Powered by vBulletin

Experiências c/ Niva - Troca de Motor

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/01/2010, 01:04
    mauricio_silva
    Citação:

Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    foi em porto alegre, onde eu moro, que eu vi isso... uns taxistas me disseram que alguns tetrafuel queimaram o módulo da injeção andando só no gás (pegavam os sienas e não colocavam nem gasolina nem álcool no tanque)...

Coisa estranha!:shock::shock:
    Que eu saiba, o módulo da injeção eletrônica serve (somente) para gerenciar a mistura (proporção ar + combustível) e o tempo de ignição dos cilindros (quando será dada a faísca).
    Assim, por não entrar em contato direto com o combustível (ou com a mistura), ele não deveria ter o funcionamento comprometido, mesmo o carro rodando somente no GNV.
    Seria mais plausível que outros componetes fossem danificados (como os bicos injetores que entra em contato direto com a mistura).
    Bom, também existe aquela máxima que diz: "na prática, a teoria é outra"...:neutral:
    Enfim...
    []s.

Maurício (Tche).
  • 26/01/2010, 01:08
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Parece que os cilindros de gás do Siena Tetra Fuel são pequenos mesmo (para não reduzir muito o volume do porta malas e não exigir muitas mudanças na suspensão).

no total são 13m³... a maioria dos taxistas usa kit com um único cilindro de 15m³ nesses modelos compactos...

Citação:

No final das contas, a capacidade de rodar com quatro tipos de combustível (álcool, gasolina brasileira, gasolina sem álcool e GNV) tem efeito mais promocional (marketing) do que prático, uma vez que a maioria destes carros não vão rodar no exterior (onde existe a gasolina livre de álcool).
    pois é o que me parece... como as fábricas instaladas no brasil fazem modelos para exportação até com motores flex (basta ver os motores que a peugeot/citroen exporta para a europa e os modelos que a fiat exporta para a áfrica do sul e o paraguai), é possível rodar com gasolina pura mesmo em modelos destinados ao mercado nacional...
  • 26/01/2010, 06:35
    micross
    Citação:

Outra razão para não modificar (ainda) o sistema de alimentação do Niva é que, com a troca de motor original pelo VW AP 2.0, o consumo médio vai ser alterado, o que pode (PODE) tornar a instalação do kit GNV inviável (ou pouco atraente). Vale a pena esperar um pouco, regular o motor e conferir o consumo médio antes de fazer a adaptação.
    A instalação de um sistema GNV hoje é viável (financeiramente falando) para quem roda mais de 100 km por dia (não me recordo onde li esta informação, mas pelos custos associados e pelo preço médio do GNV, creio que seja procedente). As incertezas da disponibilidade do combustível (GNV é, na sua maior parte importado) reduziram a quantidade de conversões.
    Desculpe-me pela pergunta, mas por que você quer ter um Niva "Tetra Flex"? Entendo um carro flex (álcool + gasolina) com opção para GNV. Mas será que compensa ter um carro adaptado para rodar com gasolina "pura" (sem adição de álcool)? Você pretende usar o Niva num dos países vizinhos (que tem gasolina sem álcool)?
    Reforço a minha opinião: instale o motor, faça os acertos necessários, verifique o rendimento do carro e faça as contas da viabilidade da conversão (levar em conta a perda de potência e de espaço interno do Niva). Pelo menos assim você poderá trabalhar em cima de dados e fatos.
    Da mesma forma, antes das demais modificações que você tem em mente, verifique como o conjunto transmissão/suspensão se comporta. Mais uma vez, você tomará uma decisão baseada em dados e fatos. E não sobre "achismos".
    []s.

Maurício (Tche).

Maurício, eu não tenho nenhuma fissura em ter um niva tetrafuel não, queria apenas a gasolina e o GNV (que já está instalado no carro).

Ao buscar sobre como mudar o GNV carburado para injetado, encontrei esse modulo mobtetra, que além de fazer o papel do modulo GNV ainda deixa o carro flex.

Sobre a gasolina pura, digamos que está vindo de brinde, eu realmente tenho intenção de viajar pela agentina e chile com o Niva, mas não acho que seja necessário nenhum modulo especial pra isso não, acredito que o proprio modulo da injeção eletrônica seja suficiente para corrigir o uso da gasolina pura.

Eu quero deixar o niva realmente muito confiavel (sei que 100% é impossível), pois pretendo viajar muito com ele. Eu vou colocando aqui no forum os dados e testes que realizar, assim, quando o carro ficar legal (sei que pode demorar um pouco $$), fica a receita pro pessoal.

Mesmo com um modulo flex, eu quero regular e testar o consumo na gasolina antes da instalação. E ainda quero estudar alguma alternativa para evitar a corrosão do tanque antes de abastecer com alcool.

Alguém aqui roda com niva a alcool?? existem problemas de corrosão no tanque?
  • 26/01/2010, 10:25
    mauricio_silva
    Citação:

Postado originalmente por micross Ver Post
    Maurício, eu não tenho nenhuma fissura em ter um niva tetrafuel não, queria apenas a gasolina e o GNV (que já está instalado no carro).

Ao buscar sobre como mudar o GNV carburado para injetado, encontrei esse modulo mobtetra, que além de fazer o papel do modulo GNV ainda deixa o carro flex.

Sobre a gasolina pura, digamos que está vindo de brinde, eu realmente tenho intenção de viajar pela agentina e chile com o Niva, mas não acho que seja necessário nenhum modulo especial pra isso não, acredito que o proprio modulo da injeção eletrônica seja suficiente para corrigir o uso da gasolina pura.

Eu quero deixar o niva realmente muito confiavel (sei que 100% é impossível), pois pretendo viajar muito com ele. Eu vou colocando aqui no forum os dados e testes que realizar, assim, quando o carro ficar legal (sei que pode demorar um pouco $$), fica a receita pro pessoal.

Mesmo com um modulo flex, eu quero regular e testar o consumo na gasolina antes da instalação. E ainda quero estudar alguma alternativa para evitar a corrosão do tanque antes de abastecer com alcool.

Alguém aqui roda com niva a alcool?? existem problemas de corrosão no tanque?

Legal!!!:concordo:
    Quanto ao tanque de combustível, fique tranquilo. Mesmo com o uso do álcool, nunca vi proplemas maiores de corrosão (até porque a nossa gasolina já tem 25% de álcool). O que costumam dar problemas com a troca de combustível são o carburador e as mangueiras (ainda mais se forem as originais russas). Como você vai trocar o motor (que usará injeção eletrônica e mangueiras apropriadas), está tranquilo.
    A autonomia do Niva a álcool pode ficar pequena com o tanque original. Se a sua intensão é fazer viagens com o carro (com eventuais percursos longos, até fora do país), pense na possibilidade de trocar o tanque de combustível por um de maior capacidade, feito artezanalmente de aço inox (se bem feito, não dá problema nenhum de corrosão, óbvio... :razz:). Mas isso é mais para frente, não agora.
    Vai fundo nas adaptações. E boa sorte com o resultado delas.:grin:
    []s.

Maurício (Tche)
  • 28/01/2010, 11:03
    micross
    Pessoal, o caro já está na reta final, deve ficar pronto até dia 10!

Estou começando a me PLANEJAR para comprar alguns acessórios para fazer trilhas leves, o que me recomendam??

Estava vendo alguns guinchos de menor capacidade e mais baratos, vi um de 1.800 kgf (http://www.shopdelivery.net/app/sc/gui/Produto.aspx?cnt=59_1_76_1&html=produto&prod=20440 &cat=280) será que é o suficiente para o Niva?

Sei que o ideal seria um guincho mais forte, mas analisando o valor desse guincho (R$1.299), será que vale apena?
  • 28/01/2010, 14:45
    BACALHAU
    5 Anexo(s)
    Citação:

...
    A autonomia do Niva a álcool pode ficar pequena com o tanque original. Se a sua intensão é fazer viagens com o carro (com eventuais percursos longos, até fora do país), pense na possibilidade de trocar o tanque de combustível por um de maior capacidade, feito artezanalmente de aço inox (se bem feito, não dá problema nenhum de corrosão, óbvio... :razz:).
    ...
    []s.

Maurício (Tche)

O de aço inox e sob medida é a melhor opção. :concordo:
    Eu, por não encontrar aqui na região quem o fizesse, optei pelo de Santana, com capacidade para 75 litros.
    Com um tanque sob medida, o espaço embaixo do assoalho do porta malas pode ser melhor aproveitado e essa capacidade aumentada.

• 28/01/2010, 21:34
    mauricio_silva
    Citação:

Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    O de aço inox e sob medida é a melhor opção. :concordo:
    Eu, por não encontrar aqui na região quem o fizesse, optei pelo de Santana, com capacidade para 75 litros.
    Com um tanque sob medida, o espaço embaixo do assoalho do porta malas pode ser melhor aproveitado e essa capacidade aumentada.

Legal Bacalhau!!!:palmas:
    Eu gostei foi da tranquilidade do gatinho dentro do Niva.:grin:
    []s.

Maurício (Tche).
  • 29/01/2010, 00:48
    BACALHAU
    1 Anexo(s)
    Citação:

Legal Bacalhau!!!:palmas:
    Eu gostei foi da tranquilidade do gatinho dentro do Niva.:grin:
    []s.

Maurício (Tche).

Qual dos dois? O piloto ou o navegador?
    O amarelo ("Lelo"), infelizmente nos deixou no último dia 5.
    :(
    O "Pixinguinha" ainda tira looooongas sonecas dentro do "Pangaré".
  • 29/01/2010, 10:52
    mauricio_silva
    Citação:

Qual dos dois? O piloto ou o navegador?
    O amarelo ("Lelo"), infelizmente nos deixou no último dia 5. :(
    O "Pixinguinha" ainda tira looooongas sonecas dentro do "Pangaré".

Uia!!!:shock::shock::shock:
    Eu só tinha visto o gato amarelo ("navegador") Lelo. Que ele descanse em paz no paraíso dos animais...:cry:
    Já o "Pixinguinha" é quase igual a um dos meus gatos (o "Frajola").
    Niva, bom até para gato!!!
    []s.

Maurício (Tche).
  • 29/01/2010, 12:56
    BACALHAU
    Eu sabia que você era gente boa. Agora confirmei. :concordo:
    Se gosta de gatos, só pode ser legal. :palmas:

Quantos você tem?
    Eu só tenho 16 (dezesseis) atualmente. :shock:
    Além de 1 cachorra, 4 gansos, 2 porcos, 4 periquitos e algumas galinhas. Tudo de estimação. :mrgreen:

Eu nunca disse que era normal, disse? :twisted:
  • 29/01/2010, 16:00
    baseggiov
    Citação:

Eu sabia que você era gente boa. Agora confirmei. :concordo:
    Se gosta de gatos, só pode ser legal. :palmas:

Quantos você tem?
    Eu só tenho 16 (dezesseis) atualmente. :shock:
    Além de 1 cachorra, 4 gansos, 2 porcos, 4 periquitos e algumas galinhas. Tudo de estimação. :mrgreen:

Eu nunca disse que era normal, disse? :twisted:

DISCORDO TOTALMENTE DO AMIGO BACALHAU!:discordo::discordo::discordo::discordo:

Gato é o cão viado. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Bichinho sem qualidade....:odedo::odedo::odedo:

Prefiro cachorro!

Mas, como dizia um amigo meu: Gosto é que nem C*U*´*! Cada um tem o seu!:concordo::concordo::concordo::concordo::conco rdo:
  • 29/01/2010, 18:12
    BACALHAU
    Muito se fala em ética, civilidade e boa educação mas, para muitos, são apenas palavras vazias sem nenhum significado. :evil:

Tá certo que todos têm direito a ter a sua opinião e seus gostos, todavia, expressá-la de maneira vulgar e depreciativa torna "sem qualidade" certos seres que se dizem superiores, que do alto de sua arrogância se dizem "feitos à imagem e semelhança do criador".

Pessoas assim, para mim, valem menos do que aquilo que meus gatos enterram no quintal.

Se a sua colocação reflete o que você realmente pensa, não lhe dou o direito de referir-se a mim como amigo, caso contrário, aguardo uma retratação pela sua postura ofensiva e preconceituosa.

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:21.