É isso Flugêncio!
Só que minha idéia é evitar soldas no diferencial. Como o eixo trazeiro do Niva é "quadradinho" acho que vai facilitar a instalação de "braçadeiras" para este ponto central.
E aí, o que achou do resultado? Os pontos de ancoragem no monobloco suportam bem os esforços laterais? Manteve a tração 4x2?
Abraço!
É isso Flugêncio!
Só que minha idéia é evitar soldas no diferencial. Como o eixo trazeiro do Niva é "quadradinho" acho que vai facilitar a instalação de "braçadeiras" para este ponto central.
E aí, o que achou do resultado? Os pontos de ancoragem no monobloco suportam bem os esforços laterais? Manteve a tração 4x2?
Abraço!
Foi utilizado por pouco tempo este sistema, ainda está lá em Natal-RN, retornei pro original, não aparentou nenhum problema.
Foi utilizado por pouco tempo este sistema, ainda está lá em Natal-RN, retornei pro original, não aparentou nenhum problema.
Porque retornou ao original? O Opala não tem também relação de diferencial 11:41 (ou 11:43)? Vou ver se apronto essa bagunça no meu, mas só depois de colocar o bichinho para andar direito.
(Isso é um mantra que tenho de me habituar a cantar, primeiro conserte, depois invente, primeiro conserte, depois invente...)
Isso sobre propaganda acho que não tem nada a ver , até porque eu tiro o chapeu para O Rogério B. Entre outros ele fez o kit do ap e funciona .... Além de ser uma pessoa bacana pacas e honesta .
Agora esse projeto é bacana e a filosofia do Rogerio é de projetar ,mas se um dia quizer voltar ao que era antes( para por ap , vc faz um furo só no jipe , mais nada ) , vc volta sem problema e isso é um mérito a mais nos seus projetos .
Agora , eu parto do mesmo princípio dele , para levantar a suspensão do Niva e manter as configurações de dirigibilidade segura , só alterando a posição do agregado, não adianta mexer nas molas ... Até porque é complicado em carro Integral por ângulo nas homocinéticas , fatalmente elas não suportam trabalhar assim em alta velocidade .
Eu só acho que vc faz tudo isso , apenas soldando um perfilado quadrado na longarina do Niva e fixando o agregado nele .
Se o tubo tiver 15 cm , vc acresce uns 10 cm na altura do Niva .
Só que é algo definitivo ....
Postado originalmente por braszil
Caros amigos levantar suspensao com esses kits nao existe. O que o kit faz é levantar a carroceria em relaçao a suspensao. Sao calcos colocaros em cima ou embaixo das molas para levantar a carroceria. Para aumentar a distancia entre os diferenciais e o chao é preciso muito mais que uns cilindros ou pedaço de chapa colocados sobre as molas ou entre elas e a bandeja. Quando comprei o Cacique ele tinha esses apetrechos e a unica coisa que eles faziam era levantar a carroceria para receber pneus maiores que sim aumentavam um poco a distancia entre os diferenciais e o chao, comprometendo o equilibrio a estabilidade e principalmente a segurança do carro. Para aumentar este espaço é preciso um planejamento muito detalhado para manter as caracteristicas de equilibrio e funcionalidade de uma suspensao de fabrica. Se fosse assim com alguns pedacinhos de plastico ou metal nao existiriam empresas especialisadas em projetar kits para os carros originais. O Cacique tem uma suspensao modificada que esta em constante avaliacao e melhoramento para se tornar um dia um verdadeiro kit para o NIVA.
Existem varias adaptacoes muito boas pelo Brasil a fora mas ainda nao existe nehum kit pronto em loja nehuma que seja projetado especialmente para o Niva. Nao vou postar o nome de quem projetou a minha porque sempre que digo o nome dele aqui os camaradas dizem que eu faço propaganda dele mas colocarei algumas fotos e se for solicitado entao eu digo onde podem encontrar alguem com um projeto para realmente melhorar o desempenho do Nivinha sem comprometer a estabilidade.
eu não gosto desta coisa de sair soldando no monobloco do Niva, nem tanto pelo fato de tornar definitivo, mas sim por se criar um ponto de tensão e ferrugem. Claro que uma solda MIG minimizaria os "efeitos colaterais" mas ainda prefiro o velho e bom parafuzo
A pergunta clássica é a seguinte: "Vc quer Niva para fazer o quê?", considerando que: "Niva é Niva pra ser Niva", querer fazer muita coisa, ele deixa de ser Niva.
Camarada , depende muito , no caso da longarina eu meteria solda mesmo . Parafuso faz um estrago maior , pois vc terá que furar em pontos espaçados uns 8 cm , aí vai fazer uma peneira de tantos furos .
Outra , vai ficar um espaço entre a solda e a longarina , aí entra água e enferruja . Não estou discorando de vc , mas tem muitos prós e contras e o assunto é longo ...
Resumindo, eu venho estudando diversas formas de melhorar o Niva .
Estou chegando a conclusão do Flugêncio , tomou a decisão ....
Sugestão mais barata e funcional , não tem como dar errado :
Desmonta tudo , vira o Jipe de Ponta cabeça , solda uma viga( perfil quadrado) de 15 cm x 6 cm ao longo de toda a longarina existente , reforça nos pontos de suspensão e monta tudo de novo . Aí derepente metemos um feiche de mola na frente, um eixo de F75 e um abraço...
Postado originalmente por MRaizer
eu não gosto desta coisa de sair soldando no monobloco do Niva, nem tanto pelo fato de tornar definitivo, mas sim por se criar um ponto de tensão e ferrugem. Claro que uma solda MIG minimizaria os "efeitos colaterais" mas ainda prefiro o velho e bom parafuzo
Camarada , depende muito , no caso da longarina eu meteria solda mesmo . Parafuso faz um estrago maior , pois vc terá que furar em pontos espaçados uns 8 cm , aí vai fazer uma peneira de tantos furos .
(....)
Sugestão mais barata e funcional , não tem como dar errado :
Desmonta tudo , vira o Jipe de Ponta cabeça , solda uma viga( perfil quadrado) de 15 cm x 6 cm ao longo de toda a longarina existente , reforça nos pontos de suspensão e monta tudo de novo . Aí derepente metemos um feiche de mola na frente, um eixo de F75 e um abraço...
KKKKKKKKKK
Sabe que meu sonho era de ter aqueles cavaletes para girar o carro de rodas para cima?
Bem, enquanto o cavalete não vem... O que eu estava pensando era em algo diferente: Uma chapa parafuzada nos mesmos pontos da "canga" dianteira. Nela seria soldada uma outra chapa se prolongando para baixo de tal forma que a suspensão dianteira fosse toda deslocada para baixo (nessa brincadeira vão-se uns 15 cm). Os braços tensores da suspensão (que ancoram ela perto da parede de fogo) teriam de ser refeitos. Talvez a caixa de transferência fosse rebaixada e obrigatóriamente teria-se de usar homocinética para acoplar ela à de marchas (passaria a trabalhar com um ângulo vertical). A suspensão trazeira, para compensar essa bagaça, teria de ser tão elevada que a panhard não daria conta. Ou se esticaria a maldita (coisa que o Bacelar mesmo já faz) ou se trocaria por um braço triangular como naquele Niva que o Flugêncio mandou as fotos do diferencial de opala.
Fica a pergunta, depois de toda essa trabalheira, que pneus seriam grandes o suficiente para precisar de todo este espaço? A transmissão aguentaria esses sapatinhos monstros?
Sem desmerecer todo o trabalho feito pelo Bacelar na susp do seu Niva, mas o que foi feito, foi simplesmente levantado a carroceria utilizando outro meio , muito mais dispendioso. A altura da bola do dif/solo continua a mesma, sem contar que teve que alterar o sistema de direção, tamanho dos cardãs... e mudou o centro de gravidade.
De positivo, vejo a maior possibilidade de tamanhos diferentes de pneus e a facilidade de adaptação de outros conjuntos de diferenciais modificados na frente.
Na traseira, deve ter sido levantado com molas maiores. Poste umas fotos.
Os calços fabricados e vendidos por aí, servem só para colocar pneus maiores.[/QUOTE]
Caros camaradas,
realmente o intuito foi de permitir o uso de pneus maiores para aumentar a distancia do carro com o solo e assim poder usar pneus 31x10.5. Nao acho que a analogia foi correta pois o metodo usado nao foi tao dispendioso assim, a segurança nao tem preço. O metodo é muito mais seguro e correto que colocar rodelas entre as molas e a carroceria e pedaços de metal entre as molas e as bandejas e nomear isso de kit. Quando comprei o Cacique ele veio com uma adaptaçao dessas e era terrivel seu desempenho e principalmente a segurança, mas cada um sabe quanto vale sua vida nao é mesmo. O sistema de direçao nao foi alterado foi trocado por uma direçao hidraulica para auxiliar no uso dos pneus maiores. Os cardas foram feitos sobre medida para estes calculos e o centro de gravidade cuidadosamente calculado ja que as rodas e pneus sao mais largos e o offset calculado para corrigir a altura alterada. Os amortecedores sao regulaveis individualmente aumentando a estabilidade da carroceria no asfalto e permitindo maior flexibilidade em terrenos irregulares. Quanto a traseira nao foram so colocadas molas maiores a suspençao tambem foi modificada e reforçada mas isso ja é outra historia voi tirar algumas fotos e coloco aqui pra voces depois. Alem de tudo isso estas modificaçoes permitem uma regulagem perfeita da direçao em todos os seus sentidos. Ja o tal kit cilindrico na traseira e calço na dianteira embaixo da mola modifica completamente o angulo da bandeja eliminando qualquer regulagem.
Estou aqui para qualquer duvida.
A vantagem de soldar uma viga quadrada na longarina do Niva , no meu ver é que vc já prolonga um perfil para baixo e faz um sub chassis .
Isso porque é batata : o Niva vai ficando velho e as longarinas vão apodrecendo , proporcionalmente ao numero de trilha feitos : lava , molha , se usar no mar , praia ....
Sério mesmo , eu vivo inspecionando a longarina , principalmente na junção perto do paralama .
Postado originalmente por MRaizer
KKKKKKKKKK
Sabe que meu sonho era de ter aqueles cavaletes para girar o carro de rodas para cima?
Bem, enquanto o cavalete não vem... O que eu estava pensando era em algo diferente: Uma chapa parafuzada nos mesmos pontos da "canga" dianteira. Nela seria soldada uma outra chapa se prolongando para baixo de tal forma que a suspensão dianteira fosse toda deslocada para baixo (nessa brincadeira vão-se uns 15 cm). Os braços tensores da suspensão (que ancoram ela perto da parede de fogo) teriam de ser refeitos. Talvez a caixa de transferência fosse rebaixada e obrigatóriamente teria-se de usar homocinética para acoplar ela à de marchas (passaria a trabalhar com um ângulo vertical). A suspensão trazeira, para compensar essa bagaça, teria de ser tão elevada que a panhard não daria conta. Ou se esticaria a maldita (coisa que o Bacelar mesmo já faz) ou se trocaria por um braço triangular como naquele Niva que o Flugêncio mandou as fotos do diferencial de opala.
Fica a pergunta, depois de toda essa trabalheira, que pneus seriam grandes o suficiente para precisar de todo este espaço? A transmissão aguentaria esses sapatinhos monstros?
A vantagem de soldar uma viga quadrada na longarina do Niva , no meu ver é que vc já prolonga um perfil para baixo e faz um sub chassis .
Isso porque é batata : o Niva vai ficando velho e as longarinas vão apodrecendo , proporcionalmente ao numero de trilha feitos : lava , molha , se usar no mar , praia ....
Sério mesmo , eu vivo inspecionando a longarina , principalmente na junção perto do paralama .
Márcio, você já viu a espessura da chapa das longarinas do NIVA?
Pois ela é bem fina. Se estiver enferrujada então... não aguenta nem solda.
Foi por isso que resolvi SUBSTITUIR TOTALMENTE as longarinas do Pangaré. Como já faz tanto tempo, não sei se você ainda lembra. Aí sim, querendo dá até para soldar qualquer coisa. Até um sub chassis.
Observe também as longarina no compartimento do motor, entre o agregado e a parede corta-fogo. Ali é um ponto de esforço concentrado. (Veja as fotos)