
Postado originalmente por
Renato Fraga
Esse sistema é a menina dos olhos de qualquer off roader, não só pelo que aumenta o vão livre, mas principalmente pela redução que pode ser aplicada no pórtico. Unimog e alguns caminhões Volvo usavam isso. Até mesmo a Kombi das bem antigas usava algo semelhante. Hummer também usava.
Quanto mais perto da roda for a redução, menor é o esforço de todo o conjunto de transmissão.
Quando colocamos pneus maiores, se torna necessário elevar a suspensão, reforçar os semi eixos e reduzir a relação do diferencial. O eixo pórtico pode fazer tudo isso com maiores virtudes.
Outra virtude é a possibilidade de poder instalar um sistema de controle central da pressão dos pneus, semelhante ao rodoar dos caminhões, porém sem aquelas mangueiras aparentes. Tudo por dentro do eixo.
Mundo afora, só existe uma empresa que comercializa tal produto na forma de KIT e custa um valor bem alto para chegar às nossas mão, cerca de R$12.000,00 para cada roda.
O mecanismo não é complexo, mas precisa de certos recursos para confeccioná-lo, tal como o Paulo Cesar fez.
O pessoal da Macrotorque havia feito um protótipo que não saiu de um mero display.
Quem sabe um dia.....
Abraços