Defeito no motor, esse é o primeiro. Acompanho um grande fórum lá de fora (
DISCO3.CO.UK - Index) e nunca vi ninguém reclamando de motor de Discovery defeituoso antes de 350.000 milhas (+- 600 mil km). Aliás, o motor é um dos pontos fortes da geração 3 e 4.
De qualquer forma, é um carro com muita tecnologia e complexidade não combina com robustez. Conheço pessoas com carros até mais caros (ML e X6) que o D4 que tiveram problemas de pane geral.
Defeitos nos softwares como os que vemos reportados aqui não é problema exclusivo da VW. Isso está rondando o mercado automotivo há algum tempo, mas como só carros de alto luxo tinham alguns itens como câmbios ZF moderníssimos, quase não se ouvia falar deles dada a quantidade de proprietários. Agora que está sendo colocado em outras categorias mais vendáveis é que a pipoca está estourando.
Isso é um momento passageiro da evolução tecnológica. Alguém abandonou a injeção eletrônica pra voltar pro carburador ?