Postado originalmente por
Imperador!
Economicamente falando, dificilmente vale a pena um motor diesel hoje em dia. Os cálculos estão aí pra provar. Detalhes importantes como durabilidade, confiabilidade dos motores diesel estão ficando pra trás, ainda mais em dias que você pode gastar facilmente mais de R$ 3.000 chegando ao absurdo de R$ 15.000 se o problema for no DPF da Amarok, por exemplo.
Agora uma coisa é comparar um motor diesel super potente e super moderno como o que estamos tendo por aqui com essas carroças a gasolina que insistem em colocar nas picapes (honrosa exceção para a Triton V6). Comparar um motor 2.5L, de 4 cilindros, com míseros 20 kgfm (não lembro os dados precisos) e 173cv com um 3.2 diesel, turbo TGV é simplesmente covardia.
Isso levado em conta, os motores diesel ainda valem a pena sim, desde que você possa pagar por eles e para mantê-los. Em geral, quando se analisa a compra diesel e gasolina, se analisa não só o preço de aquisição e combustível, mas também o conjunto de itens que a picape possui e nesse caso, na minha leitura, comprar picape flex 4x2 é simplesmente dar um tiro no pé.
Picape 4x2 nem é picape, nem é carro de pista nem é sedan. É o típico carro que num dia de chuva pode ficar atolado na GRAMA.
O aspecto final da minha análise se dá no prazer de dirigir. Não vou mentir: dirigir o 3.5 V6 da Triton e Pajero Sport antiga é muuuito mais prazeroso que dirigir qualquer motor diesel com uma vantagem, é silencioso. Claro que não são só vantagens: cavalo anda, cavalo come. O consumo ainda precisa melhorar bastante. O consumo dos motores a gasolina no Brasil ainda é pior por causa dessa viadagem (desculpem o termo) de motor flex (mesma coisa do 4x2: nem presta na gasolina, nem presta no álcool) e da nossa própria gasolina (alguma coisa misturada com água e álcool). E a pior parte dos motores a gasolina no Brasil (falo de motores regulares, não de carros de ponta de linha) é o atraso tecnológico em que um simples comando de válvula variável demorou mais de 15 anos pra aparecer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos é praticamente de série há 10 anos.
E atraso tecnológico não se coaduna com eficiência de consumo. Taí o 4D56 pra provar isso.
Pra concluir mesmo: hoje, eu não adquiro nenhum carro "grande" que não seja a diesel. Preconceito mesmo. Prefiro a grosseria do motor diesel e o coice do turbo. Respeito quem prefere o motor flex, mas ele não me parece uma decisão muito racional, sobretudo se pensando numa revenda, por exemplo (no mercado cearense, falo). No fim, me parece que quem compra uma picape com motor flex (se não for um MOTORZÃO) compra um flex porque não tem bala n'agulha pra comprar um diesel ou porque simplesmente não se assusta com o consumo absurdo desses motores.
Não me referi a ninguém diretamente nesse post. Não tive intenção de denegrir ninguém.
Abraços