Postado originalmente por
icojavali2009
Notável
Evandro/BIOCOM.....já usei OV e até gordura de porco no motor original do meu Javali, de maneira experimental e até rudimentar. Apenas como curiosidade, ainda com a bomba original. Funcionou perfeitamente. Como era experimental usei reservatório suplementar. O inicio e o final do funcionamento, como vc mesmo diz, temos que ter alguns cuidados.
Wilson, mais uma vez obrigado pelas intervenções: tenho aqui a válvula pollak: Pollak Fuel Tank Selector Valves - powered by Oilybits.com 6 vias, que pretendo instalar, estava mesmo em duvida quanto a injetar diesel na tubagem, penso em fazer como o kit elsbett e injetar a montante da BI, o diesel vai ter a preferência por diferença de pressão e viscosidade, nesse caso vou tubar a descarga da bombinha de parabrisa, rsrs
meu amigo marcio barci usa há anos banha de porco em MT para gerar energia elétrica nos frigoríficos, aquece a banha com a descarga do gerador e traça com querosene a 10%, ele pode dar mais detalhes: marciobarci@gmail.com
Esses combustiveis OV ou animal, ao final pode formar alguma resina abrasiva ao sistema de injeção...portanto devemos usar o diesel no inicio e no final do funcionamento.
esse é o grande lance. Acompanhar o funcionamento e fazer a escolha certa do oleo lubrificante.
Só que a injeção de diesel como lavagem direto na tubagem de nada adianta para a injeção. Aí esse diesel só protege os acentamentos das valvulas e parte das camaras. A injeção de diesel nessa hora pode provocar calço hidraulico e danificar o motor.
Ôpa, agora acendeu a luz amarela, vou mudar o ponto de injeção para a montante do filtro ou BI
Na minha experiencia cheguei a conclusão que deveria adotar uma especie de registro com três pontos entre os tanques e a bomba alimentadora que na partida com diesel até esquentar, mudando para o BIOCOM/OV.....e antes da parada funcionar alguns segundos com diesel. No tubo de retorno também um registro de tres pontos para direcionar o combustivel....
Wilson, você precisa conhecer a válvula pollak, vou instalar para que possa acompanhar pelas fotos e depois ao vivo
É interessante e necessário esse aquecimento do combustivel utilizando o proprio calor gerado. Eu passaria uma serpentina com agua quente dentro do tanque de BIOCOM/OV. Funcionei também um motor estacionario B18 com BIOCOM/OV...mas sempre de maneira experimental e aparato rudimentar...apenas por experiencia...para se caso necessário, no futuro, já ter ideia do que fazer.
Precisamos de um mundo mais limpo, principalmente tocante a combustiveis.
Uma pena que nossa atmosfera tem outras poluições invisiveis, talvez responsáveis por muitas doenças que nos atinge hoje. Nosso espectro eletromagnetico saturado de todo tipo de ondas...frequencias de todas intensidades que acabamos ficando expostos..numa radiação constante. Veja por exemplo o projeto HAARP dos americanos que controlaria o clima no mundo..na mão deles, é claro. Mas com nosso BIOCOM/OV etc..precariamente ou não tentamos fazer nossa parte. Aquele formidável motor ELKO seria ótimo agora.
Não é por que somos Javaliseiros que temos que ser porcalhões.
legal, há várias alternativas de aquecimento e ainda estamos em busca de algo melhor, desde uso do cano de descarga, até oleo lubrificante do motor, (radiador de óleo, etc)
Parabens pela conduta green. O planeta agradece.
by
wilson