Postado originalmente por
fpandur
paulosergio, sem problemas com relação as perguntas. Já estive algumas vezes por lá sozinho e fiz algumas trilhas mais pesadas, mesmo sozinho, mas dessa última vez fui eu e um amigo com um 4x2, ambos com as respectivas famílias. Ele só teve dificuldades de chegar com o veículo no Caminho do Céu, então juntamos todos na Xterra e subimos num carro só. Conceito de bom ou ruim para hospedagem é muito relativo a cada um, eu sempre fico na mesma pousada há varios anos quando vou a Delfinopolis, mas quando estive lá em Setembro comentaram que já está tudo reservado para o feriado do dia 12/10 nesta pousada. Os lugares que visitei não são difíceis e vai depender do que você quer fazer por lá: quer ir em uma cachoeira e não quer anda muito para chegar nela (difícil por lá, mas possível) ? Ou gosta de caminhar para chegar até elas ? Gosta de andar bastante de carro para chegar em locais de mais difícil acesso ou não ? enfim, tudo depende do seu estilo e disposição. De forma geral, se quiser ir em cachoeiras perto de Delfinopolis e que para chegar na 1ª cachoeira não precisa andar muito, recomendo o complexo do Ézio, do Claro e Paraíso. Todas elas você pega a direita na estrada de terra, quando sair de Delfinopolis em direção à Serra. A do Ézio é nessa própria estrada, tem plaquinha indicando. Depois mais a frente tem a saída a esquerda para o Claro e Paraíso, também tem placa, é logo depois de uma ponte maior (se quiser uma brincadeira, passe pelo rio ao invés da ponte, já tem o caminho feito). Se quiser curtir uma paisagem mais selvagem, continue na estrada depois que passar a entrada do Paraiso e chegue até o Condomínio de Pedras, só tome cuidado com uma parte que costuma ter bastante areia nesse trecho, última vez um Troller que estava com a gente entrou muito mansinho na areia e ficou, tivemos que puxar. Se ele estivesse sozinho, teria algum trabalho para tirar o carro. Todas esses locais que indiquei tem cachoeiras relativamente perto de a pé, mas se gostar e tiver disposição, dá para fazer a trilha de cachoeiras em cada um desses locais e ir conhecendo outras. A última foto que postei, Cachoeira do Triângulo, fica no Paraíso, é a última das cachoeiras, tem que caminhar cerca de 3,5 Km para chegar nela (somente ida e com trechos de subida bem ingrime com pedras) . Mas no caminho tem varias outras cachoeiras para conhecer e se refrescar. E claro, se quiser pode parar no meio do caminho e ficar em uma delas, sem continuar o resto.
Nossa, escrevi demais ... rs, rs, qualquer coisa é só perguntar, se eu souber indicar, sem problema algum.