
Se você quer um freio confiável, não basta resolver vazamento e fazer sangria. Tem que desmontar TUDO. Limpar, analisar substituir e/ou reparar o que estiver mais ou menos. Em matéria de segurança não pode haver mais ou menos.
Verifique os tambores quanto a empenos, desgaste excessivo e movimentação livre dos componentes do freio traseiro. Verifique o desgaste das lonas e substitua se necessário. Veja se os cilindros das rodas traseiras estão atuando de forma satisfatória. Verifique o estado do cabo do freio de estacionamento.
Desmonte e limpe as pinças. Verifique o estado das coifas e dos retentores dos pistões. Troque-os se necessário. O kit de reparo das pinças não é caro. Verifique os pistões (3 em cada pinça). Se apresentam apresentam pequenos "buracos" causados por corrosão, troque-os. Verifique os discos de freio quanto a desgaste e empenos. Verifique os flexíveis se eles apresentam cortes ou dilatações.
Troque TODO o fluído de freio a cada dois anos em regiões secas ou anualmente se a região for úmida. Fluído de freio absorve umidade, o que além de piorar a frenagem oxida a tubulação.
Por último, verifique o cilindro mestre e o servo-freio (hidrovácuo).
Podem ser trocados por outros mais eficientes e novos, como os do Fiat Uno, p.ex..
Pneus recauchutado podem ser balanceados... ou não.

Em relação à altura que a água pode atingir ou a profundidade que o NIVA pode submergir

Se você pretende brincar de submarino ou andar nas ruas de São Paulo ou Rio de Janeiro em época de chuva

Quanto a ajuda com o snorkel, coloca umas fotos para que possamos ter uma idéia da encrenca.
