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Tópico: Arrumar o freio

Hybrid View

  • #1

    Arrumar o freio




    Boa noite amigos, tudo bom?

    Quando eu peguei meu Niva, ele tava totalmente sem freio.
    Nele foi adaptado o sistema DOT de freio. Tem o reservatorio e tudo mais. Porem, eu andei 2 dias sem oleo nenhum. Tirei o carro, coloquei na garagem e depois levei no meu mecanico e ele descobriu o vazamento e depois arrumou.

    Foi feito a sangria total do sistema. Ele ta uns 200% melhor... agora pelo menos ele freia, tem uns probleminhas:

    Primeiro é q o pedal ta um pouco baixo. Ele fica sem ação e do nada freia bem, mas precisa pisar fundo e com força (200% melhor do q quando estava sem oleo).

    Segundo q quando se pisa fraco, se tem a impressão que tem disco empenado, pq ele freia fraco e para, freia fraco e para... eu q sou detalhista com isso percebi, meu pai mesmo nem sentiu.

    Outra coisa é q quando piso forte para parar, ele puxa para a esquerda bem forte. Precisa virar o volante para a direita, senão bato de frente com outro.

    Uma coisa q acontece tb, é q se pisar com força, ele trava mesmo e isso só aumenta a frenagem.

    Será q é problemas nas pastilhas e discos? Eu sei trocar isso e faria em casa... será q trocando resolve?

    Uma outra coisa, ele ta com pneus off-road (otimo para eu q ando 80% do tempo em areia e barro) porem me parece ser pneus recauchutados. Eles dão balanceamento? Ta vibrando bastante acima de 90km/h. Ta bom q ando raramente nessa velocidade, mas como falei sou detalista com carro e gosto de te-lo inteiro.

    Uma outra coisa: o meu tem o snorkel, mas é de enfeite. Não ta conectado na entrada de ar do carburador. Queria saber primeiro qual a altura q ele pode entrar na água sem o snorkel e como faço para conecta-lo na entrada de ar do carburador.

    Obrigado pela ajuda amigos.

    Abraços e boa noite.

  • #2
    O que vem a ser um "sistema DOT de freio"?

    Se você quer um freio confiável, não basta resolver vazamento e fazer sangria. Tem que desmontar TUDO. Limpar, analisar substituir e/ou reparar o que estiver mais ou menos. Em matéria de segurança não pode haver mais ou menos.
    Verifique os tambores quanto a empenos, desgaste excessivo e movimentação livre dos componentes do freio traseiro. Verifique o desgaste das lonas e substitua se necessário. Veja se os cilindros das rodas traseiras estão atuando de forma satisfatória. Verifique o estado do cabo do freio de estacionamento.
    Desmonte e limpe as pinças. Verifique o estado das coifas e dos retentores dos pistões. Troque-os se necessário. O kit de reparo das pinças não é caro. Verifique os pistões (3 em cada pinça). Se apresentam apresentam pequenos "buracos" causados por corrosão, troque-os. Verifique os discos de freio quanto a desgaste e empenos. Verifique os flexíveis se eles apresentam cortes ou dilatações.
    Troque TODO o fluído de freio a cada dois anos em regiões secas ou anualmente se a região for úmida. Fluído de freio absorve umidade, o que além de piorar a frenagem oxida a tubulação.
    Por último, verifique o cilindro mestre e o servo-freio (hidrovácuo).
    Podem ser trocados por outros mais eficientes e novos, como os do Fiat Uno, p.ex..

    Pneus recauchutado podem ser balanceados... ou não. Depende da qualidade empregada pela empresa que fez o serviço.

    Em relação à altura que a água pode atingir ou a profundidade que o NIVA pode submergir , recomendada pelo fabricante, se não me falha a memória, é 60 cm. Mas, seus únicos problemas não serão apenas a entrada de água no motor pelo carburador, responsável pelo calço hidráulico. Mas, também, molhar o circuito elétrico, principalmente o distribuidor e a entrada de água pelos suspiros dos diferenciais, contaminando o óleo dos mesmos.
    Se você pretende brincar de submarino ou andar nas ruas de São Paulo ou Rio de Janeiro em época de chuva , aconselho a pesquisar aqui no Fórum algumas soluções para estes problemas.

    Quanto a ajuda com o snorkel, coloca umas fotos para que possamos ter uma idéia da encrenca.

  • #3
    Então amigo... ele tem um outro sistema. Amanhã vou tirar umas fotos e colocar aqui para vcs verem. Achei interessante, pq é um reservatorio q nem de carro mais moderno.

    Eu vou ver tudo isso q vc me falou... abrir tudo e ir olhando. Algumas coisas eu consigo olhar em casa, mas outras eu vou pedir para um mecanico de confiança olhar. Quero deixar ele mais 100%.

    O carro não roda em SP nem no RJ. Mas aqui as ruas chegam a dar uns 2 palmos de água em dias de muita chuva. Por conta disso comprei o Jipe. E como é rua de areia e barro, preciso dele 100%.

    O snorkel eu nem vou usa-lo mesmo... acho q é mais enfeite mesmo, pq essa profundidade nunca vou chegar.
    Uso ele para visitar uns clientes em reservas florestais, onde preciso de Jipe por causa da lama e terreno muito acidentado.

    Obrigado pelas dicas amigo... eu vou tentar olhar isso no feriado aqui em casa.

    Abraços

  • #4
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Então amigo... ele tem um outro sistema. Amanhã vou tirar umas fotos e colocar aqui para vcs verem. Achei interessante, pq é um reservatorio q nem de carro mais moderno.
    ...
    Acho que agora eu entendi.
    Você deve estar se referindo ao reservatório do fluído de freio, que no seu NIVA deve ser conjugado ao cilindro mestre.
    Nesse caso, o cilindro mestre deve ter sido adaptado de outro carro.
    Coloque aí umas fotos.

    Quanto a dois palmos d'água, nem esquente a sua cabeça. Vai tranquilo, mas, seria interessante a colocação de umas mangueiras nos suspiros dos diferenciais. O famoso "snorkel de diferencial".
    Você retira as tampas dos suspiros dos diferenciais e coloca umas mangueiras de diâmetro adequado. Prende com abraçadeiras de parafuso. A outra ponta você coloca em um local elevado, por onde a água não entre.

    Abraço.

  • #5
    Amanhã vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs verem. Ai me ajudam mais.

    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de CesarCowboy
    Entrada
    15/12/2009
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    44
    Posts
    217
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Amanhã vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs verem. Ai me ajudam mais.

    Abraços
    O meu cilindro mestre também não é mais o original.
    Este mês eu troquei as pastilhas dianteiras e as lonas traseiras, além dos cilindros de roda traseiros...

    Gastei:
    R$ 45,00 nas pastilhas
    R$ 35,00 cilindro roda traseira
    R$ 130,00 lona

    PS: Peças do Niva, sem adaptações.

    E ás vezes ele ainda puxa para o lado... rsssssss preciso desmontar tudo novamente e revisar o sistema....

    Tb utilizo penus offroad (Geninhus) com rodas de F-1000. Consegui balanceamento em apenas duas rodas.

    Boa Sorte!
    César Assis
    (11)99870-8438 - Jundiaí - SP
    --CAMPER 4X4--

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