Postado originalmente por
mauricio_silva
Outra razão para não modificar (ainda) o sistema de alimentação do Niva é que, com a troca de motor original pelo VW AP 2.0, o consumo médio vai ser alterado, o que pode (PODE) tornar a instalação do kit GNV inviável (ou pouco atraente). Vale a pena esperar um pouco, regular o motor e conferir o consumo médio antes de fazer a adaptação.
A instalação de um sistema GNV hoje é viável (financeiramente falando) para quem roda mais de 100 km por dia (não me recordo onde li esta informação, mas pelos custos associados e pelo preço médio do GNV, creio que seja procedente). As incertezas da disponibilidade do combustível (GNV é, na sua maior parte importado) reduziram a quantidade de conversões.
Desculpe-me pela pergunta, mas por que você quer ter um Niva "Tetra Flex"? Entendo um carro flex (álcool + gasolina) com opção para GNV. Mas será que compensa ter um carro adaptado para rodar com gasolina "pura" (sem adição de álcool)? Você pretende usar o Niva num dos países vizinhos (que tem gasolina sem álcool)?
Reforço a minha opinião: instale o motor, faça os acertos necessários, verifique o rendimento do carro e faça as contas da viabilidade da conversão (levar em conta a perda de potência e de espaço interno do Niva). Pelo menos assim você poderá trabalhar em cima de dados e fatos.
Da mesma forma, antes das demais modificações que você tem em mente, verifique como o conjunto transmissão/suspensão se comporta. Mais uma vez, você tomará uma decisão baseada em dados e fatos. E não sobre "achismos".
[]s.
Maurício (Tche).