Tirei os bancos traseiros, aspirei tudo, passei até pano com Veja (estava bizarro mesmo)... bom, como já estava sem banco, tirei a chapa do tanque prá ver as mangueiras.
Diagnóstico: o pouco cheiro que ainda resta vem da lateral do carro (tirei a lateral do lado do passageiro também). Nas mangueiras que saem do tanque não tem cheiro. Mas tem 2 gambiarras FEIAS - durepox nos encaixes das mangueiras no tanque. Mas não aparentam vazamento.
Não me aventurei a sair mexendo nisso, mesmo por que era domingo e se desse uma m... não teria nenhum mecânico ou auto-peças abertos. Mas que o cheiro vem das mangueiras da lateral do carro, isso vem.
Conclusão? Nenhuma que seja genial. Só que vou ter mais ou menos o que dizer pro mecânico qdo for ver isso.
Outra dica! Mas não faça sem um adulto por perto!!!
Postado originalmente por Girti
Ricardo, às vezes o cheiro fica impregnado no carro, por algum tempo (espero!). Deixe o carro, sempre que possível, com as janelas abertas, em um lugar onde bata o Sol, para que eventuais resíduos de gasolina evaporem.
Tenho um amigo que ficou com cheiro de gasolina no Niva, mesmo depois de sanado o problema que ocasionou o cheiro. Depois de algumas semanas, descobriu que, devido ao vazamento que causou o cheiro, a forração abaixo dos tapetes de borracha estava impregnada. Foi necessário remover os tapetes e deixar o carro no Sol por um bom tempo, para que os vapores que impregnavam a forração se dispersassem.
Gil, se essa não der certo ele pode também, num dia que estiver cheirando bastante gasolina, riscar um fósforo dentro da viatura. Só aconselho ser aquele fósforo longo, pra evitar algum problema!!!!!!!!
Abraços quentes!!!!!!
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Gil, se essa não der certo ele pode também, num dia que estiver cheirando bastante gasolina, riscar um fósforo dentro da viatura. Só aconselho ser aquele fósforo longo, pra evitar algum problema!!!!!!!!
Abraços quentes!!!!!!
"Fui tentaire ver d'onde vinha o cheiro, iluminei com uma chama, ó pá, e BUM, explodiu... raios."
Abraços quentes!!!!!!
Ô Fábio, você querer torrar o cara tudo bem, pra mim.
O motivo também não me interessa (seria uma desilusão amorosa?)
Mas, precisa detonar um NIVA para isso? Arruma outra maneira, vai.
Todas as vezes que faço um R.A. (reconhecimento de área) com a “Dona Patroa” no Grauçá recebo reclamação que seu cabelo e sua roupa ficaram horríveis depois do passeio, com cheiro de oficina suja. Quem já pilotou uma DT 180 ou qualquer moto 2 tempos que queima gasolina e óleo juntos, sabe bem do que estou falando, os odores desagradáveis são capturados pelo vácuo, e o piloto virá um "Homem Fumaça". Daí ter toda essa fumaça, esse mau cheiro ou esse “Monóxido de Carbono” dentro Grauçá é demais, estou tão envolvido nos testes mecânicos que nem percebo o mau cheiro.
Deixo bem claro que não é cheiro de gasolina e sim "Nonóxido de Carbono" (Fumaça)
Alguém já passou por esse problema ??? Qual a melhor solução ???
Boa tarde, o cheiro de fumaça que vc sente é do tipo "oleo queimado", se for, veja se tem vazamento no respiro do motor, a mangueira que sai ao lado da vareta do nivel do oleo e entra na tampa do carburador, se vc soltar ela da tampa do carburador,com o carro ligado, vai ver que sai uma "fumaça" dali. Essa fumaça é aspirada e queimada pelo carburador(teoricamente), mas pode haver vazamento na mangueira antes de entrar no carburador, no meu Niva, a mangueira era folgada e sem braçadeira, coloquei uma braçadeira e praticamente não sinto mais o cheiro, mas como ja comentaram, ainda falta encontrar e tapar os "buracos" do painel corta, fogo do motor. Um abraço e boa sorte.
Boa tarde, o cheiro de fumaça que vc sente é do tipo "oleo queimado", se for, veja se tem vazamento no respiro do motor, a mangueira que sai ao lado da vareta do nivel do oleo e entra na tampa do carburador, se vc soltar ela da tampa do carburador,com o carro ligado, vai ver que sai uma "fumaça" dali. Essa fumaça é aspirada e queimada pelo carburador(teoricamente), mas pode haver vazamento na mangueira antes de entrar no carburador, no meu Niva, a mangueira era folgada e sem braçadeira, coloquei uma braçadeira e praticamente não sinto mais o cheiro, mas como ja comentaram, ainda falta encontrar e tapar os "buracos" do painel corta, fogo do motor. Um abraço e boa sorte.
Se o seu Niva estiver queimando óleo, é recomendável instalar um "corta-chamas" (acho que é esse o nome) dentro da tal mangueira que entra (uiii!) na tampa do carburador. Existe uma no mercado, acho que do Fusca, cabe direitinho na mangueira , e irá reduzir sensivelmente a entrada de óleo no carburador.
Se o cheiro for de óleo queimado, verifique se há manchas de óleo nas laterais do motor ou no escapamento, na altura da caixa de mudança. Vários selos, retentores e respiros estão nessa área.
Se for cheiro de fumaça, ligue o carro, deite de baixo, e percorra o escapamento com a mão (sem toca-lo é claro, pois estará quente) atrás de furos, se caso encontrar algum perto de onde fica a alavanca de freio de mão, é por ali que entra a fumaça para dentro do carro, troca o escape, ou se estiver sem grana como eu, tasca durepox que resolve por uns tempos
Tá aí o tipo de gambiarra que acho que não vale a pena... ontem soldei o cano por uns trocados... aposto que gastei menos na solda do que gastaria em durepox...
Encontrei em http://www.niva4x4.com/modules.php?o...download&cid=7 documentação sobre o sistema de redução de toxidade e sistema de neutralização dos vapores de gasolina.
Nunca tinha achado nada a respeito.
Espero que seja útil.