bacana video , motor do 1.6 !
Versão Imprimível
[QUOTE=Juninho Flora;1180867]
bacana o motor do niva 1.6 ,ai pra galera que gosta de niva , o video explica como o motor funciona !!!:dance:
Bem legal, Gil !!:concordo:
Pessoal,
Não conheço a mecânica do niva a fundo, mas estou pensando em montar um com adaptação. Hoje de manhã vi alguns nivas em niterói a venda numa oficina especializada e lá haviam várias opções de motores que iam variando com o preço e o ano dos carros, queria apresentar as opções para os amigos conhecedores opinarem a respeito no quesito manutenção, consumo, desempenho e durabilidade.
NIVA 1.6 GASOLINA/GNV (na faixa de R$ 11K)
NIVA 1.6 GASOLINA (na faixa de R$ 7K, com pintura e lataria pra fazer)
NIVA 1.8 GASOLINA/GNV (na faixa de R$ 12k)
NIVA 1.8 GASOLINA (motor de santana na faixa de R$ 10K)
NIVA 2.0 ÁLCOOL (R$ 10K sem choro....esse tava bem manero e deve andar muito).
Eu particularmente pensei em pegar o NIVA 1.8 AP do gol GASOLINA e dar uma rebaixada no cabeçote, botar um gliclê intermediário, trocar velas e usar álcool. O que vcs acham?
Obrigado.
Meu caro, a pessoa mais indicada para ajudá-lo é a
http://4.bp.blogspot.com/_1uUNdGpCRI...0/maedinah.jpg
Não, não me xingue... ainda. :mrgreen:
Vou explicar porquê.
Como alguém pode dar um palpite sem ver?
Como dizer qual a melhor opção de um veículo adaptado, sem saber quem o adaptou e como adaptou.
O que eu digo é:
Você realmente quer um NIVA?
Você quer um NIVA e pretende adaptá-lo, colocando um motor mais moderno e potente?
Se a resposta foi sim para as duas, compre um NIVA o mais original e em melhor estado possível, adapte um motor AP 1.8 MI, com quem realmente tenha experiência e saiba o que está fazendo.
Mas, lembre-se: um NIVA não é só motor. Outras partes merecem atenção especiais.
Se você não conhece o russo, leia tudo o que puder sobre ele. Aqui no Fórum, o que não falta é informação (use o botão "pesquisar", no alto da página).
Converse com NIVeiros, aí no RJ tem uma turma muito boa, que se reúne de vez em quando. Tenho certeza de que eles vão lhe ajudar. Se tiver certeza de que quer comprar um NIVA, talvez algum deles se disponha a ir com você examinar esses que você viu ou a achar um melhor.
Não compre por impulso, senão, em breve, você vai ser mais um a falar que NIVA não presta e aí eu vou "costurar o seu nome na boca do sapo". :mrgreen:
Abraços, boa $orte e conte com os "loucos" deste Fórum. :concordo:
http://4.bp.blogspot.com/_1uUNdGpCRI...h/maedinah.jpg
Meu caro Bacalhau,
Eu estava em busca de informações (manutenção, consumo, desempenho e durabilidade) sobre os motores que eu listei rodando no niva e não palpites sobre o carro.....mas vou seguir sua recomendação e procurar aonde posso encontrar a galera que tem niva aqui no rj.
Meu camarada, é como eu lhe falei: Dependendo de como foi feita a adpatação (em alguns casos adaptraição), você vai ter sérios problemas de manutenção, consumo, desempenho e durabilidade, ou não.
Não adianta o cara ter colocado um motor AP novinho, se a adaptação foi mal feita. Quando se coloca um AP em um NIVA, tem que se adaptar um caminhão de itens, que vão desde o acoplamento motor/câmbio, até o diferencial dianteiro.
Sei de NIVeiros que mudaram o motor para AP e as aporrinhações foram tantas que logo em seguida venderam as viaturas. Para outros, a mudança foi tão bem feita que estão felizes até hoje.
O motor AP dispensa comentários. É confiável e você encontra peças em qualquer botequim.
O motor do NIVA, embora seja um motor antigo, é resistente e, a despeito do que dizem, mecânico que é mecânico, trabalha em qualquer motor. Quanto a peças, embora não sejam encontradas em qualquer lugar, não é nenhum parto a sua aquisição. Conheci dois motores russos que a despeito da quilometragem e de mais de 17 anos de uso, nunca foram abertos e ainda estão em perfeito estado de funcionamento. Todos os dois meus, sendo que um deles, comprei de um camarada que colocou um AP 1.8 MI no NIVA dele e, até onde sei, está feliz da vida.
Dos veículos que você listou, o único que dá para saber qual o motor, é o que você se refere como "motor se Santana", o restante, você só mencionou a cilindrada, assim, fica difícil dar palpite. Independente de qual motor qualquer carro tenha, tem que se analizar o estado geral do conjunto, para aí sim, emitir opiniões sensatas. Se não for assim, serão apenas "palpites".
Tente bater um papo com o Flugêncio. É uma pessoa extremamente sensata e com enorme experiência em NIVAs.
Blz, entendi....deixa comigo....
Vou levar em consideração todos esses pontos que vc citou, além disso, imagino que um niva sem a direção francesa, não seja algo recomendável, certo? O mecânico me informou também que um dos carros tinha homocinética preparada para uma determinada adaptação de motor, num primeiro momento não entendi a relação direta, mas vou pesquisar.....
Obrigado pelas recomendações....
Apenas como informação complementar ao meu primeiro e-mail, o motor 1.6 que eu mencionei é o original do niva, o 1.8 é um motor álcool do gol e o 2.0 álcool do santana.
Meu amigo, dizia o meu avô que "em cada cabeça tem uma sentença". Ou seja, cada um tem uma maneira de pensar. Ou, cada louco ... :mrgreen:
Claro que o mecânico ou quem quer que seja que tenha lhe mostrado os carros, quer vendê-los. Não vou questionar a retidão do mesmo, até porque não o conheço.
Eu não compraria um carro adaptado sem conhecer a sua procedência, experimentá-lo de todas as formas possíveis e imagináveis e sem virá-lo do avesso para examinar. Normalmente, NIVAs adaptados à venda é porque os seus donos não ficaram satisfeitos com as adaptações, salvo raras exceções.
Minhas suspeitas vão, basicamente para os dois últimos NIVAs de sua relação devido ao preço dos mesmos estar mais baixo do que o primeiro, com motor original e (como você não mencionou nada) sem nada mais sério para fazer. Se a adaptação dos mesmos foi bem feita, o dono iria pedir um preço mais elevado, pelo menos para tirar o custo do motor e da adaptação. Essa é a minha impressão.
A caixa de direção russa é apenas mais dura do que a francesa, mas, nada que impeça alguém de dirigir o carro. Claro todos nós gostamos de conforto, mas, não deixaria de comprar um bom NIVA por conta de uma caixa russa.
Em relação ao fato dos motores serem do Gol ou Santana, não importa. Apenas FUJA dos carburadores eletrônicos, com talvez seja o caso desse 2.0 a que você se referiu. Esses carburadores são anteriores à injeção monoponto e são uma M&RD@ para regular, além de não se encontrar quem mexa neles (sabendo o que está fazendo) e ser mais difícil, senão impossível, de encontrar peças para ele do que para o carburador russo.
Outro ponto importante, quanto aos motores AP 2.0, é que (apesar de ter NIVeiros que discordem) é muito motor para o NIVA.
A minha receita para um NIVA com motor AP, sem levar em conta os gastos, seria:
INGRADIENTES
- Um NIVA original com a lataria/monobloco o mais inteira possível.
- Um motor AP 1.8 MI flex.
MODO DE PREPARO
- Desmonte totalmente o NIVA deixando-o na lata, junte um lanterneiro BOM para fazer alguns reforços na estrutura, retirar as ferrugens que certamente existirão e faça uma boa pintura.
- Coloque-o na oficina do RB por tempo indeterminado :mrgreen:, para a adaptação do motor. Recheie-o com uma DH e com um servo-freio mais eficiente. Se preferir, adicione um AC.
- Depois de pronto, confeite-o ao seu gosto (bancos, forrações, rodas/pneus, faróis, bagageiro, quebra-mato, guincho, som, ...)
Agora, tudo depende do gosto, do apetite e dos ingrediente$$$ de cada um.
A propósito, qual seria o uso do seu futuro NIVA?
Passeios, dia-a-dia, trilhas, ... ?
Meu camarada.....agora sim deu vontade ler seu comentário até o fim....muito bem descrito....era isso que eu queria descobrir....uma receita ideal ou quase. Quando vc fala num motor 1.8Mi flex, imagino que vc se refira ao motor 1.8 original gasolina com rebaixamento de cabeçote e demais adaptações, certo?
Pretendo deixar o NIVA com a patroa para uso urbano, mas é claro que vou tirar uma casca de leve de vez em quando....preciso deixar o niva confortável também (suspensão), se não ela não vai querer nem entrar...
Dos nivas que eu vi ontem, alguns estavam muito muuuuuito ruins de lataria.....tinha até um 1.6 original funcionando todo fu.... de lataria que o cara deixava por R$ 6K....pensei que pode ser uma opção e ir operando ele aos poucos.....segundo o dono da oficina eu poderia ir reformando lá pagando parcelas de R$ 1K no meu tempo....pode até ser uma boa....