão de Km sem serem trocados? Na época das bombas injetoras elas passavam por 3 ou 4 reformas durante essa KM, mas não eram trocadas e nem davam pane, apenas iam enfraquecendo o rendimento gradativamente.

Citação:

Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Meu cunhado tem uma S10 2002 a gasolina que instalou GNV no dia em que saiu da concessionária. Arrisco dizer que aquele motor nunca bebeu um tanque inteiro de gasolina. Só cheirou GNV a vida inteira. Está com 400.000 km rodados e conhecendo o sujeito do jeito que conheço, já economizou muito frete pras obras.

Esse negócio de motor a gasolina ser frágil não é mais verdade há muitos anos.

• 30/11/2012, 19:42
    FelipeHilux
    Desvalorizaçao ?????? Cara, usado é usado, o comprador sempre poe defeito, ainda mais em feirao, que so' tem dono de loja querendo furar olho.
    So por curiosidade, fui fã de Ranger por uns 10 anos, e todas tinham defeito para os compradores, carro nao tem mais valor, tira 5% da FIPE e anuncia, vc vende qq coisa sem sair de casa. Agora, o exemplo que melhor exemplifica isso foi a venda da miha ultima Hilux, uma STD 2.5 (diesel) tinha uns loucos que viam meu anuncio (sempre 5% abaixo da FIPE) e me ligavam querendo tirar mais algum dinheiro e falavam "Ahhh, mais nao é SRV automatica ???" Ou seja, sempre tem defeito. Mas sempre vende, da mesma forma que vc quiz comprar, existe alguem que quer comprar de vc tbm.
    Nao se apegue a esse papo de desvalorizaçao, hoje em dia, usado nao vale mais nada ! ! !
    Apenas para distrair, atualmente qdo ouço alguem falar "das maravilhas do veiculo a diesel" (economia, nao dá manutencao, etc) vejo ele apenas repetindo oq o pai dele lhe ensinou sobre veiculos a diesel, e que realmente aquela epoca era verdade...
  • 30/11/2012, 21:25
    Perambulante
    Na minha modesta opinião a questão não é ser picape diesel ou gasolina. É ser picape, pois a questão é saber se quem está comprando picape tem tal aplicação [utilidade] ou não dela.
    A impressão que dá é que a maioria que compra picape não é para utilizá-la como tal, mas sim por como uma forma de exteriorizar riqueza. Logo, não cabem lamentos sobre o combustível, afinal é uma exteriorização de riqueza. Paguem o preço sem choramingar!
    Para os poucos que tem a real necessidade de utilização de uma picape, resta pagar o pato por um “mercado” maquiado. Estes, por uma preferencia pessoal, fazem as opções entre os dois combustíveis e geralmente como usam mesmo o carro, preferem o diesel por razões intrínsecas a este tipo de combustível. Afinal, estes que usavam picapes mesmo quando era proibido o uso de motores diesel até uma determinada capacidade carga, tanto faz o combustível, eles terão de usar a picape.
    Para os demais, duvido que se a regra anterior estivesse em vigor [proibição de diesel para picapes até 2 toneladas] eles comprariam picapes, ainda mais se a gasolina.
    Assim, por esses ‘riquinhos’ que usam picape a diesel porque não podem usar a SVU equivalente é que ficamos neste pandemônio.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:11.