Marcio,
Os Nivas tão ficando velhos demais,
Mas ainda vão durar longos anos, poucos são os que metem o Niva em trilhas brabas, os donos hoje tem mais preocupação com a manutenção.
as peças cada vez mais caras,
Sei não... mas acho que as peças hoje estão mais baratas que antigamente, a concorrência tá melhor, tá mais fácil encontrar o que se precisa.
O conjunto homocinética do Niva .
soldando os semi-eixos , pondo ponta de um no eixo velho do outro .
Concordo que soldar eixo não é a melhor opção, mas é feito por causa do custo.
Esses dias estava na porta de uma fábrica para fazer uma visita e encontrei um camarada que tem uma pequena fundição de FOFO . Perguntei se ele fundia uma carçaça de diferencial pro Niva , igual a de alumínio ele confirmou
A fundição não seria o problema maior, mas os acentos dos rolamentos sim.
Pois é , basta ter visão de negócio ....
É muito mas que visão de negócio... É mercado.
Eu pagaria até R$ 1000,00 numa carçaça novinha de ferro igualzinha a original, ja prontinha para por a Tulipa do Santana e vc ?
Não pagaria.
A meu ver o problema não é a carcaça de alumínio, e sim outros pontos vitais, uns do projeto, outros da manutenção.
Projeto: Fixação por prisioneiros no motor (pode-se alterar este sistema);
Presilhas/travas da porca de ajuste dos rolamento laterais;
Luva cônica do pinhão;
Manutenção: Calços do motor quebrado;
Cruzetas danificadas;
Alinhamento do cardã;
Talvez tenha outras coisas, mas vamos deixar o tópico rolar.