Powered by vBulletin

O Meu Niva - Vermelho/Soviético/1990

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/06/2010, 16:13
    thgteixeira
    Citação:

Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Excelente, Thiago. :palmas: :palmas: :palmas:
    Isso não é carinho pelo NIVA, não. É paixão mesmo. :concordo:
    Pena que nem todos os NIVeiros têm condições e/ou interesse em efetuar uma manutenção digna como essa em seus NIVAs, depois alguns ficam dizendo que o russo não presta.
    Como eu costumo dizer: Se o NIVA fosse ruim a metade do que alguns dizem, já teria desaparecido do exigente mercado europeu. Mas, não é isso que se vê.
    Você, com certeza, gastou muito dinheiro, porém, você teve que refazer muuuuita coisa que estava detonada. Teve que reerguer o carro. Daqui para a frente, você vai ver: serão só alegrias. Se você fizer a manutenção preventiva dele, verá que o gasto será bem reduzido, ao passo que a confiabilidade do carro estará lá em cima, inversamente proporcional ao índice de quebras.

Gostaria que você me (nos) fornecesse maiores detalhes sobre esse kit de embreagem da Borg Warner. Com certeza você se refere ao disco, platô e colar (rolamento). É isso? É original para o NIVA ou é uma adaptação? Qual o preço?

Em relação ao acionamento da embreagem, na minha opinião, quando menos itens passíveis de apresentar problemas, melhor. A embreagem hidráulica do NIVA é um item notóriamente crítico no que se refere aos DOIS :shock: cilindros. A meu ver, é algo absurdamente mal projetado. Aliado a isso, é comum que os cilindros originais encontrados à venda sejam de péssima qualidade. Então, para quê arriscar a pintura do seu NIVA com o vazamento do fluído, só para citar um exemplo. E quando o cilindro superior começa a vazar para dentro do carro e quando você finalmente descobre para onde está indo o óleo a kgada já está enorme? :parede:

No mais, desejo-lhe uma looooonga e feliz convivência com o seu NIVA.

Pois é Baca, somos todos apaixonados por este carro, afinal, eles são o motivo de nossa convivência aqui no fórum.

Eu mesmo não tenho muito dinheiro pra gastar, mas além de querer ver o carro em bom estado, ele é o meu único carro, uso pra trabalhar, pra sair, e pra todas as coisas do dia-a-dia, sendo assim, também entra a parte da segurança. Mesmo em péssimo estado, ele nunca me deixou na mão só fiquei parado com ele por falta de gasolina, quando o meu marcador não estava funcionando.

Como eu tinha me acostumado com um Niva ruim, agora estou sentindo muita diferença ao dirigir o carro, mesmo com os pneus em péssimo estado o carro é estável, e está muito macio. Os Colegas sempre elogiaram a suspensão do Niva, comparando ela com a de outros 4x4 tradicionais, eu agora começo a sentir essa suspensão que é bem parecida com a de um carro de passeio até, isso depois de uma sacola de supermercado cheia de buchas, batentes e demais peças trocadas na suspensão, a maioria, já estava totalmente "comida".

Sobre o conjunto da embreagem, é original sim! Me refiro exatamente aos itens que você citou, e a Borg Warner é uma marca extremamente confiável quando falamos de embreagem, aqui no Brasil foi adquirida pela Sachs/Amortex/ZF, mas lá fora ainda é uma gigante. Aí cabe mais um elogio ao Sr.João Boteon, afinal, as marcas de TODAS as peças substituídas no carro foram discriminadas, e no Niva não entrou uma peça sequer de segunda mão ou de procedência duvidosa. Elogiam muito o kit italiano de embreagem, eu mesmo já vi pra vender e esperava que ele fosse usado no meu carro, mas fiquei ainda mais feliz quando vi o kit da Borg Warner instalado. O Preço eu te passo depois, a nota discriminada está em casa, e eu posto aqui amanhã.

Sobre o acionamento da embreagem, ao meu ver, que sou mais um curioso do que um sábio, um conjunto hidráulico sempre terá vantagens em relação a um conjunto mecânico, pois um é praticamente a evolução do outro. Assino embaixo em relação ao que falou sobre a qualidade dos cilindros, no entanto, temos bons cilindros importados a disposição, e a bons preços.

Ainda sobre eles, nos testes do Lada 4x4M podemos ver que eles sofreram um processo de evolução, ou seja, é bem provável que logo tenhamos a disposição os cilindros do 4x4M para instalar em nossas viaturas, além disso, existe um pessoal comercializando um cilindro com um embolo maior, com reparo nacional, e que propicia uma maciez ainda maior na embreagem. Nesse ponto, ao menos por enquanto, eu serei conservador. Mesmo porque nunca tive problemas com os cilindros que estão instalados no meu carro (e que são os originais ainda! - Tem 20 anos de uso, foram revisados e continuam firmes e fortes)

A Convivência com esse Niva será bem longa sim, afinal, ele já tem um valor sentimental, ainda falta muita coisa pra ajeitar no carro, mas vamos em frente. Agora, quando sobrar uma grana novamente, passarei para o interior do carro.

Abraço Baca, valeu pela mensagem! :)
  • 29/06/2010, 16:21
    thgteixeira
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Beleza, Thiago, parabéns, estou curioso para rever o seu Niva, quem sabe em uma terça-feira, lá no Poliesportivo!

Só uma observação: eu concordo com o Flugêncio, você deveria eliminar o sistema de platinado, passando a usar a ignição eletrônica. Sei que há um kit no mercado que aproveita o distribuidor do tipo usado com platinado (ou seja, não é necessário trocar o distribuidor), faça uma pesquisa aqui no fórum. O Wilson (5531.7796) também poderá ajudá-lo.

[ ]s

Gil

P.S.: se você precisar do adaptador original para a tampa com chave, eu tenho um! Até há pouco tempo, eu tinha uma lanterna de neblina traseira, mas foi vendida...

Gil e Flugêncio;

Já pensei na ignição eletrônica, mas como bem disse o Edney, tenho ouvido críticas em relação a este kit que é comercializado na internet. Como agora o meu platinado está funcionando como um relógio suísso, eu vou esperar um pouco e tentar achar a ignição eletrônica da Lada, que me parece mais confiável. A Ignição eletrônica é infinitamente superior ao complexo sistema do platinado, e é uma coisa a menos pra dar dor de cabeça, essa é uma melhoria que pretendo realizar sim. Vou ver se o Jossano consegue me ajudar com uma ignição eletrônica da própria Lada, importada, quem sabe?

Gil, sobre a sugestão do bocal, eu aceito sim. Mesmo porque, enquanto eu não modificar aquele péssimo sistema, eu não conseguirei reparar a pintura abaixo do bocal, que foi danificada pelo vazamento que você chegou a presenciar. Hoje eu vou dar uma passada lá no poliesportivo, estou com saudades do encontro, não vou há dois meses! Se quiseres aparecer por lá, chamei o Edney também pra gente dar uma futucada na viatura dele, e aí, se puder, você me apresenta essa peça! :)

Lembro de quando você ainda tinha a luz de neblina, na época nem dei atenção e agora resolvi colocar ela de volta :putz:

A Besta tem uma bem parecida com a do Niva, vamos ver. Qualquer coisa tento trazer do exterior, já vi pra vender em vários sites, inclusive em um da Alemanha que já foi muito elogiado por outros colegas.

Abração a você e ao Flugêncio!
  • 02/07/2010, 14:39
    BACALHAU
    Citação:

Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Pois é Baca, ...

O Preço eu te passo depois, a nota discriminada está em casa, e eu posto aqui amanhã.

...

Abraço Baca, valeu pela mensagem! :)

:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
  • 02/07/2010, 14:46
    thgteixeira
    Desculpe pela falha, Baca!

R$ 350,00. Com o platô, disco e rolamento. Bastante similar ao valor que vi pelas italianas, que também são muito boas.
  • 02/07/2010, 17:24
    mpmassa
    Oi, Thiago. Por favor, passe o endereço do local onde você comprou esse kit de embreagem.

Abraço
    Marcos
  • 02/07/2010, 17:51
    thgteixeira
    Oi Marcos!

Comprei na Bomer, aqui em S.Bernardo do Campo, anote aí:

Avenida Senador Vergueiro, 914, Centro
    S.Bernardo do Campo - SP
    Fone: 11-4125-0044 (Falar com o Nivaldo)

:concordo:
  • 22/07/2010, 18:55
    thgteixeira
    3 Anexo(s)
    Algumas fotos:

(É, anda complicado pra conseguir tirar fotos de dia, mas... Melhor estas do que nada!)

Novidades:

- Novas lentes para as lanternas/setas dianteiras (as antigas estavam foscas e uma delas estava trincada)
    - Voltei com os espelhos retrovisores originais (Vocês vão dizer que ele dobra com o carro em alta velocidade, mas resolvi o problema trocando a borracha de apoio da base)
    - Novos pneus (Maggion, 6.50 x 16 - Originais com uma banda diferente)
    - Na Terceira foto, ele tá meio sujinho! :mrgreen:

Ainda procuro os bancos originais, consegui os do 95, mas esses não me interessam pela diferença que existe na furação (eles tem um furo :pensativo: a mais) - Pretendo investir em uns bancos mais confortáveis futuramente, mas por enquanto pretendo passar pros originais porque eu não aguento mais esse banco mal adaptado.

Depois posto mais fotos
  • 26/09/2010, 16:01
    thgteixeira
    De Volta
    Pessoal;

Passei por uma fase de turbulência nos últimos meses, e consequentemente andei sumido aqui do fórum. Tinha perdido o emprego, e como agora mudei de empresa, o tempo andava bem escasso. Acabei nem conseguindo mandar os calços das molas do Alex, que eu tinha prometido, e que estão dentro do envelope (Alex, te peço desculpas, e se ainda precisar, estão aqui a sua disposição!).

Agora, está tudo certo e estou retomando a rotina de Niveiro, rotina que, aliás, eu nunca deixei, afinal o Niva é o meu carro do dia a dia.

Nesse meio tempo, fiquei sem embreagem voltando do trabalho, por conta do FLUÍDO que não tinha sido trocado quando eu "fiz" a embreagem e o câmbio, foi trocar o fluído que a embreagem voltou, perfeitamente. Aproveitei a oportunidade e troquei os dois cilindros.

Tive problemas com a bomba de gasolina, que estava jogando gasosa dentro do cárter, transformando o óleo do carro em uma emulsão de scott. A Solução foi a bomba Brosol do FIAT 147, que é quase idêntica a original, e daí a troca dos filtros, mangueiras e também do óleo, que será trocado novamente, pois pode ter algum resíduo de gasolina nele.

Também tive problemas com os famigerados parafusos que suportam o câmbio, um deles se quebrou, estou aproveitando a oportunidade para reforçar todos os outros, e eliminar esse risco de uma vez por todas.

O Carro também anda "fumaçando" um pouco, não sei se é por conta do problema com a bomba de gasolina e a gasolina no cárter, ou se é porque o motor já está "abrindo o bico".

Enfim, de volta por aqui! :)
  • 06/10/2010, 23:21
    thgteixeira
    Hoje recebi em casa os cilindros de embreagem e de freio que comprei na Terra e Aventura 4x4 (antiga Casa do Lada). Gostaria de elogiar publicamente a atenção e a pontualidade da loja em relação a entrega das peças, recomendo! :concordo:
  • 06/10/2010, 23:35
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Pessoal;

Passei por uma fase de turbulência nos últimos meses, e consequentemente andei sumido aqui do fórum. Tinha perdido o emprego, e como agora mudei de empresa, o tempo andava bem escasso. Acabei nem conseguindo mandar os calços das molas do Alex, que eu tinha prometido, e que estão dentro do envelope (Alex, te peço desculpas, e se ainda precisar, estão aqui a sua disposição!).

Agora, está tudo certo e estou retomando a rotina de Niveiro, rotina que, aliás, eu nunca deixei, afinal o Niva é o meu carro do dia a dia.

Nesse meio tempo, fiquei sem embreagem voltando do trabalho, por conta do FLUÍDO que não tinha sido trocado quando eu "fiz" a embreagem e o câmbio, foi trocar o fluído que a embreagem voltou, perfeitamente. Aproveitei a oportunidade e troquei os dois cilindros.

Tive problemas com a bomba de gasolina, que estava jogando gasosa dentro do cárter, transformando o óleo do carro em uma emulsão de scott. A Solução foi a bomba Brosol do FIAT 147, que é quase idêntica a original, e daí a troca dos filtros, mangueiras e também do óleo, que será trocado novamente, pois pode ter algum resíduo de gasolina nele.

Também tive problemas com os famigerados parafusos que suportam o câmbio, um deles se quebrou, estou aproveitando a oportunidade para reforçar todos os outros, e eliminar esse risco de uma vez por todas.

O Carro também anda "fumaçando" um pouco, não sei se é por conta do problema com a bomba de gasolina e a gasolina no cárter, ou se é porque o motor já está "abrindo o bico".

Enfim, de volta por aqui! :)

Thiago, se o Niva estiver consumindo óleo em demasia, é provável que a fumaça seja devida ao desgaste das vedações de válvulas. Se for este o problema, a solução não é complicada, basta trocar as vedações. Peça para instalarem as do Fiat Uno, são da Sabó e duram muuuuuitos Km.
  • 17/10/2010, 18:46
    thgteixeira
    Alternador:

Pessoal, neste final de semana, fiquei sem o alternador do carro (provavelmente, pois medi a tensão gerada por ele com o motor ligado, e ela estava em 0V).

Vi vários tópicos sobre alternadores, e a minha dúvida é: Recondiciono o meu, troco por um recondicionado, ou parto para um alternador mais moderno?

Se for para partir pra um mais moderno, existe algum recomendado? Quais as adaptações necessárias? Na Sarancar, o original recondicionado sai por R$ 250,00. Achei alguns alternadores mais modernos, com regulador de voltagem embutido (interno) por valores bem inferiores a este cobrado pela Sarancar.

E agora?
  • 17/10/2010, 18:47
    thgteixeira
    Gil;

Obrigado pela dica!
    Vou verificar este problema, mas acho que o meu motor anda cansado!

Quando a situação melhorar, vou ver se encosto o Niva para uma retífica do motor, e aí precisarei de mais algumas dicas! hehe
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:54.