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Ajuste correto rolamentos do cubo...

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  • 01/02/2009, 12:22
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Hummm e como se faria com o parafuso de fixação que fica sobre a bola?
    Este conjunto também não tornaria o "vão livre" do Niva menor?

    Esqueça esse tipo de fixação. Se você observar as fotos do diferencial, verá que ele está fixo sem o motor, logo, a fixação é por coxins de borracha apoiados em suportes soldados na travessa da suspensão dianteira, através de uma chapa que é fixada à lateral da extremidade do diferencial.

    Sobre o vão livre, dê uma olhada:

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q]YouTube - Nivopala[/ame]

    []'s
    França.
  • 02/02/2009, 21:35
    Marcio Rossetto
    Roberto
    Até entendo seu ponto de vista , mas a bola do diferencial do chevette não é maior que a do bola do diferencial do Laika/niva ?
    Digo isso porque tenho um grande problema com espaço devido o ap2.0 trabalhar inclinado . NO original temos que debastar a cabeça , para caber .

    Essa relação 3,9 é interessante , mas não gostaria de mexer no eixo traseiro , se for fazer isso , boto logo o eixo do opala com a relação do 6 boca especial , se não me engano 3,4 , alguma coisa assim .

    Saberia me dizer se o eixo do opala é mais largo que o do Niva ?

    Mudando um pouco de assunto , para levantar o Niva sem inclinar as homocinéticas , estou pensando em soldar uma viga na longarina do Niva , uma viga quadrada de mais ou menos 15cm de altura e por o agregado inteiro preso nessa viga , ja viu algum Niva assim , será que dá certo ?:parede:


    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    A menos que a intenção seja utilizar uma relação mais curta para o Niva, com coroa e pinhão 43/10, acho perda de tempo se for para usar 41/10.

    O diferencial do Chevette é muito, mas muito mais fácil para fazer esse trampo.

    Não se pode separar facilmente as extremidades do diferencial do Niva/Laika da bola deste, a não ser cortando-as e depois soldando-as com o maior cuidado para deixá-las centralizadas.

    Com o diferencial do Chevette, basta remover a solda que prende as extremidas à carcança, cortar as extremidades e soldá-las novamente, e pronto. A ponta de eixo também, por ser menor, fica mais fácil de facear para acoplar a homocinética do VW Santana. E, por fim, é um diferencial nacional, e dispensa comentários o quanto é mais fácil encontrar peças de reposição. E pra quem quiser uma relação ainda mais curta, tem a opção do conjunto do Chevette Junior, que era 4,88:1, embora seja difícil de achar. E pra quem usa AP 2.0 ainda pode optar pela relação 3,90:1.

    []'s
    França.

  • 03/02/2009, 09:32
    robertofs
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Roberto
    Até entendo seu ponto de vista , mas a bola do diferencial do chevette não é maior que a do bola do diferencial do Laika/niva ?
    Digo isso porque tenho um grande problema com espaço devido o ap2.0 trabalhar inclinado . NO original temos que debastar a cabeça , para caber .

    Então, a bola é um pouco maior sim, mas é mais fácil prever na confecção do suporte para o diferencial baixá-lo um pouco a fazer a adaptação com o diferencial do Niva. E mais, se é possível colocar a bola do diferencial de Opala sob um motor de Opala, que é mais alto que o AP, o que não seria possível fazer com um AP e bola do diferencial de Chevette? Isso é detalhe que você tira de letra ;-)

    Citação:

    Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Essa relação 3,9 é interessante , mas não gostaria de mexer no eixo traseiro , se for fazer isso , boto logo o eixo do opala com a relação do 6 boca especial , se não me engano 3,4 , alguma coisa assim .

    O diferencial traseiro é facílimo de ser substituído, e custaria uma baba. Eu ainda preferiria, com motor AP, o diferencial de Chevette. Isso porque você teria opções de 3,54:1 (Chevette automático), 3,90:1 (Chevette 1.6/S), 4,10:1 (Chevette 1.4) e 4,88:1 (Chevette Jr). Com o diferencial do Opala você teria de 2,74:1 (Último 6 cilindros) a 3,54:1 (Opala 4 cilindros). Como o motor AP gira mais que o de Opala, eu não optaria pela relação mais longa. Ficaria com uma intermediária, que é a 3,90:1, para não perder torque.

    Citação:

    Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Saberia me dizer se o eixo do opala é mais largo que o do Niva ?

    Aqui há um problema! O diferencial do Opala é cerca de 8cm mais estreito que o do Niva, e o mesmo vale para o diferencial do Chevette. Daí é mandatório o uso de espaçadores.

    Citação:

    Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Mudando um pouco de assunto , para levantar o Niva sem inclinar as homocinéticas , estou pensando em soldar uma viga na longarina do Niva , uma viga quadrada de mais ou menos 15cm de altura e por o agregado inteiro preso nessa viga , ja viu algum Niva assim , será que dá certo ?:parede:

    Então, o que você pretende fazer é mais ou menos o que a JR fazia, não? Só que ao invés de soldar, eles aparafusam uma extensão onde é fixado o agregado, e o agregado era aparafusado nessa extensão. O resultado disso para mim é meio questionável, porque você aumenta a altura da carroceria, mas mantem o mesmo vão livre. Mas se é para diminuir a inclinação do semi-eixo em relação às caixas da homocinética, acho que é rola sim, e de quebra, você resolveria também a questão da distância da bola do diferencial em relação ao cárter do motor.

    []'s
    França.
  • 04/02/2009, 00:24
    MRaizer
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Esqueça esse tipo de fixação. Se você observar as fotos do diferencial, verá que ele está fixo sem o motor, logo, a fixação é por coxins de borracha apoiados em suportes soldados na travessa da suspensão dianteira, através de uma chapa que é fixada à lateral da extremidade do diferencial.

    Sobre o vão livre, dê uma olhada:


    []'s
    França.

    Meodeos!
    Cara, quem foi o lanterneiro que fez esta pintura?! O fundo reflete a calçada! Era tudo que meu Niva precisava... um pintor decente (e com equipamento para isso)!!
    Ok... Lanternagem, pintura... To até esquecendo do diferencial!
    Se bem que meu modesto VW1.9 não tem tanto torque assim... Basta uma coroinha (e pinhão) novos...
    Affe... lá se vai a PLR... de novo!
  • 04/02/2009, 10:11
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Meodeos!
    Cara, quem foi o lanterneiro que fez esta pintura?! O fundo reflete a calçada! Era tudo que meu Niva precisava... um pintor decente (e com equipamento para isso)!!

    É... ficou bonito mesmo :-)

    Citação:

    Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Ok... Lanternagem, pintura... To até esquecendo do diferencial!
    Se bem que meu modesto VW1.9 não tem tanto torque assim... Basta uma coroinha (e pinhão) novos...
    Affe... lá se vai a PLR... de novo!

    Uma coroa e pinhão 41/10 é moleza de achar, se for essa a configuração que vc utiliza ;-)

    []'s
    França.
  • 04/02/2009, 11:37
    mauniva
    Ajuste correto rolamentos do cubo...
    Bom dia Robertofs! minha duvida é sobre o tamanho da haste que vai
    a porca da homocinética WV(ela é mais curta que a do Niva);gostaria de saber como foi resolvido
  • 04/02/2009, 13:38
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por mauniva Ver Post
    Bom dia Robertofs! minha duvida é sobre o tamanho da haste que vai
    a porca da homocinética WV(ela é mais curta que a do Niva);gostaria de saber como foi resolvido

    Você deve estar se referindo à ponta de eixo, certo? Ou seja, aquele eixo que sai da caixa da homocinética externa e atravessa o cubo, certo?

    Se sim, ela é pouquíssima coisa mais curta. Basta você tirar coisica de nada do assento da porca no cubo e da largura da porca, e tá resolvido ;-)

    []'s
    França.
  • 25/03/2009, 00:52
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Esqueça esse tipo de fixação. Se você observar as fotos do diferencial, verá que ele está fixo sem o motor, logo, a fixação é por coxins de borracha apoiados em suportes soldados na travessa da suspensão dianteira, através de uma chapa que é fixada à lateral da extremidade do diferencial.

    Sobre o vão livre, dê uma olhada:

    YouTube - Nivopala

    []'s
    França.

    Olá Amigos do Fórum,
    Estou voltando agora, após 2 anos sem fazer sequer uma visita..:oops:
    Mas vamos ao que importa...
    Estou afim de comprar um niva (niva mesmo, não outro carro) não para trilha, mas sim para viagens, e eu estava pensando em fazer uma preparação desse tipo, será que ficaria melhor para a estrada em matéria de desempenho, pelo que me disseram o niva todo original não desenvolve muito na estrada, mas com essa modificação acho que ele deve andar um pouco mais rápido, sou um pouco leigo em matéria de niva, mas acho que a maioria das coisas de mecânica eu entendo. Obrigado a todos!!
    Até mais!!!
  • 26/03/2009, 10:11
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por rrpomini Ver Post
    Olá Amigos do Fórum,
    Estou afim de comprar um niva (niva mesmo, não outro carro) não para trilha, mas sim para viagens, e eu estava pensando em fazer uma preparação desse tipo, será que ficaria melhor para a estrada em matéria de desempenho, pelo que me disseram o niva todo original não desenvolve muito na estrada, mas com essa modificação acho que ele deve andar um pouco mais rápido, sou um pouco leigo em matéria de niva, mas acho que a maioria das coisas de mecânica eu entendo. Obrigado a todos!!
    Até mais!!!

    Camarada, a coisa fica bonita, fica legal e tal... mas não é só isso. O custo dessa brincadeira aí é considerável. Da parte mecânica do Niva, a única coisa que sobrou foi a caixa de transferência e a estrutura da suspensão dianteira. O resto, foi completamente substituído ou refeito. Então, é mais excentricidade que solução propriamente dita.

    Mas sobre a sua pergunta, o GM151 empurra muito bem o Niva. Não é um motor que tenha muita potência, mas tem muito torque, e pra aproveitar melhor esse torque é necessário alongar bastante a transmissão, razão pela qual os diferencias foram trocados. Mas esse Niva anda a 120 km/h sem muito esforço.

    Mas se o objetivo é ter mais desempenho, mesmo com o modesto motor do Niva você pode conseguir um desempenho melhor. Aqui mesmo no forum há várias receitas. A minha preferida é a adoção de um turbocompressor, que já usei no meu primeiro Niva e que me deixou bastante satisfeito, mas é uma solução não muito barata e que não se aplica à motores cansados, e que também implica em possíveis problemas com a documentação do carro.

    Enfim, acho que o mais importante é ter certeza do que se quer. Depois de ter um Niva turbinado, depois outro com outra motorização, hoje tenho um completamente original. Simplesmente porque o uso eventualmente para algum passeio, e só. Não é o meu carro do dia-a-dia, não uso para viagens, e sendo assim, pouca coisa já resolve a minha necessidade. Mas se você quer um carro pra estrada, que tenha bom desempenho, que não consuma muito combustível e que tenha abrangência de oficinas para eventuais manutenções, talvez o Niva não seja a melhor opção para você.

    []'s
    França.
  • 27/03/2009, 01:21
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Camarada, a coisa fica bonita, fica legal e tal... mas não é só isso. O custo dessa brincadeira aí é considerável. Da parte mecânica do Niva, a única coisa que sobrou foi a caixa de transferência e a estrutura da suspensão dianteira. O resto, foi completamente substituído ou refeito. Então, é mais excentricidade que solução propriamente dita.

    Mas sobre a sua pergunta, o GM151 empurra muito bem o Niva. Não é um motor que tenha muita potência, mas tem muito torque, e pra aproveitar melhor esse torque é necessário alongar bastante a transmissão, razão pela qual os diferencias foram trocados. Mas esse Niva anda a 120 km/h sem muito esforço.

    Mas se o objetivo é ter mais desempenho, mesmo com o modesto motor do Niva você pode conseguir um desempenho melhor. Aqui mesmo no forum há várias receitas. A minha preferida é a adoção de um turbocompressor, que já usei no meu primeiro Niva e que me deixou bastante satisfeito, mas é uma solução não muito barata e que não se aplica à motores cansados, e que também implica em possíveis problemas com a documentação do carro.

    Enfim, acho que o mais importante é ter certeza do que se quer. Depois de ter um Niva turbinado, depois outro com outra motorização, hoje tenho um completamente original. Simplesmente porque o uso eventualmente para algum passeio, e só. Não é o meu carro do dia-a-dia, não uso para viagens, e sendo assim, pouca coisa já resolve a minha necessidade. Mas se você quer um carro pra estrada, que tenha bom desempenho, que não consuma muito combustível e que tenha abrangência de oficinas para eventuais manutenções, talvez o Niva não seja a melhor opção para você.

    []'s
    França.

    Entendi, mas o meu projeto não é de comprar para fazer mil modificações, mas sim fazer algumas alterações para viagens longas, tipo São Paulo - Bahia por exemplo, mas eu quero de niva mesmo, muitos falam que não é um carro bom pra isso, mas tive um vizinho que colocou gás de cozinha na sua brasília e foi lá pro mato grosso pra pescar, na minha opinião qualquer carro bem conservado e com tudo em dia e bem cuidado vai muito e muito longe..
    Sei que o motor original é muito valente, mas também sei que se fizermos algumas alterações no carro seu desempenho também mudará, modificações corretas é claro e com gente competente, li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:
    se alguém também tiver mais idéias serão bem vindas!!!
    Até mais
  • 27/03/2009, 15:21
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por rrpomini Ver Post
    li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:
    se alguém também tiver mais idéias serão bem vindas!!!
    Até mais

    Então, primeiro, nenhuma adaptação de motor é fácil, muito menos do AP. Primeiro que, até onde sei, somente uma empresa ou pessoa faz o kit, chamado BR2000, para adaptar o AP no Niva, e não é tão plug&play assim. Sempre há alguma aresta a ser aparada.

    Com o motor original, se você alongasse os diferenciais é possível que andaria até mais lento que um com diferenciais originais. Não adiantar alongar a transmissão se você não terá força pra tocá-los. Se quer um Niva que ande bem, adapte um motor 2.0 moderno e mantenha transmissão original.

    Mas esse lance de trocar de motor é relativo. Se vc pegar um bom Niva, com mecânica orignal em ordem, conforme-se com o desempenho do motor 1.6 ou 1.7, e seja feliz ;-)

    []'s
    França.
  • 27/03/2009, 17:24
    BACALHAU
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Então, primeiro, nenhuma adaptação de motor é fácil, muito menos do AP. Primeiro que, até onde sei, somente uma empresa ou pessoa faz o kit, chamado BR2000, para adaptar o AP no Niva, e não é tão plug&play assim. Sempre há alguma aresta a ser aparada.

    Com o motor original, se você alongasse os diferenciais é possível que andaria até mais lento que um com diferenciais originais. Não adiantar alongar a transmissão se você não terá força pra tocá-los. Se quer um Niva que ande bem, adapte um motor 2.0 moderno e mantenha transmissão original.

    Mas esse lance de trocar de motor é relativo. Se vc pegar um bom Niva, com mecânica orignal em ordem, conforme-se com o desempenho do motor 1.6 ou 1.7, e seja feliz ;-)

    []'s
    França.

    Já que fugimos mesmo do assunto do tópico, então lá vai o meu pitaco.
    Dizem as "más" línguas que um cara que faz essa adaptação muuuiiito bem é o Rogério Bacelar, em Sampa. E parece que utiliza um kit próprio. Salvo engano, o Braszil(?) fez essa adaptação com ele e está plenamente satisfeito. Outro que recentemente pagou pra ver foi o Walter, um ARGHentino :mrgreen: que aparece por aqui de "seis em seis" meses. (Ei Walter, cadê as fotos? :pipoca:). Ele ainda não nos passou as suas impressões. (parece que depois que ele pegou o carro na oficina disse para a mulher que ia dar uma voltinha para experimentar. Isso já tem dois meses. No último contato ele estava na Patagônia :dance:).
    A configuração: Motor AP 1.8 MI, câmbio Clarck
    do Chevete, servo freio do Santana, direção hidraúlica do Santana e coluna de direção do Kadett.
    As fotos da DH estão aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...6&postcount=99

    RPPOMINI:Com essa configuração deve ficar ótimo para viajar com conforto.
    Como tenho uma idéia de uso do Pangaré semelhante à sua, podemos trocar uma idéias.

    Discordando do nosso colega França, acho que o motor AP 2.0 para o NIVA é coisa demais. Essa opinião também é compartilhada por outros NIVeiros. Já teve até um que colocou o AP 2.0, mas que recomendava o 1.8 (se for MI então...:concordo:). Não adianta tomar Viagra se o coração não aguenta :odedo:.

    Colocando o motor AP, o ideal é a caixa do Chevete mesmo. Já existe inclusive uma capa seca à venda para essa adaptação (motor AP), muito comum entre os "cheveteiros"

    Quanto aos diferenciais, dizem que uma boa troca são os que equipavam os últimos NIVAs. Ganha-se um pouco mais de velocidade final sem que haja perda significativa de torque. Me corrijam se eu estou errado.

    Agora, quanto ao motor original, concordo com o França. Pode-se até dar uma apimentada e transformá-lo em 1.7, com tudo original (Lada), ou 1.8, com pistões do Fusca 1500 ou Tempra 1.?.
    Eu por cá ando sonhado com, além disso, colocar uma IE. :pensativo:
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